Abril 2017

O Paredes bateu o Fluvial, por 14-10, na meia final da Taça de Portugal masculina na Guarda. Vencedor das duas últimas edições da Taça de Portugal, o Paredes e irá defrontar o Sporting na final, amanhã (16.30).

Com participação da seleção de juniores na quinta edição do Open Vale do Sousa, no dia 22 e 23 de abril, em Felgueiras, atingiu-se o total de 600 seleções nacionais em representação da natação portuguesa em competições internacionais.

“Este total foi apurado desde a longínqua data de 1924, em que Mário da Silva Marques foi o único representante nacional nos Jogos Olímpicos de Paris”, recorda Jorge Torres diretor da Federação Portuguesa de Natação.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) recebeu do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) o relatório de desempenho das métricas de avaliação dos indicadores de prática desportiva e do alto rendimento desportivo para 2016.

Presidente da FPN, António José Silva, e o Embaixador do Japão em Portugal, Hiroshi Azuma, reuniram com vista a obtenção de apoios para as seleções nacionais que irão competir nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Nessa reunião, ficou decidido a criação de uma comissão de apoio e acompanhamento da participação da natação portuguesa nos Jogos de Tóquio 2020 que integrará Shintaro Yokochi.

A seleção nacional de juniores, composta por oito nadadores, irá competir na quinta edição do Open Vale do Sousa, a realizar nos dias 22 e 23 de abril, na Piscina Municipal de Felgueiras.

As olímpicas Vânia Neves (Fluvial Portuense) e Tamila Holub (Sp. Braga) são duas das principais figuras que vão marcar presença na prova felgueirense.

David Grachat venceu recentemente a final dos 100 livres e foi segundo nos 50 livres e 400 livres da primeira etapa do novo circuito mundial de natação adaptada a Copenhagen 2017 World Para Swim World Series que decorre na Bellahoej Svoemmestadion (Dinamarca).

Resultados que abrem uma nova etapa na carreira do nadador do Gesloures, no ano após a participação nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, onde foi finalista nos 400 livres, e o Europeu IPC no Funchal, onde conquistou duas medalhas de bronze (100 e 400 livres).

Victoria Kaminskaya bateu hoje o recorde nacional absoluto nos 200 bruços na última jornada do Open de Espanha, em Pontevedra. A nadadora olímpica do Estrelas São João de Brito terminou em segundo lugar com 2.27,70 minutos melhorando o anterior máximo que já lhe pertencia (2.28,92) desde 2 de abril nos Campeonatos Nacionais juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra . A vitória nos 200 bruços foi para a espanhola Jessica Vall com 2.25,17.

Recorde nacional de seniores para Tamila Holub (16.33.93) nos 1500 livres da terceira jornada do Campeonato de Espanha “Open” Absoluto de Natación Primavera. A bracarense foi 3.ª classificada após as espanholas Mireia Belmonte (16.08,73), Jimena Perez (16.19,15).

A portuguesa assegurou o segundo lugar na categoria Youth (nadadoras nascidas em 1998 e mais novas).

Victoria Kaminskaya voltou hoje a brilhar no Open de Espanha ao bater o recorde nacional absoluto dos 200 estilos (2.13.87 minutos), um dia após superar o dos 400 estilos, no Campeonato Absoluto do país vizinho que decorre em Pontevedra até amanhã, 11 de abril.

Victoria Kaminskaya bateu hoje o recorde nacional absoluto dos 400 estilos no decorrer da segunda jornada do Campeonato de Espanha “Open” Absoluto de Natación Primavera que decorre em Pontevedra até terça-feira, 11 de abril.

Diana Durães assegurou o terceiro lugar nos 800 livres do XVIII Campeonato de Espanha “Open” Absoluto de Natación Primavera que decorre em Pontevedra de hoje até terça-feira, 8 a 11 de abril.

A benfiquista terminou com 8.38,82 minutos, apenas batida pelas espanholas, a campeã olímpica Mireia Belmonte Garcia (8.29,33) e Jimena Perez Blanco (8.37,56).

Alexandra Frazão igualou hoje o recorde nacional de juvenis A nos 200 livres, com 2.05,94, de Tamila Holub desde 27 de julho de 2014. Última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra

O Fluvial Portuense garantiu, no sábado, uma 1ª fase invicta ao vencer o Amarantus por 17-8, na 14ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina.

O Benfica, que terminou esta fase em segundo lugar, bateu o Lousada por expressivos 23-0 enquanto Algés e Gondomar, terceiro e quarto classificado respectivamente, empataram a sete golos. O Fluvial B folgou.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, considera que os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos que ontem terminaram em Coimbra “apresentaram resultados de bom nível esperados nesta competição, tendo em conta o Plano de Alto Rendimento (PAR) da FPN que promove a participação e o melhor momento de forma dos nadadores portugueses nestes grandes eventos nacionais.”

Victoria Kaminskaya (Estrelas S. João de Brito) bateu o recorde nacional absoluto dos 200 bruços (2:28.92) na última jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra

Ana Rodrigues estabeleceu recorde nacional absoluto nos 50 bruços na terceira jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos Coimbra

Alexis Santos (Sporting) assegurou recorde nacional absoluto nos 200 estilos (1.58,88) e confirmou os mínimos para Mundial de Budapeste no decorrer do Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos em Coimbra

O Relatório e Contas das Atividades do ano fiscal de 2016, sob mandato dos Órgãos Sociais da FPN em exercício, foi aprovado por maioria na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Natação, que se realizou ontem, 31 de março, numa unidade hoteleira da cidade de Coimbra .

O Relatório e Contas das Atividades foi aprovado por maioria com 26 votos a favor, 1 abstenção e três contra.

Alexis Santos (Sporting) bateu o recorde nacional absoluto dos 200 livres (1.48,39) no primeiro percurso da estafeta e 4x200 livres, onde o Sporting também superou o máximo de Portugal, com a marca de 7.27,46.

Raquel Pereira venceu hoje os 100 bruços com um recorde nacional juniores (1.10,00) registo que é mínimos para o Europeu de juniores em Netanya (Israel) no decorrer do Campeonatos Nacionais de Juvenis Juniores e Absolutos em Coimbra

Gabriel Lopes (Louzan Natação) bateu o recorde nacional absoluto nos 100 costas (55.01 segundos) no decorrer da segunda sessão da 2.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de Juvenis Juniores e Absolutos que decorrem em Coimbra

Gino Caetano e Tiago Neves voltaram hoje a estar em plano de destaque ao baterem os recordes de Portugal de natação adaptada nos 50 livres no decorrer da segunda jornada Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos que decorrem em Coimbra .