“Jogo do Século” opõe CDUP e Fluvial do ano de 1985

“Jogo do Século” opõe CDUP e Fluvial do ano de 1985

As equipas de 1985 do CDUP e do Fluvial vão voltar a defrontar-se no próximo dia 15 de dezembro, pelas 12h00, na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos, no âmbito do Torneio de Natal Alfredo Andrade e das comemorações do Centenário da Associação de Natação do Norte de Portugal.

O “Jogo do Século” pretende ser uma reedição de um duelo que opôs universitários do Porto e fluvialistas, representantes da então designada Associação de Natação do Porto , na disputa do primeiro Campeonato Nacional após o ressurgimento do polo aquático em Portugal.

O encontro da fase final, que viria a ficar para a história da modalidade, realizou-se a 23 de julho de 1985 na Piscina de Campanhã, no Porto , tendo o CDUP vencido por 12-5 com os parciais de 2-3, 2-1, 2-1 e 6-0. Pelos universitários, alinharam Rui Azevedo, José Soares, Nuno Lobo (1), Francisco Martins (6), Gonçalo Quintães, Paulo Ramos (4), Gonçalo Sampaio, Eduardo Lencastre, Fernando Almeida (1), Carlos Vaz, José Aparício, Rolando Freitas e Pedro Castro. A equipa fluvialista foi composta por António Teixeira, José Maria, Luís Martins (1), José Pedro, Pedro Souto, Paulo Souto, Victor Oliveira, António Florim (3), Pedro Santana (1), José Vaz, Vasco Sousa, Pedro Saraiva e Álvaro Saramago.

Durante a fase final do campeonato, cujo título foi conquistado pelo CDUP e o Fluvial foi terceiro classificado, jogaram ainda Gaspar Freitas pelos universitários e Pedro Martins e Luís Santos pelos fluvialistas.

Os três melhores marcadores foram Paulo Ramos (CDUP) com 15 golos, Francisco Martins (CDUP) com 13 e José Vaz (Fluvial) com 10.

O “Jogo do Século” será dirigido pelo árbitro internacional Luís Santos com as regras que estavam em vigor em 1985.

Estarão ainda presentes os oficiais de mesa Bernardino Tavares e António Dinho.

Créditos da foto: Publicação "O CDUP e o ressurgimento do Polo Aquático em Portugal”
 

Fonte: Associação de Natação do Norte de Portugal em 28 de novembro de 2019.

Autor: 
nadador