Guilherme Pina bate recorde nacional absoluto dos 1500 livres

Guilherme Pina bateu o recorde nacional dos 1500 livres no decorrer da segunda sessão da primeira jornada do Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos que decorrem em Coimbra 2017.

O nadador do Sporting terminou com a marca de 15.15,12 minutos superando o anterior máximo de Fernando Costa (15.16,22) desde 14 de agosto de 2007 em Bangkok (THA). A marca de Guilherme Pina é mínimos FPN para os Mundiais de Budapeste.

O pódio foi ainda ocupado por Alexandre Coutinho (Columbofila Cantanhedense), com 15.50.57 e por Alexandre Pinto (Lousada SXXI), com 15.56.84, registo que é mínimos para o Europeu de Juniores em Netanya (Israel).

“Estou muito feliz. É um sonho realizado. Penso que fiz uma prova perfeita, correu tudo muito bem, deu tudo certo”, começou por dizer o jovem Guilherme Pina ainda mal refeito do esforço, logo após sair da água.

“É o culminar de uma época superior. Comecei esta temporada com alguns problemas, lesões, que me impossibilitaram de fazer melhores resultados na piscina curta”, acrescenta o nadador no seu primeiro ano de sénior.

Quanto à prova, Pina assume que era um objetivo assumido à partida. “Saí forte e fiquei sozinho. Depois procurei manter o ritmo o mais possível controlando o andamento para recorde nacional. No final custou.”

O sportinguista, que irá competir nos 800 livres, e depois no Open de Espanha, assume que esta é a sua “mais difícil época de sempre”, considerando que é o seu primeiro ano de sénior aquele que “é o primeiro também de um longo caminho até aos Jogos de Tóquio 2020.

RESULTADOS

Quinta, 30/03/2017

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Autor: 
nadador