Maio 2015

Portugal ficou integrado no Grupo D da segunda ronda de qualificação masculina para o Campeonato da Europa de 2016, que se vai realizar na Rússia entre 25 e 27 de setembro, ditou o sorteio realizado hoje em Barcelona.

Além dos russos, a Seleção Nacional sénior terá como opositores a Turquia e a Letónia.

Para esta fase da competição, os russos transitam com nove pontos, os turcos com seis, os portugueses com três e os letões sem qualquer ponto.

Tamila Holub estabeleceu um novo recorde nacional absoluto nos 800 livres, durante o VIII Meeting Cidade de Coimbra

Obter os mínimos para os Mundiais de juniores, em Singapura no próximo mês de agosto, é um dos objetivos dos nadadores da Seleção Nacional que vão participar, este fim-de-semana, no VIII Meeting Cidade de Coimbra /XXVII Torneio Internacional Queima das Fitas.

Nos dias 03 e 10 de maio de 2015, na revista J do jornal “O Jogo”, foi publicado um texto de Rui Garganta, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, relativamente à prática da Natação que se alicerça na ideia fundamental que os benefícios da natação são mais um mito que realidade.

Sobre o assunto em causa, a posição oficial da Federação Portuguesa de Natação é a seguinte:

Angélica André conquistou o título nacional absoluto na prova de 10km do Campeonato Nacional de águas abertas, que decorreu na Amieira Marina, em Portel.

Rafael Gil conquistou hoje o título nacional absoluto na prova de 10km do Campeonato Nacional de águas abertas, que decorreu na Amieira Marina, em Portel.

O atleta do Naval Amorense, que acumulou a medalha de ouro no escalão sénior, nadou a distância em 1:47.36,3, deixando para trás Hugo Ribeiro (Individual da ANNP) e Mário Bonança, segundo (1:49.23,4) e terceiro (1:49.23,7) classificados, respetivamente.

Inês Santos conquistou hoje o título nacional de juvenis na prova de 5km do Campeonato Nacional de águas abertas, que está a decorrer na Amieira Marina, em Portel.

A nadadora da União Piedense venceu a prova feminina com o tempo de 1:07.59,4, seguida de Ana Reis (Náutico/Urgicentro-Sanfil) com 1:11.03,2 e de Sara Barbosa (Clube Aquático Pacense) com 1:11.04,2. Terminaram seis nadadoras.

Ficheiros

Tiago Campos conquistou hoje o título nacional de juvenis na prova de 5km do Campeonato Nacional de águas abertas, que está a decorrer na Amieira Marina, em Portel.

O nadador do Scalabiswim venceu a prova masculina com o tempo de 1:03.55,5, seguido de Diogo Nunes (Fluvial Portuense) com 1:04.07,7 e de João Fernandes (São Roque) com 1:06.59,3. Terminaram 10 nadadores.

A competição contou ainda com a participação dos atletas de natação adaptada, David Grachat e Daniel Videira, ambos da Gesloures.

Hugo Ribeiro (Individual ANNP) e Angélica André (Fluvial Portuense) defendem, este sábado, os títulos de 10km no Campeonato Nacional de águas abertas, que tem lugar na Amieira Marina, em Portel.

Não só conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Nacional de Verão de natação adaptada, realizado na Póvoa de Varzim , como estabeleceu um novo recorde da Europa de síndrome de down nos 200 bruços

No próximo dia 23 de Maio pelas 21h00, na piscina municipal de Ovar, o OvarSincro organiza a 4ª edição do Festival Ibérico de Natação Sincronizada. No evento vão participar 110 atletas portuguesas e espanholas em representação de sete clubes (cinco nacionais e dois espanhois).

Fonte: OvarSincro Online

O Fluvial Portuense, detentor da Taça de Portugal feminina, vai defrontar o Gondomar nas meias-finais da Final 4, ditou hoje o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Natação.

A outra partida das “meias” vai opor o Arsenal 72 ao Benfica.

A Final 4 disputa-se na piscina do Complexo Desportivo da Abóboda, em Cascais, nos dias 20 e 21 de junho.

Meias-finais (20 de junho)

18h30 Gondomar-Fluvial

Ana Catarina Monteiro conquistou a medalha de ouro nos 200 mariposa no Open da Bélgica, que decorreu, este fim de semana, na cidade de Antuérpia.

O Paredes sagrou-se bicampeão nacional masculino da 1.ª Divisão ao vencer, no segundo jogo da final, o Fluvial Portuense por 11-9, em partida realizada na piscina dos portuenses.

A precisar de vencer para levar a decisão para a “negra”, os fluvialistas nunca estiveram na frente do marcador, cabendo aos paredenses a liderança de início ao fim.

