Junho 2015

O Naval Povoense conquistou hoje o primeiro título de campeão nacional Sub-13 misto disputado em Portugal. Na final, disputada na piscina do Fluvial Portuense, os poveiros venceram o Dramático de Cascais por 7-4.

Para Jorge Cruz, diretor de polo aquático da Federação Portuguesa de Natação (FPN), este campeonato foi “uma boa jornada de promoção e divulgação da modalidade, com jogos competitivos e uma boa participação, quer de jogadores, equipas técnicas e dirigentes, quer do público”.

Bárbara Costa e Maria do Carmo Martins estiveram perto de atingir os 70 pontos na exibição do dueto técnico no XVII Espanha Sincro - Troféu Infantas, que se realizou entre sexta feira e hoje em Sabadell.

O par português somou 69.8493 pontos, correspondente à 14.ª posição. O outro dueto em competição, formado por Diana Gomes e Ana Isabel Baptista, classificou-se no 16.º posto com 67.8393. O dueto espanhol, com Clara Del Hoyo e Ona Ballestero, venceu com 88.6033 pontos.

Angélica André, ao ser quinta classificada, garantiu hoje a melhor classificação de sempre na maratona de 10km de Setúbal, etapa da Taça do Mundo/HOSA que se realizou na baía do Sado, junto ao Parque Urbano de Albarquel, cujas vitórias pertenceram ao norte-americano Charles Peterson e à italiana Rachele Bruni.

Tiago Campos (Scalabiswim) e Soraia Ribeiro (Amadora) venceram a Prova Aberta, na distância de 1,5km, que se realizou hoje na baía do Sado, junto ao Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

Em masculinos, Tiago Campos foi primeiro classificado com o tempo de 16.24,9, seguido de Arseniy Lavrentyev (Algés) com 16.35,3 e de Rafael Nunes (Naval Amorense) com 16.37,9.

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, considerou “positiva” a participação da Seleção Nacional Júnior nos primeiros Jogos Europeus, que se realizaram em Baku, no Azarbeijão, sublinhando a aposta realizada na formação: “Temos feito um grande investimento nos escalões jovens da natação portuguesa, quer com o investimento nos estágios, concentrações e competições internacionais, mas também na aposta no centro de formação e treino de Alto Rendimento de Rio Maior”.

João Vital deu por encerrada a participação portuguesa nos Jogos Europeus em Baku, no Azerbaijão, com um novo recorde nacional de juniores de 17 anos nos 400 estilos em 4.27,84 que lhe valeu o 13.º melhor tempo das eliminatórias e mínimo para os Mundiais daquele escalão, que se vão realizar em Singapura em agosto. O acesso à final fechou em 4.25,78.

O anterior máximo júnior de 4.30,51 pertencia a Carlos Almeida desde 2005.

Raquel Pereira , Gabriel Lopes e Madalena Azevedo não conseguiram hoje apurar-se para as finais dos 100 bruços, 50 costas e 200 estilos, respetivamente, nos Jogos Europeus que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão, terminando a sua participação na competição.

A piscina do Clube Fluvial Portuense acolhe, de sexta feira a domingo, o primeiro Campeonato Nacional Sub-13 misto, num ano em que será lançado o Programa Nacional para equipas daquele escalão.

Miguel Pires, diretor-técnico nacional de polo aquático, antevê “um campeonato competitivo”, mas também espera que sobressaia “o convívio e camaradagem” para que os próprios jogadores “se possam motivar”, de forma a “prosseguirem a sua carreira”.

A competição é disputada por oito equipas mistas.

 

A etapa da Taça do Mundo de Setúbal – FINA/Hosa 10 km Marathon Swimming World Cup 2015, que se realiza no próximo sábado, “é um bom ensaio de preparação para o Mundial”, afirmou hoje José Machado, diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação, durante a conferência de Imprensa de apresentação do evento, que decorreu no Hotel do Sado.

Raquel Pereira , que hoje garantiu o apuramento para a final dos 200 bruços nos Jogos Europeus, em Baku, com o oitavo melhor registo (2.34,64), tem como objetivo “melhorar o seu recorde pessoal”.

Gabriel Lopes apurou-se hoje para as meias-finais dos 100 metros costas dos I Jogos Europeus, que estão a decorrer em Baku, no Azerbaijão.

O nadador português cumpriu a prova em 56,92, garantindo o 16.º lugar das eliminatórias. Na mesma distância, João Vital foi 43.º entre 50 atletas com o registo de 59,47.

As provas de natação dos Jogos Europeus, que se estão a realizar em Baku, no Azerbaijão, têm início esta madrugada, estando nove portugueses em competição nas eliminatórias.

A Seleção Nacional Pré-Júnior conquistou hoje mais sete medalhas no segundo dia de competição do Troféu Memorial Morena, em Génova (Itália).

Ana Margarida Guedes e Rafaela Azevedo alcançaram a medalha de ouro nos 100 costas, respetivamente, com 1.07,48 e 1.06,90, e António Mendes também primeiro nos 100 bruços (1.08,19).

Nadador pede dois mil euros para poder participar em competições internacionais de forma a alcançar o mínimo A para o Rio 2016.

