Julho 2015

José Machado, diretor-técnico nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação (FPN), considera que Portugal pode “atingir os primeiros 16 lugares” no Campeonato do Mundo em Kazan (Rússia), cujas provas de natação se realizam entre 2 e 9 de agosto.

A selecionadora Nayara Figueira considera que a primeira participação portuguesa num Campeonato do Mundo de natação sincronizada foi “positiva” e que as quatro atletas da Seleção Nacional “serão o espelho para as gerações futuras”.

Em Kazan (Rússia), Bárbara Costa e Diana Gomes classificaram-se no 33.º lugar de dueto livre, enquanto Ana Isabel Baptista e Maria do Carmo Queiroga ocuparam o 34.º posto em dueto técnico.

Bárbara Costa e Diana Gomes classificaram-se no 33.º lugar de dueto livre no Campeonato do Mundo de natação sincronizada que está a decorrer em Kazan (Rússia).

No primeiro Mundial com a participação de Portugal, Bárbara Costa e Diana Gomes somaram 69.3333 nas eliminatórias da manhã, ficando à frente dos duetos da Costa Rica, Cuba, África do Sul e Hong Kong.

Uma grande homenagem promovida pela Federação Portuguesa de Natação (FPN) ao nadador Simão Morgado, que colocou um ponto final na carreira, marcou a sessão da tarde do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

O Sporting de Braga estabeleceu hoje um novo recorde nacional de juvenis de 4x100 estilos durante a sessão de eliminatórias do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

Diana Durães (FC Porto) estabeleceu hoje um novo recorde nacional absoluto nos 400 livres durante a sessão de finais do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

Rafael Gil, que se estreia em Mundiais na próxima segunda feira, considera que ter sido “importante” o processo de preparação para Kazan, tendo, ao longo da temporada, participado em etapas da Taça do Mundo, provas internacionais e estágios no estrangeiro.

“Todo o processo para a minha preparação no Mundial foi muito importante. Ganhei muito mais experiência e novas capacidades. Por isso tudo vai ajudar-me bastante no Mundial”, afirma o nadador da Seleção Nacional.

Tomás Veloso (CNAc/Urgicentro-Sanfil) garantiu hoje os mínimos para os Europeus de Londres em 2016 nos 400 estilos, durante a sessão de finais do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

Nathan Theodoris (Louletano/Loulé Concelho) garantiu hoje os mínimos para os Europeus de Londres em 2016 nos 200 costas , durante a sessão da manhã do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

Simão Morgado (Belenenses) despediu-se hoje das piscinas com uma vitória na final dos 50 mariposa do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que está a decorrer no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

O FC Porto estabeleceu hoje um novo recorde nacional de juvenis nos 4x200 livres femininos, na jornada da manhã do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que se iniciou hoje no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra .

O Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, que se realiza entre quinta feira e domingo no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra

Duarte Sousa (Condeixa) e Diogo Valente (Sporting) estabeleceram hoje novos recordes nacionais de infantis B nos 200 bruços e 100 costas , respetivamente, durante a sessão da tarde do Campeonato Nacional de Infantis que decorreu no Centro Desportivo do Jamor, em Oeiras.

David Grachat, da classe 9, apurou-se hoje para a final dos 400 livres do Campeonato do Mundo de natação adaptada que está a decorrer em Glasgow, numa manhã em que João Pina voltou a obter mínimos para os Jogos Paralímpicos de 2016.

Grachat fez o quinto melhor tempo das eliminatórias em 4.30,63. A final está agendada para às 18h14.

Nos corredores dos balneários da Piscina Municipal de Loulé podemos encontrar fotografias encaixilhadas dos anos 80 e 90, tempos áureos de organizações de eventos desportivos internacionais naquele local. Num desses retratos descobrimos António Miranda Rodrigues, nessa época dirigente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), numa cerimónia de entrega de prémios.

Não previa, com certeza, 25 anos depois, que estaria na mesma piscina a festejar, no Open de Verão, a conquista do 100.º título como nadador master.

David Carreira, da classe SM8, estabeleceu hoje um novo recorde nacional nos 200 estilos, durante as eliminatórias do terceiro dia de competição do Campeonato do Mundo de natação adaptada que está a decorrer em Glasgow.

O nadador português registou o 12.º tempo em 2.42,50, mas insuficiente para se apurar para final.

O Campeonato Nacional de Infantis, que se realiza entre sexta feira e domingo no Centro Desportivo do Jamor, em Oeiras, conta com a participação de 416 atletas (210 masculinos e 206 femininos) em representação de 93 clubes.

O Sporting, com 18 inscritos, é a equipa com mais atletas em competição, seguido do Famalicão com 16 e do Sport Algés e Dafundo e Náutico/Urgicentro-Sanfil, ambos com 14.

Na sexta feira as provas iniciam-se às 16h00, no sábado às 09h30 e 16h00 e domingo às 09h00 e 15h30.

O Dramático de Cascais conquistou hoje o título de campeão nacional Sub-15 masculino, após vencer na final o CAP por 6-3.

Jorge Cruz, director nacional de polo aquático da Federação Portuguesa de Natação (FPN), salientou “a colaboração do CAP/Gespaços, em toda a colaboração para que este fim de semana se tenha traduzido numa grande festa do polo aquático”.

Resultados

O Sport Algés e Dafundo venceu o Campeonato Nacional de Masters – Open de Verão, que terminou hoje na Piscina Municipal de Loulé, cujo última sessão registou a queda de mais 55 recordes, totalizando 158 novos máximos ao longo dos três dias de competição.

A equipa algesina somou 2.265 pontos, seguida do Fluvial Portuense com 1.632 e do FC Porto com 962.

A sessão da manhã do Campeonato Nacional de Masters – Open de Verão, que decorre até domingo na Piscina Municipal de Loulé, registou a obtenção de mais 25 novos recordes nacionais, totalizando, até ao momento, 36 novos máximos.

O Sport Algés e Dafundo lidera a classificação com 724 pontos, seguido do Fluvial Portuense com 554 e do FC Porto com 324.

O Campeonato Nacional de Masters – Open de Verão, que se realiza de sexta-feira a domingo na Piscina Municipal de Loulé, regista um novo recorde de participantes com a presença de 595 atletas (386 masculinos e 209 femininos) em representação de 58 clubes, provenientes de Portugal, Eslováquia, Alemanha e Espanha.

O Sport Algés e Dafundo, com 68 inscritos, é a equipa com mais atletas em competição.

“Posso dizer, com certeza, que estar e competir aqui foi uma experiência única, aprendi e vivi uma realidade diferente que, sem dúvida, lembrarei por muito tempo”. Foi assim que Gabriel Lopes reagiu, na sua página da rede social do Facebook, ao desempenho nos Jogos Europeus de Baku, no Azerbeijão, que terminaram no passado sábado, numa época em que esteve lesionado.

Diana Gomes, nadadora de sincronizada do Foca – Clube de Natação de Felgueiras

AUTOR | Joaquim Sousa

Diana Gomes, de 16 anos, sonha também participar nos Jogos Olímpicos de 2016. Integrada no Centro de Treino da Murtosa, a atleta do Foca – Clube de Natação de Felgueiras promete “superar todas as dificuldades e obstáculos”, considerando que a disputa, com as suas companheiras, por um lugar no Rio de Janeiro, “é uma competição saudável”.