Seleção masculina para primeiro jogo frente à Eslováquia

O departamento técnico da FPN divulgou hoje em comunicado a seleção nacional masculina que irá defrontar a Eslovàquia no primeiro jogo do ‘play-off’ de acesso Campeonato da Europa Barcelona 2018, a 24 de fevereiro 2018 – 15h00 – St. Maria Lamas.

Portugal volta a encontrar a Eslováquia, no jogo de retorno, a 3 março.

Fernando Leite: “Estamos focados em nós enquanto equipa, melhorando nos aspetos que conseguimos controlar.”

Para o selecionador nacional “o público vai ter um papel fundamental. Será um fator complementar e determinante para a nossa vontade. Para quem está envolvido nesta luta é muito importante sentir o apoio da família do polo aquático. Vai ser importante sentir a claque da Seleção em que o incentivo e apoio serão o nosso combustível, temos de intimidar os Eslovacos com o nosso hino”.

Quanto à Eslováquia, o técnico assume: “é um adversário de grau de dificuldade muito elevado. Basta ver o historial da equipa para perceber o patamar em que estão. Vários jogadores a jogarem nos campeonatos mais importantes da Europa. Uma localização geográfica que lhes permite jogar regularmente com outras seleções.”

A estratégia passa por conseguir uma “maior intensidade” de jogo. “Para isso temos de nadar mais para conseguirmos chegar as situações defensivas e ofensivas com maior discernimento para que a tomada de decisão seja a melhor. Uma boa eficácia nas superioridades e inferioridade é fundamental. As nossas transições devem ser o mais eficazes possível, tentando sempre contra-ataques desde o 'um para zero' até aos 'seis para cinco' e defensivamente evitar contra-ataques. A entreajuda é muito importante.

Em conclusão, Fernando Leite atira: “Para sermos felizes teremos que estar no nosso melhor e isso consegue-se com trabalho diário.Em jogos de ‘play off’ não existe margem de erro. Desde o primeiro momento de jogo que o foco deve ser máximo. Queremos muito o apuramento e sente-se que o grupo de trabalho está empenhado no objetivo. Estes jogadores merecem todo o carinho e atenção pois atitude deles é muito grande. Domingo dia 18 em Lamas continuamos os treinos.”

Histórico de Portugal com a Eslováquia 2013 (2-16) 2015 (6-15).

No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Pólo Aquático 2018, estão selecionados os seguintes jogadores:

João Pedro Leite CFP

Ricardo Pedro Sousa CNPO

João Pedro Silva SSCMP

Rui Batalha Moreira FREM (DEN)

Maxim Secrieru FREM (DEN)

Rui Manuel Ramos CNPO

Miguel Mariani Rodrigues CNPO

Salvador Jorge Lopes CFP

Mykola Yanochko CNPO

Tiago Almeida Parati CFP

Pedro Ferreira Sousa CFP

Tiago Graça Costa CNPO

Ricardo Mota Teixeira SSCMP

QUADRO TÉCNICO E STAFF

Fernando Leite, Selecionador

Ana Silva, Treinadora Assistente

Rui Ferraz,Treinador Assistente

Ricardo Monteiro, Team Manager

Fonte: Federação Portuguesa de Natação, Sexta, 09/02/2018

Autor: 
nadador