Fevereiro 2015

Qualificação em Coimbra, Rio Maior e FunchalA fase de qualificação do Campeonato Nacional de Longa Distância realiza-se este sábado nas piscinas de Coimbra (Zona Norte), Rio Maior (Zona Centro-Sul) e Funchal (Ilhas).

Haverá classificações separadas por prova, categoria e género, ficando apurados para a fase final as 10 melhores marcas da fase regional de 3000 metros de juvenis B femininos e masculinos, as quatro melhores marcas da fase regional de 5000 metros juvenis A femininos e masculinos e as três melhores marcas de cada uma das categorias nos 5000 metros juniores e seniores femininos e masculinos.

João Pina: “Sabia que era capaz!"No Campeonato Nacional de Inverno, o primeiro organizado pela Federação Portuguesa de Natação, João Pina tornou-se o primeiro atleta de natação adaptada a garantir os mínimos para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. “Alcançar o mínimo para os Jogos deixa-me orgulhoso de todo o trabalho que tenho desenvolvido com o meu treinador e equipa”, afirma o nadador da Gesloures, ao Foco d’Água, acrescentando que o facto de ser o primeiro dá-lhe “um extra motivacional”.

Daniel Marinho: “Atitude bastante competitiva”Daniel Marinho, treinador da Federação Portuguesa de Natação, considera que os nadadores da Seleção Nacional Pré-Júnior, que participaram no VII Meeting Internacional de Lisboa, que se realizou na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, tiveram “uma atitude bastante competitiva durante as provas”.

“Foi uma participação bastante positiva, com os nadadores a demonstrarem uma atitude bastante competitiva durante as provas, realçando-se o espírito de equipa criado entre todos os elementos”, afirma o responsável técnico.

Nos dois dias de competição, a seleção portuguesa marcou presença em 29 finais: (9 A e 20 B) e registou 63 novos recordes pessoais.

“Foi um bom teste como preparação para o Multinations Youth, que se realizará em março, no Jamor”, refere Daniel Marinho.

A seleção pré-júnior foi 13.ª classificada com 94 pontos, numa competição ganha pelos britânicos do Plymouth Leander.

Jorge Mota: “Portugal tem de competir a este nível”O selecionador masculino considera que “Portugal tem de competir mais a este nível”, como aconteceu no Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, em Tbilissi, Geórgia, disputado entre sexta-feira e domingo.

A Seleção Portuguesa venceu a Suíça por 13-7 e perdeu frente à Eslováquia por 15-6 e Geórgia por 21-3.

Os eslovacos venceram o Grupo com 9 pontos, seguidos dos georgianos com 6 pontos, de Portugal com 3 pontos e dos suíços na última posição sem pontos.

“Não deixa de ser uma participação positiva. Vencemos a Suíça e nos dois primeiros jogos tivemos muitos bons momentos”, afirma Jorge Mota, em jeito de balanço da participação portuguesa.

Miguel Pires: “Um pé já está em Belgrado, falta colocar outro”O selecionador feminino considera que Portugal tem “um pé em Belgrado-2016”, mas alerta que “falta lá colocar o outro”, em outubro.

Portugal, que venceu a Turquia por 14-7 e a Suíça por 27-4 e perdeu frente a França por 18-7, foi segundo classificado no Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, em Longwy, França, disputado entre sexta-feira e domingo, atrás da congénere francesa que somou 9 pontos e à frente das turcas com 3 pontos e das suíças sem pontos.

“Os objetivos que nos tínhamos propostos foram cumpridos, sabíamos que com nove pontos estávamos já apurados, mas que a França está neste momento num patamar superior ao nosso. Os seis pontos eram possíveis e foram alcançados. Um pé já está em Belgrado-2016, mas ainda falta lá colocar o outro, e em Outubro, cá em Portugal, queremos estar mais fortes para mostrarmos outros argumentos rumo à fase final”, afirmou Miguel Pires, em jeito de balanço da participação portuguesa.

Plymouth Leander vence, Seleção Pré-Júnior 13.ªO Plymouth Leander venceu coletivamente o VII Meeting Internacional de Lisboa, que se realizou na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, com a participação da Seleção Nacional Pré-Júnior.

