Sporting e FC Porto defendem titulos na Póvoa de Varzim

Sporting, em masculinos, e FC Porto, em femininos, defendem, este fim de semana, os títulos de campeões de Clubes da 1.ª divisão, na Póvoa de Varzim . Benfica (masculinos) e Tavira (femininos) venceram a 2.ª divisão em 2015, assegurando a presença na competição máxima deste ano, que terá o início das sessões: sábado 09h30 e 16h30; domingo 09h00 e 16h00.

Os leões, com cinco títulos consecutivos, irão defrontar na 1.ª Divisão o Estrelas S. J Brito, FC Porto, segundo e terceiro classificado em 2015, respetivamente, Grupo DN Vila Nova de Famalicão, Náutico Académico de Coimbra , Monte Maior, Benfica e União Piedense.

Em femininos, o FC Porto, com oito títulos consecutivos irá competir com o Algés e Dafundo, Sporting, segundo e terceiro classificado em 2015, respetivamente, Vila Real, União Piedense, Desportiva de Viana, Tavira Natação e Galitos de Aveiro.

A competição da 2.ª divisão conta com 16 clubes. Em masculino competem: Leixões SC, ANAM- Naval Amorense, CFB- Os Belenenses, SAD- Algés e Dafundo, SCB- SC Braga, CFV-Fluvial Vilacondense, CGA-Galitos de Aveiro, EDV-Desportiva de Viana, AAC-Académica de Coimbra , ADBA-Bairro dos Anjos, FOCA- Natação Felgueiras, CFP- Fluvial Portuense, LDC-Louletano, CIRL-Laranjeiro, AVFC- Viseu, Pimpões.

Em femininos: LSC- Leixões LC, CNA- Amadora, SCB- SC Braga, AAC-Académica de Coimbra , CFB- Os Belenenses, DNMG-Marinha Grande, CFV- Fluvial Vilacondense, GDNVNF-Grupo DNVN Famalicão, CFP-Fluvial Portuense, CNAC- Académica de Coimbra , CAP- Pacense, Benfica, FOCA- Natação de Felgueira, ANAM- Naval Amorense, CNMaia, CIRL-Laranjeiro.

REGRAS ESPECÍFICAS

Cada Clube terá de se fazer representar por 1 nadador(a) e 1 equipa de estafetas por prova. Cada nadador(a) pode ser inscrito(a) num máximo de 3 (três) provas individuais mais as estafetas.

MUDANÇAS DE DIVISÃO

Os sétimos e oitavos classificados nos campeonatos nacionais da 1.ª Divisão masculina e feminina transitarão para a 2.ª Divisão por troca com os primeiros e segundos classificados dos campeonatos da 2.ª Divisão. O 13.º, 14.º, 15.º e 16.º classificado na 2.ª Divisão, masculina e feminina, transitarão para a 3.ª Divisão por troca com o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º classificado do campeonato da 3.ª Divisão.

CLASSIFICAÇÕES

Os clubes concorrentes a cada um dos campeonatos serão ordenados pelo somatório dos pontos obtidos por cada nadador em cada prova. Funcionará como fator de desempate a soma do número de primeiros lugares obtidos por cada clube nas provas do campeonato. Se tal se revelar insuficiente recorrer-se-á aos 2º, 3º lugares obtidos e assim sucessivamente até se encontrar o vencedor. Porém, se a situação de igualdade ainda se mantiver, sairá vencedora a equipa que tiver a prova mais pontuada pela tabela FINA em vigor.

O sistema de pontuação será o seguinte:

1º Classificado - Nº Clubes + 1

2º Classificado - Nº Clubes - 1

3º Classificado - Nº Clubes - 2

e assim sucessivamente até ao último classificado que terá 1 ponto.

o Desclassificado - 0 pontos

o Desistência - 0 pontos

Em caso de empate entre dois ou mais nadadores, ou entre duas ou mais equipas de estafetas, será atribuída a pontuação referente à sua classificação, mantendo-se para os restantes o sistema de pontuação vigente.

HISTÓRICO

1.ª divisão

A 1.ª divisão iniciou-se em 1979, tendo-se disputado 38 edições, com diversas denominações. Participaram nesta competição 36 clubes (28 na prova masculina e 28 na prova feminina).

Clubes com mais presenças

Masculinos:

F C Porto – 31 presenças (único totalista)

Sporting – 26 presenças

Algés – 25 presenças

Femininos:

F C Porto e Sporting – 31 presenças (totalistas)

Algés – 25 presenças

União Piedense – 22 presenças

Realizou-se ainda 8 edições com classificação conjunta

F C Porto e Benfica são os únicos totalistas

Títulos masculinos:

Algés – 10 títulos

Benfica – 6 títulos

Sporting – 5 títulos

Títulos femininos:

F C Porto – 16 títulos

Sporting – 6 títulos

Sporting Braga – 4 títulos

Títulos conjuntos:

F C Porto – 6 títulos

Algés – 2 títulos

Últimos vencedores

Masculinos:

2014 – Sporting

2015 – Sporting

2016 – Sporting

Sporting tem 5 títulos consecutivos.

Femininos:

2014 – F C Porto

2015 – F C Porto

2016 – F C Porto

F C Porto tem 8 títulos consecutivos

HISTÓRICO

2.ª divisão

A 2.ª divisão começou a disputar-se em 1979, tendo-se realizado 37 edições, com diversas denominações. Participaram nesta competição 76 clubes (63 na prova masculina e 63 na prova feminina).

Clubes com mais presenças

Masculinos:

Leixões – 25 presenças

Escola D. Viana – 19 presenças

Galitos – 18 presenças

Femininos:

Belenenses – 19 presenças

GesLoures – 18 presenças

Benfica – 16 presenças

Títulos masculinos:

Desportivo Nacional e Sporting – 3 cada

mais 5 clubes com 2 cada

Títulos femininos:

Belenenses, Desportivo Nacional, Náutico Académico, Escola D Viana, União Piedense, Amadora e Algés – 2 títulos cada.

Títulos conjuntos:

Bombeiros Estoris – 3 títulos

Últimos vencedores

Masculinos:

2014 – Naval Amorense

2015 – Colégio Monte Maior

2016 – Benfica

Femininos:

2014 – Ginásio Vila Real

2015 – Escola D Viana

2016 – Tavira Natação

REGULAMENTOS

RESULTADOS

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Autor: 
nadador