Alexis Santos: "perseguia este recorde dos 200 estilos há algum tempo"

Alexis Santos (Sporting) assegurou recorde nacional absoluto nos 200 estilos (1.58,88) e confirmou os mínimos para Mundial de Budapeste no decorrer do Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra . O nadador olímpico do Sporting bateu o seu segundo recorde nacional individual em Coimbra depois de melhorar o máximo de Portugal nos 200 livres (1.48,39) no decorrer do primeiro percurso da prova-extra de estafeta onde o quarteto do Sporting também bateu o recorde nacional absoluto 7.27,46 minutos, superando a anterior marca de 7.31,41 que já pertencia aos leões desde abril de 2015.

Naquela que é considerada a prova mais competitiva dos campeonatos em Coimbra , Alexis Santos terminou hoje os 200 estilos com 1.58,88 minutos superiorizando-se a Diogo Carvalho (Galitos de Aveiro) que com 2.00,17, assegurou mínimos para o Mundial. Diogo Carvalho detinha o máximo de Portugal com 1.59,39 desde Barcelona 31 de julho de 2013. Gabriel Lopes (Louzan Natação) com 2.00,84 foi terceiro, um dia após bater o recorde de Portugal nos100 costas (55,01).

“Sim… perseguia este recorde há algum tempo. Já no ano passado, durante o Europeu e os Jogos Olímpicos poderia ter superado esta marca. Saiu agora”, afirmou Alexis Santos após a competição.

“A participação nos Jogos do Rio, onde cheguei à meia final, foi uma motivação extra, uma experiência que me ajudou a crescer com nadador. Senti que não fiquei assim tão longe da final. Uma experiência que me permite sonhar com objetivos mais ambiciosos que passam por uma medalha no Europeu e um lugar entre os finalistas no Mundial”, admite o sportinguista.

Para isso, acrescenta “tenho de ser mais consistente na marca de 1.57 minutos para chegar a uma final no mundial e lutar comigo mesmo”.

“Após um ano olímpico, iniciar esta época não foi fácil, após algum tempo parado, mas penso que foi o momento certo para regressar em força e iniciar ao mais alto nível, num percurso até aos Jogos de Tóquio 2020”, concluiu.

RESULTADOS

Sábado, 01/04/2017

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Autor: 
nadador