A formação do Vale do Sousa venceu o primeiro parcial por 3-1, passando a ganhar por 7-4 ao intervalo.

O Fluvial Portuense sagrou-se hoje campeão nacional feminino ao vencer, no segundo jogo da final, o Gondomar por 10-6, em partida realizada na Piscina Municipal de S. Cosme. No primeiro encontro, as fluvialistas tinham ganho por 7-4.

A precisar de vencer para levar a decisão para a “negra”, as gondomarenses, a jogarem em casa, ganharam o primeiro parcial por 2-1, mas as fluvialistas viriam a dar a volta no segundo parcial para 5-4.

O Fluvial Portuense venceu hoje, em casa, o Gondomar por 7-4, no primeiro jogo da final do Campeonato Nacional Feminino.

As fluvialistas começaram melhor o encontro com um golo solitário de Susana Costa no primeiro período. As gondomarenses reagiram da melhor forma no segundo período e protagonizaram a reviravolta no marcador com golos de Rafaela Duarte e Fátima Airosa.

A brasileira Nayara Figueira é a nova selecionadora nacional de natação sincronizada da Federação Portuguesa de Natação, sucedendo no cargo a Sandra Montes Ruiz. A treinadora, que iniciou as suas funções no passado dia 1 de maio, estará residente no Centro de Treino da Murtosa.

São conhecidos os nadadores convocados para a concentração de treino da Selecção Nacional Pré-Júnior, no dia 16 de maio, em Rio Maior.

Convocados: José Luz (NSCG); Ana Margarida Guedes (GCVR); Pedro Miguel Fernandes (VSC); Beatriz Cunha (Foca); Diogo Nunes (CFP); Inês (CAP); João Tinoco, José Freitas e Mateus Carvalho GDNVNF (GDNVNF); Sofia Gonçalves (LSC); Joana Amador (CGA); António Pinto (LSXXI); Inês Azevedo (CJSA); Jorge Silva (SCB); Sara Alves (ASSSCC); Afonso Sequeira (CNF); Bruna Simões (IDV); André Ruivo (ADBA); Carolina Marcelino e Rafaela Azevedo (SAD); Alexandra Frazão (CNA); Diogo Dantas, António Mendes, Raquel Tremoço e Ana Margarida Branco (SCP); Rodrigo Guerreiro (LDC); Miriam Marcos (CNOL); Diogo Teodoro (CNMAIA); Tiago Escada (AMINATA); e Maria Carolina Costa (FCP)

João Vaz estabeleceu um novo recorde da Europa de síndrome de down nos 200 bruços , na classe S21, durante o Campeonato Nacional de Verão de natação adaptada, que se realizou no último fim-de-semana na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim .

Inês Nunes é mais uma aventureira de sucesso que arriscou sair de Portugal para jogar num campeonato estrangeiro. Esta temporada, em Espanha, a jogadora portuguesa foi peça fundamental para levar o WP9802 a conquistar o título da 1.ª Divisão (equivalente à segunda divisão), garantindo a subida à Divisão de Honor (equivalente à divisão principal).

O Paredes conquistou hoje, pela primeira vez, a Taça de Portugal, ao vencer, na final, o CDUP/Liberty por 14-5, em jogo realizado na piscina do Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas.

Foram os universitários do Porto a começar melhor a partida, ganhando o primeiro parcial por 1-0. Os paredenses responderam no segundo parcial e deram a volta ao resultado, passando a vencer por 5-2.

Angélica André garantiu, na última madrugada, a melhor classificação portuguesa na etapa da Taça do Mundo FINA/HOSA de águas abertas em Cozumel, no México, ao ser 23.ª classificada entre 69 participantes.

O CDUP/Liberty e o Paredes garantiram o apuramento para a final da Taça de Portugal masculina, nas partidas das “meias” que se realizaram hoje na piscina do Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas.

Os universitários do Porto não sentiram dificuldades para bater o Técnico por 17-4, enquanto os paredenses venceram o Fluvial Portuense por 9-7.

A final disputa-se amanhã, pelas 15h00, em Santa Maria de Lamas.

 

Fichas de jogo:

Técnico, CDUP, Fluvial Portuense e Paredes garantiram o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal masculina, nas partidas dos “quartos” que se realizaram hoje na piscina do Colégio de Lamas, em Santa Maria de Lamas.

Durante a manhã, o Técnico derrotou a Associação Desportiva de Oeiras por 14-12 após grandes penalidades. No final do tempo regulamentar verificava-se uma igualdade a nove golos.

A Seleção Nacional de águas abertas, formada por quatro atletas, participa, este sábado, na quarta etapa da Taça do Mundo FINA/HOSA, que se realiza em Cozumel, no México, com o objetivo de “obter classificações nos 20 primeiros”, afirma José Machado, diretor-técnico nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação.