Portugal organiza Campeonato da Europa em 2016

Portugal organiza Campeonato da Europa em 2016O Comité Paralímpico Internacional (IPC) atribuiu a Portugal a organização do Campeonato da Europa de natação adaptada de 2016. O evento irá realizar-se no Complexo Olímpico de Piscinas da Penteada, no Funchal (Madeira), entre 24 de maio e 4 de junho.

"Sendo a primeira vez que o país recebe um evento do International Paralympic Committee de natação, julgamos da maior pertinência para se constituir enquanto motor de desenvolvimento da prática desportiva e consequente aumento do número de nadadores com deficiência, assim como um afirmar de Portugal como organizador de grandes eventos desportivos com benefícios evidentes ao nível da economia do desporto”, afirma António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação.

São esperados entre 450 a 500 praticantes e 300 elementos de “staff”, neste que será o último grande evento antes dos Jogos Paralímpicos de 2016 e que se apresentará como derradeira tentativa de apuramento para o Rio de Janeiro.

Para o líder federativo, a organização do Campeonato da Europa “servirá também como culminar do processo da inclusão da natação para pessoas com deficiência na sua estrutura organizativa".

Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, considera que “é um grande orgulho para a Região Autónoma receber o Europeu de natação adaptada em maio do próximo ano”, frisando que “será, certamente, um momento de afirmação e histórico para a natação madeirense”.

“Colocaremos todo o nosso empenho e dedicação ao serviço deste importante evento europeu, na certeza que todos serão bem recebidos na pérola do atlântico, uma ilha plantada no oceano”, reforçou o líder associativo.

No fim-de-semana passado, a Piscina da Penteada acolheu o Open Internacional de Masters de Inverno, com a participação de 355 atletas, e no próximo mês de julho vai receber o Open de Portugal que deverá trazer à Madeira entre 800 a 900 nadadores.

No último Europeu de natação adaptada, realizado na cidade holandesa de Eindhoven em 2014, a Seleção Nacional conquistou duas medalhas de bronze por intermédio de David Grachat nos 400 metros livres S9 e por Nelson Lopes nos 50 metros costas S4.

A edição deste ano terá lugar, em julho, na cidade escocesa de Glasgow.

Quinta, 22/01/2015

Fonte: Federação Portuguesa de Natação 

Autor: 
nadador