Os britânicos, que não puderam contar com a lituana Ruta Meilutite devido a doença, somaram 1265 pontos. Sporting e Sport Algés e Dafundo foram segundo e terceiro classificados, respetivamente, com 496 pontos e 379 pontos. A seleção portuguesa pré-júnior foi 13.ª com 94 pontos.

Foram fixados 21 novos recordes do meeting, entre os quais dois por intermédio de Alexis Santos nos 200 estilos (2.05,40) e Diana Durães nos 400 livres (4.21,96).

Alan Vittoria (Velocity Swimming Club), com 819 pontos nos 100 livres (50,12), e Charlotte Atkinson (Plymouth Leander), com 805 pontos nos 100 mariposa (1.00,17), foram os nadadores com melhor performance.

ENTRY LIST DISPONÍVEL, MAIS DE 40 EQUIPASJá está disponível a entry list do VI Meeting Internacional da Póvoa de Varzim , cuja sexta edição se realiza nos dias 14 e 15 de fevereiro na Piscina Municipal, sob organização da Associação de Natação do Norte de Porto, em parceria com a autarquia local e Varzim Lazer.

Em competição vão estar 438 atletas (231 masculinos e 207 femininos) em representação de 41 equipas.

O Meeting Internacional da Póvoa de Varzim , após um interregno de quatro anos, está de regresso este ano. Permite a obtenção de mínimos para os Campeonatos do Mundo de piscina longa, que se realizam em Kazan (Rússia) no mês de agosto. Até ao momento, Diogo Carvalho (Galitos) e Alexis Santos (Sporting) são os únicos nadadores portugueses com “passaporte” para os Mundiais.

Quarteto pré-júnior bate recorde dos 4x100 estilosA Seleção Nacional pré-júnior estabeleceu hoje um novo recorde nacional de juvenis B nos 4x100 estilos masculinos, durante o VII Meeting Internacional de Lisboa, que se realizou na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, cuja vitória coletiva pertenceu aos britânicos do Plymouth Leander.

O quarteto português, formado por João Tinoco, Jorge Silva, Afonso Sequeira e José Luz, fixou um novo máximo nacional de juvenis B nos 4x100 estilos com o tempo de 4.06,39, superando o anterior máximo de 4.15,88 que pertencia a José Cavalheiro, Ricardo Macedo, Hugo Amorim e Miguel Carvalho desde 1996.

Foram fixados 21 novos recordes do meeting, entre os quais dois por intermédio de Alexis Santos nos 200 estilos (2.05,40) e Diana Durães nos 400 livres (4.21,96).

Gondomar vence Fluvial BO Gondomar venceu o Fluvial B por 10-8, em jogo da 8.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. Nas outras partidas, o líder CEAT bateu a Académica por 19-12 e garantiu o apuramento para a fase final, enquanto o Foca goleou o ADFE por 25-2.

Na Zona Sul, o líder Portinado derrotou o Técnico por 24-14 e apurou-se para a fase final, enquanto o Dramático de Cascais venceu o AD Oeiras por 14-11.

Resultados e classificações Zona Norte

Resultados e classificações Zona Sul

Portugal derrotado pela GeórgiaA Seleção Nacional sénior masculina foi hoje derrotada pela Geórgia por 21-3 (4-1, 7-1, 4-0, 6-1), em jogo da 3.ª jornada do Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, em Tbilissi, Geórgia, terminando no terceiro lugar.

A equipa das quinas sentiu muitas dificuldades durante todo o encontro, não conseguindo evitar um desaire por números expressivos. Os golos portugueses foram apontados por Maxim Secrieru, Pedro Sousa e Rui Ramos.

“As coisas não correram bem, pior do que o jogo de ontem [Eslováquia]. Jogámos num ambiente hostil e com casa cheia. Tivemos dificuldades em controlar o ataque adversário e não conseguimos fazer o nosso jogo no ataque”, afirmou, no final do jogo, o selecionador Jorge Mota.

Portugal goleia Suíça e assegura segundo lugar no Grupo AA Seleção Nacional sénior feminina assegurou o segundo lugar no Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, que terminou hoje em Longwy, França, ao golear a Suíça por 27-4 (4-2, 9-2, 7-0, 7-0) na 3.ª jornada.