Menos de um segundo. É quanto falta a Nuno Quintanilha, nadador do Colégio Vasco da Gama, em Sintra, para se qualificar com os mínimos A para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016. E menos de mil euros é o que lhe falta para atingir os dois mil euros pedidos numa campanha de crowdfunding que o quer ajudar a cumprir o objectivo pelo qual luta há vários anos. À falta de dinheiro do clube onde treina e à falta de grandes apoios, o nadador vira-se para o financiamento colectivo.

O Benfica conquistou hoje a Taça de Portugal, após vencer o Fluvial Portuense por 9-8 na final da competição.

As taças e as medalhas foram entregues pelo diretor da Federação Portuguesa de Natação, Jorge Cruz, pelo diretor técnico nacional, Miguel Pires, pelo presidente da Associação de Natação de Lisboa, Carlos Fernandes, e pelo diretor técnico regional, Paulo Melo.

Diana Gomes tem um sonho: estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Para o concretizar, fez as malas e rumou para a Murtosa, onde está localizado o Centro de Treino de natação sincronizada, o primeiro na história da modalidade, em que treina com mais três atletas que ambicionam o mesmo.

“Já sinto uma clara evolução desde que entrei para o projeto. Apesar de algumas dificuldades, continuo a trabalhar para alcançar o meu objetivo”, afirma a atleta do Foca – Clube de Natação de Felgueiras, em entrevista ao Foco d’Água.

A húngara Éva Risztov, campeã olímpica nos Jogos de Londres em 2012, e o alemão Christian Reichert, campeão do Mundo por equipas em Barcelona 2013, são duas das principais figuras que vão marcar presença na etapa de 10km da Taça do Mundo FINA/Hosa de águas abertas, a ter lugar em Setúbal no próximo dia 27 de junho.

Diogo Marques, nos 7,5km, e Diogo Nunes, nos 5km, participam, este fim de semana, no Campeonato de Espanha de águas abertas, em Girona, tendo como objetivo preparar o Campeonato da Europa de juniores, que se vai realizar na Suíça entre 10 e 12 de julho.

De acordo com os critérios definidos pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Luís Vaz (Famalicão) é o único convocado para representar a natação nas Universíadas de Gwangju, na Coreia do Sul, que se realiza entre 3 e 14 de julho.

O nadador famalicense está inscrito nos 100 e 200 livres.

O enquadramento técnico será assegurado pelo treinador Pedro Faia (Famalicão).

Sexta, 12/06/2015

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

A Federação Portuguesa de Natação vai arrancar, na época 2015/2016, com um Programa Nacional para equipas de Sub-13 de polo aquático.

É objetivo apresentar, no final da próxima temporada, duas equipas nacionais femininas e duas equipas nacionais masculinas de Sub-13.

Este programa estará devidamente enquadrado com os conteúdos de treino adequados a este escalão etário e encerrará em junho de 2016 com um Torneio em Madrid.

A Seleção Nacional, representada por uma equipa absoluta e outra juvenil, conquistou hoje mais quatro medalhas no Open de Madrid de natação sincronizada, somando no total 10 subidas ao pódio ao longo dos dois dias de competição que contou com a participação de cerca de 200 nadadoras.

A Seleção Nacional Absoluta e Juvenil, que participa este fim de semana no Open de Madrid de natação sincronizada, ambiciona “alcançar pódios”, afirma Mariana Marques, diretora-técnica nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação (FPN).

A equipa portuguesa contabilizou duas medalhas de ouro e duas de bronze na edição de 2014 e este ano apresenta-se novamente como candidata a subir aos lugares cimeiros.

A Taça do Mundo de Setúbal – FINA/Hosa 10 km Marathon Swimming World Cup 2015, apresentada hoje em conferência de imprensa no Fórum Municipal Luísa Todi, vai realizar-se no dia 27 de junho na baía do Sado, a partir do Parque Urbano de Albarquel, prevendo-se a participação de cerca de 50 nadadores em representação de 20 países. As inscrições terminam apenas no dia 12 de junho.

A sexta etapa da Taça do Mundo de águas abertas de 2015, que se realizará no dia 27 de junho em Setúbal, será apresentada em conferência de Imprensa na próxima terça-feira (09 de junho), pelas 16h30, no Fórum Municipal Luísa Todi (Av. Luísa Todi, n.º 61, 6.º piso).

A competição internacional será antecedida por uma Prova Aberta, na distância de 1,5km.

Sexta, 05/06/2015

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Raquel Pereira voltou a subir ao lugar mais alto do pódio no X Circuito Comunidad de Madrid (Espanha). A nadadora portuguesa, que na véspera alcançou o ouro nos 100 bruços e a prata nos 200 estilos, conquistou hoje a medalha de ouro nos 200 bruços com a marca de 2.35,90.

Angélica André conquistou hoje a medalha de bronze na prova de contra-relógio da etapa Taça de França, em Gravelines, na distância de 5km.

A nadadora portuguesa cumpriu os cinco quilómetros em 1:01.25,30, atrás das francesas Sharon Van Rouwendaal (0.57.04,20) e Coralie Codevelle (00:59.55,70), primeira e segunda classificadas, respetivamente. Participaram 25 nadadoras.

O aviso tinha sido dado, em abril, no Nacional de Absolutos, em Coimbra , com Ana Rodrigues