Março 2018

Resultados dos primeiros jogos da segunda fase da 2ª Divisão Masculina

Na primeira volta dos quartos-de-final da segunda fase do Campeonato de Portugal da 2ª Divisão Masculina, a AMINATA deslocou-se a Rio Tinto para vencer o Gondomar por 10-9 enquanto o CAP foi ao reduto da Portinado vencer a equipa da casa por 12-8.

Nadadores juniores confirmam futuro no Funchal

Os nadadores juniores estiveram em plano de destaque na derradeira jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos hoje no Funchal. Ana Guedes (Ginásio de Vila Real) nos 50 mariposa, Ana Sousa (Litoral Alentejano) nos 200 livres e José Lopes (SC Braga) nos 400 livres bateram recordes nacionais de juniores. Uns campeonatos, realizados em quatro dias, com 10 nadadores a garantiram presença no Europeu Absoluto de Glasgow e 10 juniores a obterem mínimos para Europeu de juniores em Helsínquia.

Alexis Santos e Gabriel Lopes confirmam ambição para Europeu

Alexis Santos e Gabriel Lopes protagonizaram a melhor final da tarde, nos 200 estilos, dos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos no Funchal, com o nadador olímpico do Sporting a superiorizar-se ao jovem nadador do Louzan Natação, ambos a confirmarem a presença com marcas mínimas para o Europeu de Absoluto de Glasgow. Neste momento, os portugueses ocupam os dois primeiros lugares no ranking europeu de 2018.

Diana Durães e Tomás Veloso garantem lugar no Europeu

Diana Durães e Tomas Veloso estiveram em destaque na segunda jornada do Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos no Funchal ao assegurar mínimos para o Europeu absolutos em Glasgow, de 3 a 9 de agosto, nos 800 livres e 400 estilos, respetivamente.

Ana Catarina Monteiro e Alexis Santos com recordes absolutos no Funchal

Alexis Santos, nos 50 costas, e Ana Catarina Monteiro, 200 mariposa, estiveram em plano de destaque ao baterem recordes absolutos de Portugal no decorrer da primeira jornada do Campeonato Nacional de Juvenis Juniores e Absolutos nas Piscinas Olímpicas do Funchal. Uma jornada marcada ainda pelo recorde sénior de Tamila Holub (1500 livres), e o máximo nacional de juniores 16 de Rafaela Azevedo.

Albuquerque confirma Mundial de Pólo Aquático de Juniores na Madeira em 2019

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, acaba de confirmar que o Campeonato do Mundo de Pólo Aquático de Juniores, em 2019, irá realizar-se na Madeira.

Madeira quer receber Campeonato do Mundo de Natação

A Associação de Natação da Madeira (ANM) entregou uma candidatura para a Região receber o Campeonato do Mundo de Natação. A revelação foi feita por Avelino Silva, presidente deste organismo, durante a assinatura de um protocolo com a Secretaria Regional do Turismo, esta manhã, tendo em conta o Campeonato Nacional de Natação, agendado para os dias 22, 23, 24 e 25 de Marços, e o Meeting de Natação da Madeira, que se realiza no próximo dia 26.

Sporting e Algés campeões da 1.ª divisão

A equipa masculina do Sporting e a feminina do Algés e Dafundo, sagraram-se hoje campeãs da 1.ª divisão nas Piscinas Olímpicas de Coimbra. Os leões somaram o seu sétimo títulos consecutivos, e as algesinas, que há um ano interrompeu um ciclo de oito vitórias do FC Porto, bisaram, numa competição que ambas as equipas dominaram desde primeira sessão da primeira jornada.

Sporting e SAD lideram o Campeonato Nacional da 1.ª divisão após cinco provas

Ana Guedes, nos 50 mariposa, Rafaela Azevedo, 100 costas, e José Lopes, 400 livres, bateram recordes nacionais de juniores na primeira sessão do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão que decorre hoje e amanhã em Coimbra marcado ainda pelo recorde nacional sénior de clubes do Sporting nos 4x100 livres.

