Dezembro 2015

O Comité Olímpico de Portugal organiza a 29 de Janeiro de 2016, em Oeiras, uma Conferência Internacional com o tema “Preparação Olímpica - Percursos e Contextos”.

Entre as várias temáticas em debate destacamos “Modelos de Preparação de Atletas de Elite” com a moderação de João Paulo Vilas-Boas (FADEUP e COP) e a participação do australiano David Payne, Elif Ozdemir e Richard Ungerhofer (Turquia), António Silva (FPN) e José Gomes Pereira (FMH e Comissão Médica COP).

Sporting (masculinos) e FC Porto (femininos) revalidaram os títulos de campeões nacionais da 1.ª Divisão. Benfica (masculinos) e Tavira (femininos) venceram a 2.ª divisão. Em termos individual o destaque vai para o sportinguista Alexis Santos ao bater o seu recorde de Portugal absoluto dos 50 metros costas .

Numa emocionante jornada, os leões conquistaram o seu 5.º título consecutivo enquanto as portistas arrecadaram o 8.º troféu nos campeonatos que decorreram durante o fim-de-semana no Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra .

As recentes declarações do treinador da equipa de futebol do Benfica, Rui Vitória, foram recebidas pela família da Natação e pelo Presidente da FPN, António Silva, em particular, com grande indignação, afirmações reveladoras da “falta de cultura desportiva” assim como “total desconhecimento” de uma modalidade olímpica que merece respeito.

“O ‘fair play’ no desporto exige respeito pelas modalidades. Espera-se mais de um treinador de uma grande equipa de futebol, no plano cultural e cívico”, afirma o Presidente da FPN.

Estrelas e FC Porto seguem no comando no primeiro dia dos Campeonatos da 1.ª Divisão. Benfica e Tavira lideram na 2.ª divisão

Estrelas São João de Brito, em masculinos, e FC Porto, em femininos, lideram os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª divisão, após o final da 1.ª jornada, que decorre no Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra .

Os clubes participantes nos Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª e 2.ª divisão masculinos e femininos, que decorrem sábado e domingo, iniciaram já esta sexta-feira os últimos treinos de adaptação ao Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra .

Campeonatos de Portugal que terão a presença de grande parte dos melhores nadadores portugueses em representação de 8 equipas masculinas e feminina a competir na primeira divisão, assim como das 16 formações em cada um dos escalões a disputar a 2.ª Divisão.

Na sequência da avaliação, controlo do treino e apoio à competição do GACO-FPN aos nadadores da seleção portuguesa presentes nos Campeonatos da Europa de piscina curta em Netanya (Israel), apresentam-se dados relevantes da evolução das suas melhores marcas.

Podem ver também as avaliações anuais masculinas e femininas.

Ficheiros

Coimbra recebe este fim-de-semana os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1.ª e 2.ª divisão masculinos e femininos, disputados no Complexo de Piscinas Olimpicas. Sporting, em masculinos, e FC Porto, em femininos, defendem o título de campeão nacional de clubes da 1.ª divisão conquistado em 2014/15 no Jamor. Campeonatos nacionais que terão a presença de grande parte dos melhores nadadores nacionais a competir no Complexo de Piscinas de 50 metros.

Rafael Gil (1500 livres), Diana Durães (200 livres) e Tamila Holub (800 livres) encerraram os Campeonatos de Portugal de juniores e seniores de piscina curta com recordes de Portugal absolutos. Três dias de competições no Fluvial Portuense, onde foram registados nove recordes de Portugal absolutos, mais 16 máximos nas várias categorias.

Rafael Gil somou ao recorde dos 800 livres (7.49,89), obtido no sábado, o dos 1500 metros (15.00,65) de hoje. O nadador do União Piedense, que procura assegurar a presença nos Jogos do Rio 2016 nas águas aberta, não descarta a possibilidade de conseguir uma presença olímpica na natação pura. Hoje esteve imparável nas Piscinas do Fluvial, superando um dos mais antigos recordes nacionais na posse de Fernando Costa (15.04,78) a 10 de dezembro de 2005 em triste (Itália).

O Benfica venceu o Algés, por 18-5, em jogo de abertura da 6.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina 2015/2016. As benfiquistas, na sua deslocação a casa da equipa da Linha, estiveram sempre na liderança do marcador mantendo, com este triunfo, a segunda posição na tabela classificativa a três pontos do Fluvial Portuense, líder do campeonato e campeão em título.

