Angélica André no pódio da travessia do Rio Negro

Angélica André no pódio da travessia do Rio Negro

Angélica André terminou hoje em terceiro lugar na prova de 8,5 km da Travessia Almirante Tamandaré, do Rio Negro Challenge (Manaus).

A portuguesa assegurou a terceira posição da geral (segunda na travessia feminina), depois da brasileira Ana Marcela Cunha (que competiu extra-competição) e da peruana Maria Alejandra Bramont. A francesa Aurelie Muller foi quarta e a espanhola Maria Vilas, quinta.

Angélica André : “Quanto á prova, no inicio fomos todos juntos. Houve um momento em que o grupo arrancou, eu tentei ir, mas acabei por perder o grupo. Entretanto a Aurélie Muller juntou-se a mim e acabei por seguir com ela quase até ao final da prova. A cerca de um quilometro da meta arranquei e foi para a frente. Foi duro, cheguei ao fim com as mãos inchadas, já não me acontecia isto há muito tempo. Mas foi uma boa prova. Uma boa experiência. Estas duas semanas de treino foram importantes para mim porque estar a treinar com o top mundial é sempre uma referência e um exemplo a seguir. Foi bom acabar assim a época das águas abertas.”

Rui Borges: “Prova muito dura, diferente, porque não é circuito. A água estava quente. Muitas trajetórias diferentes, com as nadadoras ‘lado-a-lado’ mas com 50 metros separadas, quase sempre sozinhas. Houve um momento na competição em que a Angélica André esteve perto da peruana Maria Bramont, a nadadora que realizou a prova mais direita. Foi ela que fez o percurso mais reto, mais certinho. A Angélica ficou com a Aurélie Muller e acabou chegar à frente da francesa que, recorde-se, já foi várias vezes campeã mundial. A Angélica conseguiu fugir na parte final. Estamos felizes. Foi uma experiência muito enriquecedora. Nadou com as melhores do mundo. Agora vamos fazer o campeonato nacional. Um agradecimento especial ao treinador de Ana Marcela Cunha, o brasileiro Fernando Possenti, que nos ajudou a proporcionar esta experiencia competitiva e de estágio.”

MAIS INFORMAÇÃO: http://www.rionegrochallenge.com.br/

Fonte: Federação Portuguesa de Natação em 8 de dezembro de 2019.
 

Autor: 
nadador