A equipa das quinas não sentiu dificuldades frente à congénere suíça, construindo um resultado avolumado. Os golos portugueses foram apontados por Ana Rita Pereira (1), Mariana Sarmento (3), Inês Nunes (2), Ana Rute Estorninho (5), Fátima Airosa (3), Elisabete Matos (3), Aurelie Mariani (1), Susana Costa (3) e Inês Braga (6).

“Foi um jogo sem dificuldades, no entanto exigia-se níveis de concentração para podermos estar bem em níveis técnicos e táticos. Apesar de estramos algo adormecidos, a seguir conseguimos cumprir”, afirmou, no final do encontro, Miguel Pires.

Angélica André no top-10 da etapa na ArgentinaAngélica André garantiu, na última madrugada, a melhor classificação portuguesa na maratona Patagones-Viedma de 10km, na Argentina, a primeira etapa da Taça do Mundo da FINA/Hosa, ao ser 10.ª classificada, entre 38 participantes, com o tempo de 2:08.40,28. A prova foi ganha pela italiana Rachele Bruni com 2:02.58,35, seguida da chilena Kristel Kobrichi e da argentina Cecilia Biagioli. A portuguesa Vânia Neves foi 14.ª com o registo 2:11.15,90.

Em masculinos, Vasco Gaspar foi o melhor português em prova ao classificar-se no 15.º lugar, entre 51 participantes, com o tempo de 1:57.49,10. Rafael Gil foi 26.º com 1:58.10,72. A prova foi ganha pelo italiano Simone Ruffini, seguido dos brasileiros Alan do Carmo e Diogo Andrade.

Para David Ferro, treinador da Federação Portuguesa de Natação, “os objetivos foram cumpridos ao serem conseguidas três posições entre os 20 primeiros, numa prova difícil com o vento contra”.

Ruta adoeceInfelizmente, Ruta Meilutite não chegou a Lisboa. Jon Rudd, técnico principal e chefe da delegação do Plymouth Leander, chegou com a sua equipa a Lisboa nesta tarde de sexta-feira portador de noticias menos boas da nadadora lituana, que adoeceu esta semana.

Portugal perde frente a FrançaA Seleção Nacional sénior feminina foi hoje derrotada por 18-7 (2-2, 6-0, 4-3, 6-2) frente a França, em jogo da 2.ª jornada do Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, que está a decorrer em Longwy, França.

A equipa das quinas contrariou o favoritismo das adversárias no primeiro tempo, ao conseguir empatar a dois golos, mas viria no segundo parcial a ceder ao poderio francês, sofrendo seis golos sem resposta. Apesar da boa réplica das portuguesas nos restantes períodos, a seleção da casa garantiu o triunfo por 18-7. Os golos portugueses foram apontados por Mariana Sarmento (3), Inês Nunes (2), Aurelie Mariani (1) e Inês Braga (1).

“A França tem um ritmo competitivo muito superior ao nosso. Conseguimos equilibrar o jogo em muitos momentos, mas não os suficientes para jogar o jogo até ao fim. Para pensarmos em subir o nosso nível, precisamos de continuar a treinar forte, mas também a disputar mais jogos de intensidade competitiva elevada”, afirmou, no final do jogo, o selecionador Miguel Pires, acrescentando que Portugal “deve continuar a realizar muitos intercâmbios com países mais fortes”.

Na outra partida do Grupo A, a Turquia goleou a Suíça por 24-5.

Eslováquia derrota PortugalA Seleção Nacional sénior masculina foi hoje derrotada pela Eslováquia por 15-6 (4-2, 3-1, 4-0 e 4-3), em jogo da 2.ª jornada do Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, que está a decorrer em Tbilissi, Geórgia.

Apesar dos eslovacos se superiorizarem em todos os parciais, os portugueses estiveram aguerridos, criando dificuldades ao seu adversário, essencialmente na parte inicial da partida.

“Sabíamos que íamos encontrar uma equipa muito forte. Demonstrámos ter união de equipa, sacrifício e lutámos até ao fim”, afirmou, no final do encontro, o selecionador Jorge Mota.

Os golos portugueses foram apontados por Rui Moreira (3), Maxim Secrieru (1), Tiago Paraty (1) e Jorge Lopes (1).

