Aurelien Gabert: “Os melhores resultados de sempre”

Aurelien Gabert, treinador da Federação Portuguesa de Natação, considera que os resultados do Mundial de Juniores, que se realizaram em Singapura, “foram significativos para mostrar uma boa dinâmica dos nadadores jovens em Portugal”, realçando que “foram os melhores resultados de sempre de Portugal num Mundial Júnior”.

“Das 26 provas nadadas, foi batido um recorde nacional absoluto, cinco recordes nacionais juniores, uma final e três meias finais e 16 recordes pessoais e três mínimos para os Europeus”, frisa.

“Vi nadadores motivados com vontade de competir e um grupo muito unido pronto para ajudar uns aos outros e isso é importante para o processo de sucesso. Vi também nadadores que não desistiram e que conseguiram voltar a competir da melhor forma em provas difíceis, isso mostra uma qualidade de perseverança importante para os nadadores”, refere o técnico da Seleção Nacional.

“A natação portuguesa tem ainda muito trabalho para competir com os melhores do mundo e preparar os nadadores ao nível de elite mundial absoluto. Estes resultados mostram que e possível, os nadadores devem acreditar nisso, prontos a fazer o seu trabalho e ter consistência para chegar a este nível. Vamos fazer tudo para os ajudar”, afirma Aurelien Gabert.

“Competir numa competição fora, com um jet lag, um clima diferente, uma comida diferente e um nível muito elevado não é fácil. Precisamos de experiência, porque a pressão a este nível é muito mais importante”, refere.

“Uma menção particular aos treinadores que acompanharam esta seleção que deram um grande apoio aos nadadores e tiveram uma atitude muito positiva que faz parte do sucesso deste grupo. Não esqueço também os treinadores que não estiveram e que qualificaram os nadadores para esta competição”, conclui.

Domingo, 30/08/2015

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Autor: 
nadador