Março 2016

As seleções de Polo Aquático masculina e feminina estiveram esta sexta feira, dia 25 de março, concentradas, no seguimento do Plano de Alto Rendimento da FPN para 2016.

A formação feminina, com o comando técnico de Miguel Pires, DTN para o Polo Aquático e selecionador nacional feminino, esteve reunida nas Piscinas do Clube Fluvial Portuense.

Por seu lado, a equipa masculina, agora sob a responsabilidade do novo selecionador nacional, Fernando Leite, esteve concentrada na Piscina Municipal Rota dos Moveis – Recarei.

Nuno Laurentino, nadador olímpico em Atlanta96 e Sydney2000, evocou esta sexta-feira um modelo mais "moderno e integrado" durante a apresentação da sua candidatura às eleições à Federação Portuguesa de Natação, no auditório do complexo de piscinas do Jamor.

O ato de apresentação da candidatura para o quadriénio de 2006/10 contou com a presença de várias figuras do desporto nacional, como o velejador Gustavo Lima, a marchadora Susana Feitor, o capitão da seleção nacional de ténis, Nuno Marques, além do antigo secretário de Estado do Desporto do Governo PS, Laurentino Dias, de quem Nuno Laurentino foi assessor.

A Diana Durães esteve imparável este fim-de-semana no decorrer do Campeonato Nacional Juvenis, Juniores e Absolutos nos Jamor.

A nadadora do FC Porto bateu este domingo o recorde nacional sénior e absoluto dos 800 livres (8.43,58) e dos 200 livres (2.02,65) um dia depois de “arrasar” o máximo de Portugal dos 400 livres (4.13,34), confirmando ainda, na sexta-feira, os mínimos para os Europeus nos 400 estilos com 4.49.45 e no sábado os 200 estilos (2.16,99).

Registos que fazem de Diana Durães sonhar com um lugar na final dos Europeus em Londres e a presença nos Jogos do Rio de Janeiro.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, comunicou este domingo a recandidatura à liderança do organismo, que tutela desde 2013.

"Estes quatro anos de mandato permitiram-me perceber melhor os reais problemas da natação e, garantidamente, a projeção e execução do futuro será realizada de uma forma mais sustentada", realçou o dirigente em comunicado.

Antes do anúncio público, António José Silva tinha comunicado a intenção de recandidatar-se em Assembleia Geral, no sábado.

A ARENA será o patrocinador oficial da FPN para todas as disciplinas aquáticas nos próximos dois anos, incluindo a natação, águas abertas, natação adaptada, natação sincronizada, polo aquático e masters.

Esta nova parceria será apresentada amanhã,quinta-feira, dia 10 de Março (15.00), em a conferência de imprensa nas Piscinas Oceânicas de Oeiras. Estrada Marginal - Praia da Torre, Oeiras com a presença de nadadores e treinadores.

 

Quarta, 09/03/2016

O Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor recebe sexta, sábado e domingo os Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos um momento alto da época para a natação pura e uma prova de referência na obtenção de mínimos para competições internacionais.

Um recorde de 850 nadadores (416 masculinos e 434 femininos) em representação de 110 clubes competem pelos títulos de Portugal, superando os 667 nadadores inscritos na última edição da prova.

Líderes somam triunfos este fim de semana no Campeonato Nacional de pólo aquático

O primeiro e segundo classificados, Fluvial e Benfica respetivamente, golearam os seus adversários na 11.ª jornada do Campeonato Nacional de pólo aquático.

A equipa da cidade do Porto, o Fluvial, recebeu e venceu o Amarantus por esclarecedores 20-4, enquanto as águias foram anfitriãs de um Algés que foi presa fácil, conseguindo impor um 14-5 final. Nesta jornada, o Gondomar folgou e não jogou.

Vila Franca de Xira recebe este fim-de-semana o Campeonato Nacional de Inverno de natação adaptada, a última oportunidade para os nadadores garantirem um lugar na seleção de Portugal que irá participar no Campeonato da Europa Open IPC Funchal 2016.

Inscritos estão 136 nadadores – 89 masculinos e 47 femininos - naquele que é o primeiro campeonato da época de 2016 de natação adaptada, competição de onde sairá a seleção definitiva para o Europeu do Funchal, de 30 de Abril a 7 de Maio.