Rafael Gil e Angélica André vencem nos Templários 2018

Rafael Gil e Angélica André vencem nos Templários 2018

Rafael Gil e Angélica André venceram hoje a prova de 5 km da XXIX edição na Travessia dos Templários, a última Etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas. A prova foi organizada pela ANDS-Associação Natação do Distrito de Santarém, CM Tomar e União das Freguesias da Serra e Junceira.

Rafael Gil (Individual (ANL) manteve a invencibilidade no Circuito Nacional ao somar hoje o seu sétimo triunfo em sete participações.

O campeão nacional superiorizou na parte final a Diogo Nunes (Individual, ANNP). O pódio ficou completo com José Sampaio (Fluvial Portuense).

Na prova feminina da Travessia dos Templários, Angélica André (Fluvial Portuense) somou o seu terceiro triunfo no circuito depois das vitórias em Albufeira e Aldeia do Mato.

Ana Rita Queirós (CASPAE) e Matilde Florêncio (CASPAE) asseguraram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A vitória no Circuito Nacional de 2018 foi para a jovem Alexandra Frazão que hoje foi primeira na classificação geral da prova de 1.5 km. A nadadora do CASPAE, que irá participar nos Jogos Olímpicos da Juventude na Argentina, somou quaro triunfos no circuito: Lagoa, Montargil, Tua e Tejo.

ALEXANDRA FRAZÃO: “estou feliz por ter vencido o Circuito Nacional. O ano passado fiquei em terceiro, por isso, este ano, tenho de admitir que o meu objetivo no inicio de época era terminar em segundo lugar. Não sabia que objetivos Angélica André, a favorita, tinha para o Circuito. Venci hoje os 1500 metros nos Templários. Acabei por não participar nos 5000 metros porque vou competir nos Jogos Olímpicos da Juventude e já tinha assegurado a vitória no circuito. Foi uma época muito positiva em que obtive bons resultados na piscina: Um 10.º Lugar (800 livres) e 11.º (1500) no europeu juniores, mas fiz uma experiencia nas águas abertas onde obtive também bons resultados. Para a próxima época os grandes objetivos são o europeu e mundial de piscina. Será o meu último ano juniores, por isso quero voltar a melhorar e obter classificações e tentar lugares entre os 5 primeiros. A aposta passa por continuar a nadar por bons resultados na piscina. Mas a experiência que tenho vivido nas águas abertas abre outras possibilidades. Por isso será uma época decisiva para o meu futuro na natação.”

RAFAEL GIL: “estou satisfeito com a minha vitória nos Templários porque mantive a invencibilidade com 7 vitórias. Já tinha assegurado o triunfo na José Freitas do Tejo por isso vi aqui para fazer mais cinco quilómetros a competir num plano de água espetacular, numa prova muito bem organizada. Ajuda a preparar o inicio de época onde tenho como objetivo o apuramento para o Mundial na Coreia do Sul. O objetivo passa também por obter um lugar entre os 16 primeiros numa taça do mundo e a garantir assim a integração na preparação olímpica.”

ANGÉLICA ANDRÉ: “encaro cada prova com um objetivo especifico. Todas as provas são diferentes. A dos Templários foi uma boa prova de preparação. Ainda estou a recuperar do ‘jetlag’ da viagem ao Japão onde estagiei. Esta época fiz apenas três provas do circuito que venci – Albufeira, Aldeia do Mato e Templário. Quanto à próxima temporada o objetivo é melhorar sempre em cada prova. O ponto alto da época é o Mundial.”

CIRCUITO NACIONAL 2018

Resultados de RAFAEL GIL:

1.º V Meeting Internacional de Águas Abertas Sra. D’Agonia

1.º 13.ª Prova de Mar de Albufeira

1.º II TRAVESSIA MONTARGIL

1.º 14.º Challenge 10km (Aldeia do Mato) 10KM

1.º VIII Travessia Rio Tua 3000m

1.º II Prova de Mar José de Freitas

1.º XXIX edição na Travessia dos Templários

Resultados de ALEXANDRA FRAZÃO:

2.º V Meeting Internacional de Águas Abertas Sra. D’Agonia

1.º 16.ª Prova de Mar de Lagoa

2.º 13.ª Prova de Mar de Albufeira

1.º II Travessia Montargil

2.º 14.º Challenge 10km (Aldeia do Mato) 10KM

1.º VIII Travessia Rio Tua 3000m

1.º II Prova de Mar José de Freitas

RESULTADOS

Autor: 
nadador