Alexis Santos e Gabriel Lopes confirmam ambição para Europeu

Alexis Santos e Gabriel Lopes confirmam ambição para Europeu

Alexis Santos e Gabriel Lopes protagonizaram a melhor final da tarde, nos 200 estilos, dos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos no Funchal, com o nadador olímpico do Sporting a superiorizar-se ao jovem nadador do Louzan Natação, ambos a confirmarem a presença com marcas mínimas para o Europeu de Absoluto de Glasgow. Neste momento, os portugueses ocupam os dois primeiros lugares no ranking europeu de 2018.

Uma jornada marcada ainda pelos 100 mariposa , onde Mariana Cunha (CFP) bateu o recorde nacional de juvenis B.

Alexis Santos , que já havia registado a marca mínima há uma semana em Coimbra , venceu com 1.59,18 minutos. O sportinguista superiorizou-se a Gabriel Lopes , que nas eliminatórias de manhã já havia obtido mínimos terminando agora com 1.59,80. O nadador do Sporting é recordista de Portugal com 1.58,88.

Alexis Santos : “Foi uma boa competição, os 200 estilos. Esta competitividade com o Gabriel Lopes é boa para evoluirmos assim com já foi com o Gabriel Lopes . É importante a qualificação e agora pensar num bom resultado no Europeu que passa por bater o recorde nacional e porque não melhorar o bronze de há dois anos em Londres, um ano de jogos olímpicos. O objetivo é outra medalha, se possível a prata o ouro.”

Gabriel Lopes : “Baixar da barreira dos 2 minutos nos 200 estilos é muito importante para mim, um grande orgulho [apenas Alexis Santos e Diogo Carvalho tinham superado]. O objetivo para o Europeu é assegurar um lugar na final.”

Referência para a terceira posição do júnior José Lopes que com 2.04,17 voltou a confirmar os mínimos para o Europeu de juniores em Helsínquia e Jogos Olímpicos da Juventude.

Mínimos para o Europeu de juniores fez também Ana Sousa (Litoral Alentejano) nos 400 livres com 4.21,26.

Nos 100 mariposa femininos, Mariana Cunha (CFP) bateu hoje o recorde nacional de juvenis B (1.03.79). O anterior máximo pertencia a Inês Fernandes, com 1.03,88, em Trabzon (Turquia) a 25-07-2011. Ana Catarina Monteiro (CF Vilacondense), com mínimos no Europeu nos 200 mariposa , venceu os 100 mariposa com 59,99.

Uma jornada marcada ainda pelos mínimos de Diana Durães (Benfica) nos 400 livres e de Victoria Kaminskaya (Estrelas SJ Brito) nos 400 estilos.

Portugal conta já com 10 nadadores apurados para o Europeu de Glasgow, de 3 a 9 de agosto: Gabriel Lopes , Alexis Santos , João Vital , Guilherme Pina , Tomas Veloso, Tamila Holub , Diana Durães , Ana Catarina Monteiro , Raquel Pereira e Victoria Kaminskaya .

RESULTADOS

Fonte: Federação Portuguesa de Natação, 24-3-2018
 

Autor: 
nadador