Resultado: SAD - Benfica 5-18

Parciais: 2-6; 0-3; 0-5; 3-4

O Povoense recebeu e venceu o Sporting, por 15-10, em jogo da 7.ª jornada do campeonato nacional da 1.ª divisão. O leões entraram a vencer no primeiro parcial (5-4) mas a equipa da casa acabou por fazer a diferença no segundo e terceiro tempo (3-1 e 5-1) garantido os três pontos.

Resultado: CN Povoense - Sporting CP, 15- 10

Diana Durães , com recorde absoluto nos 400 livres, e Ana Leite, nos 100 costas , protagonizaram os momentos altos da 2.ª jornada dos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores em piscina curta que decorre no Fluvial Portuense. Uma segunda jornada marcada ainda pelo recorde nacional de juniores de Tamila Holub nos 400 livres.

Diana Durães (FC Porto) esteve ao seu melhor nível e bem destacada terminou os 400 livres com 4.10,22 minutos, um registo que supera o seu próprio recorde de Portugal sénior e absoluto obtido pela nadadora portista já este ano, a 7 de novembro. Angélica André (Fluvial) foi segunda com 4.17,56 e a terceira foi Vânia Neves (Fluvial) com 4.19,82.

Rafael Gil (800 livres), Alexis Santos (50 costas ), Tamila Holub (1500 livres), e Victoria Kaminskaya (400 estilos) estiveram em plano de destaque ao baterem os recordes de Portugal absolutos, na primeira jornada dos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores de piscina curta que decorre até domingo nas Piscinas do Fluvial Portuense. Uma jornada marcada ainda por mais nove recordes de Portugal em diversos escalões.

Rafael Gil bateu o recorde absoluto de Portugal dos 800 metros livres com a marca de 7.49,89 minutos. O nadador da União Piedense superou o anterior máximo de Portugal seniores e absolutos na posse de Pedro Pinotes (7.55,24) desde 19 de dezembro de 2014, também no Fluvial.

A elite da natação nacional, entre 501 nadadores em representação de 87 Clubes, competem a partir de sexta-feira (9.00) até domingo nos Campeonatos de Portugal 2015/2016 de juniores e seniores de piscina curta, nas piscinas do Clube Fluvial Portuense.

Em termos individuais, entre os 266 masculinos e 235 femininos inscritos, estarão os nadadores presentes no recente Europeu de piscina curta com destaque para Diogo Carvalho , medalha de bronze nos 200 estilos em Netanya (Israel), que irá competir em seis provas pelo Galitos de Aveiro.

O Povoense foi ao Fluvial vencer, por 11-10, em jogo a contar para a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.º Divisão masculino 2015/2016. Com este triunfo, a equipa de liderada pelo jogador/treinador Miguel Rodrigues conquistou três preciosos pontos que a levam a passar o Fluvial na classificação e a "colar-se" ao SSCMP - Paredes, líder invicto do campeonato, com menos um jogo.

A seleção nacional regressa a Portugal segunda feira* após a participação no Europeu de piscina curta em Netanya (Israel) com uma medalha de bronze de Diogo Carvalho nos 200 estilos, mais dois lugares entre os oito primeiros – Diogo Carvalho 7.º nos 100 estilos e Alexis Santos 8.º nos 200 estilos.

“Uma participação de muito bom nível. Foram cumpridos os objetivos anunciados: obter três resultados entre os oito primeiros e 10 presenças entre os 16 finalistas. Os nadadores participaram em 41 provas onde foram batidos quatro recordes nacionais, 20 recordes pessoais e melhoradas 30 marcas do ranking na ‘entry list’”, destaca José Machado, Director Técnico Nacional.

Diogo Carvalho conquistou a medalha de bronze nos 200 metros estilos dos Campeonatos da Europa de Netanya (Israel). O português, que esteve até aos últimos metros a lutar pela medalha de prata, terminou com 1.53,45, novo recorde de Portugal superando o seu anterior máximo (1.53,70) que detinha desde 5 de abril de 2014 em Doha.

Uma inédita presença de dois portugueses numa final do Europeu​. Diogo Carvalho e Alexis Santos

Tamila Holub nos 800 metros livres e Victoria Kaminskaya , nos 400 metros estilos, bateram hoje os recordes de Portugal nos Campeonatos da Europa de piscina curta que decorrem desta quarta feira até domingo em Netanya (Israel). Uma competição marcada ainda por seis recordes pessoais na comitiva portuguesa.​