Sporting bate recorde absoluto dos 4x100 estilos

O Sporting bateu hoje o recorde nacional de seniores e absoluto dos 4x100 estilos masculinos no decorrer da primeira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão que decorre este fim de semana em Coimbra. O quarteto leonino - Francisco Santos, Alexis Santos, Igor Mogne, Tiago Costa - venceu os 4x100 estilos com 3.46,10 minutos superando o máximo anterior (3.46,65) Clube Natação da Amadora na Povoa de Varzim a 7 de agosto de 2011.

Primeiro-Ministro deu sinal de partida para Tóquio 2020

O Governo assinalou esta segunda-feira o arranque do ciclo olímpico Tóquio 2020, numa cerimónia que contou com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa, no Centro de Alto Rendimento dedicado ao Atletismo, no Jamor, onde estiveram presentes muitos dos atletas que trabalham para entrar na grande competição dentro de quatro anos.

Equipa nacional supera inéditos 74 pontos no dueto livre do Open de França

A equipa portuguesa obteve a inédita pontuação de 74.2667 no dueto livre, hoje, domingo, no “8th Open de França” Artistic Swimming French Open. Portugal esteve representado por Cheila Morais Vieira (Gesloures), Maria Beatriz Gonçalves (Gesloures) e Mariana Silva Teixeira (Foca) na competição que decorreu em Paris integrada na World Séries da FINA.

Carolina Fernandes soma recordes nacionais de infantis em Felgueiras

Carolina Fernandes esteve em plano de destaque no Torneio Zonal Norte ao somar quatro recordes nacionais individuais de infantis (100 e 200 livres, 100 mariposa e 200 estilos) ajudando ainda o quarteto do Galitos /Bresimar a superar o máximo de Portugal de clubes dos 4x100 livres.

Dueto luso compete amanhã no Open de França

O Dueto Nacional Absoluto compete a partir de amanhã, sexta-feira, no “8th Open de França” Artistic Swimming French Open, World Séries, a decorrer nos dias 9 a 11 de março. Portugal está representado por Cheila Morais Vieira (GESLOURES), Maria Beatriz Gonçalves (GESLOURES) e Mariana Silva Teixeira (FOCA).

Miguel Pires: "temos que continuar a aposta no crescimento desta equipa"

Miguel Pires faz o balanço da participação da seleção nacional feminina no 'play-off' para o Europeu de Barcelona 2018, frente a Israel, em Netanya (14-10) e no Jamor (11-9).

Miguel Pires, selecionador nacional feminino: “Neste momento há um certo sentimento de frustração. Apesar de termos perdido os dois jogos do ‘play-off’, ficamos com a sensação que valemos mais do que os números espelham.

Fernando Leite: "continuamos o caminho, assumindo que temos de ser mais exigentes."

O selecionador nacional Fernando Leite faz o balanço do ‘play-off’ do Europeu Barcelona 2018 que colocou a seleção masculina frente à Eslováquia em Santa Maria de Lamas (4-16) e em Kosice (9-2).

Dueto nacional absoluto concentrado em Barcelona

Decorre em Barcelona o I Estágio de Preparação Seleção Nacional Dueto Absoluto – 1 a 7 de março, Centro de Alto Rendimento de Sant Cugat de Vallés.

Para o I Estágio de preparação do Dueto Nacional Absoluto para o “8th Open de França” Artistic Swimming French Open, a realizar nos dias 9 a 11 de março, estão selecionadas, as seguintes nadadoras: Cheila Morais Vieira (GESLOURES), Maria Beatriz Gonçalves (GESLOURES), Mariana Silva Teixeira (FOCA)

CAMPOS DE TREINO PARA JOVENS NADADORES

O Centro de Alto Rendimento de Rio Maior - Natação tem novidades para jovens nadadores, com a proposta de dois Campos de Treino agendados para o mês de julho:

Bloco 1 - 9 a 14 de julho

Bloco 2 - 16 a 21 de julho

Cada bloco tem 20 vagas destinadas a jovens que pretendam melhorar a sua técnica de nado e viver o dia-a-dia de um nadador de alto rendimento.