REGRAS GERAIS (EXTRACTO)

GR 5 VESTUÁRIO
GR 5.1 O vestuário (fato de banho, toucas e óculos) de todos os nadadores deve estar de acordo com a moral e ser apropriado para cada uma das disciplinas não podendo conter qualquer símbolo considerado ofensivo.
GR 5.2 O vestuário não pode ser transparente.
GR 5.3 O Juiz-Árbitro duma prova tem autoridade para excluir qualquer nadador cujo vestuário não esteja de acordo com esta regra.
GR 5.4 Antes que um novo vestuário de competição, novo modelo de nova concepção ou de nova textura seja utilizado em provas, o fabricante deverá submete-lo à consideração da FINA e obter a sua aprovação.
GR 6 PUBLICIDADE
GR 6.1 Os logótipos no vestuário de natação, nomeadamente nos fatos de banho, toucas e óculos, assim como nos equipamentos a utilizar no cais da piscina, como fatos de treino, vestuário dos juízes, chinelas, toalhas e sacos, devem estar de acordo com o regulamento By – Laws (BL 7). O fato de banho de duas peças, em relação a publicidade será considerado como um. O nome, a bandeira ou o código do país do nadador não se consideram como publicidade.
GR 6.2 A publicidade sobre o corpo não é permitida, de nenhuma forma, qualquer que ela seja.
GR 6.3 Não é permitida publicidade ao álcool e ao tabaco.
GR 7 SUBSTÍTUIÇÕES, DESCLASSIFICAÇÕES E FALTAS
GR 7.1 Qualquer nadador inscrito pode ser substituído por outro nadador inscrito durante a reunião dos chefes de delegação. É obrigatória a presença de um representante de cada Federação na reunião dos chefes de delegação. Faltar à reunião implicará o pagamento de uma multa no valor de 100 francos suíços.
GR 7.2 Em todas as disciplinas, excepto na de Pólo Aquático, um nadador ou equipa que não deseje participar nas meias-finais ou finais, para a qual foi qualificado, deverá retirar-se nos 30 minutos seguintes às eliminatórias ou meias-finais da prova em que obteve essa qualificação. Toda a Federação ou nadador que se retire da sua série ou eliminatória, depois da reunião dos chefes de delegação, ou se retire da meia-final ou final, para além dos 30 minutos depois das eliminatórias ou meias-finais em que se qualificou, deverá pagar ao Tesoureiro, sem desculpa a quantia de 100 Francos Suíços; para as estafetas, dueto, equipa ou associação o valor será de 200 Francos Suíços.

GR 7.4 Em natação, saltos e natação sincronizada, quando um praticante que tenha participado nas meias-finais ou finais seja desclassificado por qualquer razão, incluindo controlo médico, a posição por este obtida na meia-final ou final será dada ao outro praticante que o segue e todos os praticantes avançarão um lugar. Se a desclassificação ocorre depois da distribuição dos prémios, estes serão devolvidos e entregues aos praticantes correspondentes, aplicando os procedimentos mencionados.
GR 7.5 Se, por um erro de um juiz, um praticante cometer alguma falta, esta poderá ser relevada.
GR 8 PROIBIÇÃO DE FUMAR
Em todas as provas internacionais não é permitido fumar em qualquer área destinada aos praticantes, antes ou durante a competição.

GR 9.2 PROTESTOS
GR 9.2.1 Os protestos são possíveis:
a) Se não se observarem as regras e os regulamentos da prova.
b) Se outras condições puserem em perigo a prova e/ou os praticantes.
c) Contra as decisões do Juiz-Árbitro; no entanto, não será permitido realizar uma reclamação contra decisões de facto.
GR 9.2.2 Os protestos devem ser apresentados:
a) Ao Juiz-Árbitro,
b) Por escrito num Formulário FINA
c) Pelo chefe de delegação
d) Com um depósito de 100 francos suíços, ou equivalente
e) Nos 30 minutos após a conclusão da prova
Se as razões que levam a apresentar um protesto são conhecidas previamente à competição, este deverá ser entregue antes do início da prova.

GR 9.6 Programação
GR 9.6.1 Programa de Eventos
(* Indica evento realizado somente em Campeonatos do Mundo neste momento.)
GR 9.6.1.1 Natação - Campeonatos do Mundo (25m) (…)
Eliminatórias, semifinais e finais podem ser nadadas em 10 pistas
GR 9.6.1.2 Natação – Campeonatos do Mundo (50m) (…)
Eliminatórias, semifinais e finais podem ser nadadas em 10 pistas
GR 9.7 Prémios - Campeonatos do Mundo
GR 9.7.1 Serão concedidas Medalhas de Ouro, Prata e Bronze aos três primeiros lugares nas provas individuais e de equipas.
Serão concedidos Diplomas a todos os oito finalistas em provas individuais e para os primeiros seis nas provas de estafetas, a quando da utilização de 8 pistas. Serão concedidos Diplomas a todos os dez finalistas em provas individuais e para os primeiros oito nas provas de estafetas, a quando da utilização de 10 pistas.
GR 9.8 Pontuações
Somente em Campeonatos do Mundo são concedidos pontos a todos os finalistas, de acordo com a seguinte pontuação:
GR 9.8.1 Natação
Provas Individuais com 8 pistas:
Lugares 1 - 16: 18,16, 15, 14, 13, 12, 11, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos
Estafetas com 8 pistas:
Lugares 1 - 8: 36, 32, 30, 28, 26, 24, 22, 20 pontos.
Provas Individuais com 10 pistas:
Lugares 1 - 20: 22,20,19,18,17,16,15,14,13,12,10,9,8,7,6,5,4,3,2,1 pontos
Estafetas com 10 pistas:
Lugares 1 - 10: 40,36,34,32,30,28,26,24,22,20 pontos