Balanço - Campeonato Nacional de Inverno

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Sincronizada,que decorreu nas Piscinas do Real Clube Fluvial Portuense, nos dias 25 e 26 de março, contou com a presença de 153 nadadoras em representação de 14 clubes.

“Os destaques individuais vão para as nadadoras Francisca Sena Fonseca na Categoria Juvenil e para a nadadora Maria Beatriz Gonçalves na Categoria Júnior que venceram os títulos nacionais nas provas de solo, duetos e equipa nas suas categorias, ambas da GesLoures”, analisa Mariana Marques, Diretora Técnica Nacional.

Na classificação coletiva por categorias, a GesLoures “mostrou-se quase imbatível triunfando nos escalões de Juvenis, Juniores e Absolutas ao vencer em todas as provas (solo, duetos e equipa), enquanto que o FOCA venceu o escalão Infantil conquistando o título nacional nas provas de duetos e equipa”, acrescenta a treinadora, salientando “a evolução qualitativa do SAD que integrando a competição há pouco mais de três anos conseguiu arrecadar várias medalhas ao longo da competição e ainda integrar duas nadadoras nos estágios para a seleção nacional”.

Em termos organizativos, Miguel Miranda, vice-presidente FPN, destaca: “para além das habituais reuniões de delegados, a FPN promoveu uma reunião preparatória, bem aceite por todas as entidades envolvidas na competição – FPN, árbitros, clubes, dirigentes e treinadores – no sentido de promover o diálogo, e o envolvimento entre todas as partes para unidos podermos, a uma só voz, contribuir para a evolução da natação sincronizada com a obtenção de melhores resultados.”

O dirigente federativo considera ainda que “apesar de haver sempre aspetos a melhorar no futuro, o empenhamento e a coordenação entre a FPN e o Fluvial Portuense, assim como a colaboração de todos, permitiu que estes campeonatos fossem considerados exemplares”.

Ao longo dos dois dias de Campeonato foram realizadas 109 coreografias nos vários escalões em competição – Infantis, Juvenis, Juniores e Absolutas. Mariana Marques recorda ainda “a implementação das idades internacionais na organização das nadadoras em competição e a exclusão das provas de Solos Absolutos e dos Esquemas Livres Combinados deste Campeonato Nacional”.

O número de atletas em competição manteve-se semelhante ao mesmo Campeonato realizado na época passada, no entanto verificaram-se algumas alterações ao nível dos clubes participantes com a saída da Associação 20km de Almeirim (AVQA), Fundação Beatriz Santos Clube (FBSC) e do Portinado. Regressaram à competição a Associação Desportiva Bairro dos Anjos (ADBA), o Clube de Natação da Amadora (CNA) e a Associação de Nadadores Salvadores de Coruche (BÚZIOS), contando ainda com a entrada do Clube Avançado do Estádio Universitário de Lisboa (CCDAEULx). O clube mais representativo foi a GesLoures com 25 nadadoras em competição.

De acordo com o previsto no Plano de Alto Rendimento de NS, o Campeonato Nacional de Inverno “representa um momento muito importante de seleção de nadadoras para as várias Seleções Nacionais”. Após o seguimento dos resultados desportivos (CN de Figuras e CN de Inverno) das nadadoras do escalão Juvenil e da realização de uma prova de seleção durante o Campeonato, foram selecionadas as 15 nadadoras que integrarão o primeiro Estágio de preparação para a Taça COMEN já nos dias 8 a 13 de abril, no Fluvial Portuense.

A lista de nadadoras foi divulgada durante a cerimónia protocolar de entrega de medalhas do último dia de competição apresentando assim as nadadoras ao público presente. Foram desta forma convocadas as seguintes nadadoras: Telma Teixeira, Mariana Teixeira, Rita Silva, Mariana Carvalho, Lara Silva (Foca), Francisca Fonseca, Catarina Ramos, Marta Moreira (Gesloures), Ana Costa (SAD), Marta Costa, Inês Valente (CRM), Matilde Gama, Beatriz Cunha, Joana Fonseca (OSCN) e Mariana Ganhão (Aminata).

No que diz respeito à Seleção Nacional Júnior, “foi definida qual a coreografia a apresentar no Campeonato da Europa de Juniores (junho, Belgrado), bem como as nadadoras que a executarão”, revela a DTN. Ficaram selecionadas as nadadoras Maria Beatriz Gonçalves, Filipa Coelho (GesLoures) e Beatriz Gama (OSCN).

Para além da Seleção Juvenil e Júnior, na seleção Absoluta “foram definidos os dois duetos que continuarão integrados no Projeto de desenvolvimento técnico da FPN de acordo com a evolução apresentada durante os estágios e a competição”. Seguem as duplas Maria Beatriz Gonçalves – Cheila Vieira e Bárbara Costa – Maria do Carmo Martins da GesLoures que competirão em Maio no Open de Espanha na luta pela presença no Mundial de Absolutos (Julho, Budapeste).

Foi ainda realizada uma Prova de Seleção para a Equipa Nacional Absoluta no último dia de competição para as nadadoras Juniores e Absolutas. Ficam selecionadas para o primeiro estágio as seguintes nadadoras: Margarida Gonçalves, Leonor Miranda, Filipa Coelho, Beatriz Fernandes (GesLoures), Beatriz Gama, Mariana Valente, Filipa Faria (OSCN), Filipa Anacleto, Sofia Guerreiro (Aminata) e Bruna Garcia (SAD).

“A opinião quantitativa e qualitativa da juiz internacional convidada Hortensia Graupera foi também fundamental na tomada de decisão das varias seleções pelo comité técnico da nossa Federação. A presença desta árbitra internacional com tanta experiência foi uma mais-valia na organização deste Campeonato Nacional que, para além de pontuar em todas as provas, ministrou formações aos nossos árbitros durante toda a competição”, conclui Mariana Marques.

RESULTADOS

Quarta, 29/03/2017

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Autor: 
nadador