Novembro 2016

O Náutico da Marinha Grande com 272 pontos e o Colégio Monte Maior com 273 pontos são os clubes que conquistaram os títulos de campeões nacionais de clubes da 3.ª divisão, no sector masculino e no sector feminino, respectivamente, nesta competição que terminou esta tarde no Complexo Municipal das Piscinas de Abrantes.

O Ginásio Clube de Vila Real com 276 pontos e o Clube de Propaganda da Natação com 281 pontos são os clubes que conquistaram os títulos de campeões nacionais de clubes da 4.ª divisão, no sector masculino e no sector feminino, respectivamente, nesta competição que terminou esta manhã no Complexo Municipal das Piscinas de Abrantes.

O Náutico da Marinha Grande com 129 pontos e o Colégio Monte Maior com 154 pontos são os clubes que lideram os campeonatos nacionais de clubes da 3.ª divisão, no sector masculino e no sector feminino, respectivamente, ao fim da primeira sessão realizada esta tarde no Complexo Municipal das Piscinas de Abrantes.

O Ginásio Clube de Vila Real com 122 pontos e o Estrelas de São João de Brito com 158 pontos são os clubes que lideram os campeonatos nacionais de clubes da 4.ª divisão, no sector masculino e no sector feminino, respectivamente, ao fim da primeira sessão realizada esta manhã no Complexo Municipal das Piscinas de Abrantes.

Raquel Pereira , nadadora do Sport Algés e Dafundo, estabelece novo recorde nacional júnior na prova de 200 m estilos em piscina curta no decorrer dos Campeonatos Absolutos de Lisboa que se estão a realizar no Estádio Náutico Rodrigo Bessone Basto em Algés.

Tamila Holub foi homenageada na Gala do Desporto 2016 da Confederação do Desporto de Portugal, que ocorreu na passada quarta-feira no Casino Estoril. A nadadora portuguesa foi distinguida na categoria de Campeões da Europa Individuais 2016 pelo seu título de campeã europeia júnior na prova de 1500 m livres. Tamila Holub

No decorrer da segunda e última jornada do III Meeting Internacional do Algarve, organizado pela Associação de Natação do Algarve apoiada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, foi estabelecido um novo recorde nacional feminino na prova de 800 m livres em piscina de 25 metros. Diana Durães , em representação do SLB, estabeleceu a marca de 8:33,54 que substitui a anterior de 8:36,74 que já lhe pertencia desde 13 de dezembro de 2015.

No decorrer da primeira jornada do III Meeting Internacional do Algarve, que tem lugar nas Piscinas Municipais do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, foram estabelecidos 2 novos recordes nacionais femininos em piscina de 25 metros. Diana Durães , agora atleta do SLB, na prova de 400 m livres, com a marca de 4:05,39 bateu os recordes anteriores de séniores e absolutos que já lhe pertenciam desde dezembro de 2015.

A Seleção nacional sénior estará representada no Meeting Internacional do Algarve que decorre a 12 e 13 de novembro na piscina municipal inseridas no complexo desportivo de Vila Real de Santo António. Para alguns atletas, esta poderá ser a última oportunidade para obter mínimos para o 13.º Campeonato do Mundo de Piscina Curta da FINA, a realizar de 6 a 11 de dezembro, em Windsor, no Canadá.

Planos de Alto Rendimento

Estão disponíveis para consulta no website da Federação Portuguesa de Natação, desde o passado dia 4, as versões provisórias dos Planos de Alto Rendimento 2017-2020 das disciplinas de Natação Pura, Pólo Aquático, Águas Abertas, Natação Sincronizada e Natação Adaptada. Estes documentos foram apresentados e discutidos no decorrer da Convenção de Natação – Rumo a Tóquio 2020.

Na edição de Outubro de 2016 da revista Nortágua da Associação de Natação do Norte de Portugal, Joaquim Sousa entrevista Pedro Sousa, um dos melhores jogadores portugueses da atualidade. Depois de ter sido determinante na conquista do primeiro campeonato nacional pelo Fluvial – melhor marcador –, Pedro Sousa afirma que o clube portuense tem armas para revalidar pelo título, mesmo com o rival Paredes apetrechado de reforços de peso.