Convocados para o Open MediterranéeSão conhecidos os nadadores convocados para representar Portugal no 4.º Meeting Open Mediterranée, em Marselha, de 6 a 8 de março.

Convocadas para estágio em CorucheSão conhecidas as atletas convocadas para o estágio da Seleção Nacional juvenil, que se realiza em Coruche de 19 a 22 de fevereiro.

Convocadas: Beatriz Gama e Marta Costa (Ovar Sincro); Mariana Teixeira, Laura Cunha e Telma Teixeira (Foca); Carolina Nogueira, Filipa Coelho, Francisca Fonseca e Solange Cardoso (Gesloures); Sofia Guerreiro e Mafalda Mendes (Aminata)

As nadadoras Ana Beatriz Fernandes e Daniela Chambel, da Gesloures, estão convidadas a integrar o estágio durante o dia 21 de fevereiro

Convocados para Concentração IVSão conhecidos os nadadores convocados para a Concentração IV de águas abertas, agendada para os dias 16 e 17 de fevereiro na Póvoa de Varzim .

Convocados: Afonso Queiroga e Marina Sequeira (SFUAP); Angélica André (Fluvial Portuense); Alexandre Coutinho, Florbela Machado e Diogo Marques (Columbófila Cantanhedense); João Gil (Naval Amorense); Vânia Neves e Tiago Oliveira (Leixões); e Mário Bonança (Sporting).

Portugal arranca com triunfo frente à TurquiaA Seleção Nacional sénior feminina venceu hoje a Turquia por 14-7 (4-1, 3-2, 2-3, 5-1), em jogo da 1.ª jornada do Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, que está a decorrer em Longwy, França.

A equipa das quinas começou forte no primeiro parcial com um expressivo 4-1, mantendo uma vantagem confortável até ao último período onde “disparou” para um resultado final de 14-7. Os golos portugueses foram apontados por Ana Rita Pereira (1), Mariana Sarmento (1), Inês Nunes (4), Elisabete Matos (2), Aurelie Mariani (1), Inês Braga (4) e Naida Mariani (1).

O selecionador Miguel Pires considerou que “a equipa entrou muito focada no objetivo e sabia que podia ganhar o jogo se estivesse ao seu nível”. “Ganhámos o jogo defensivamente e em termos de ataque conseguimos, através de contra-ataques, provocar estragos na defesa turca. Parabéns às jogadoras pela entrega e concentração. Mantivemos a intensidade competitiva até ao fim”, acrescentou o técnico nacional.

Portugal entra a vencer frente à SuíçaA Seleção Nacional sénior masculina venceu hoje a Suíça por 13-7 (1-2, 1-1, 5-2, 6-2), em jogo da 1.ª jornada do Grupo A do primeiro Torneio de Qualificação para o Europeu de 2016, que está a decorrer em Tbilissi, Geórgia.

A equipa das quinas começou a perder o primeiro parcial por 2-1, mas viria a dar a volta no terceiro período, conseguindo uma vantagem confortável até ao apito final. Os golos portugueses foram apontados por Tiago Costa (2), Ricardo Ferreira (1), Pedro Sousa (1), Jorge Lopes (1), Rui Moreira (4) e Maxim Secrieru (4).

O selecionador Jorge Mota, que se estreou no comando da seleção portuguesa, considerou que a equipa mostrou-se “um pouco ansiosa e na expetativa nos primeiros parciais, mas depois conseguiu, em situações de contra-ataque e ataque organizado, dar a volta no resultado”.

Quarteto português na primeira etapa mundialA Seleção Nacional de águas abertas, composta por quatro nadadores, participa, este sábado, na maratona Patagones-Viedma de 10km, na Argentina, a primeira etapa da Taça do Mundo da FINA/Hosa que regista um número recorde de participantes: 83 inscritos.

Entre os nomes mais sonantes em prova constam os argentinos Cecilia Biagioli e Guillermo Bértola, o grego Spyros Gianniotis, o francês Damien Cattin Vidal, a alemã Angela Maurer ou a italiana Martina Grimaldi.

José Machado, diretor-técnico nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação, considera que a participação de Vasco Gaspar, Angélica André, Rafael Gil e Vânia Neves permite que estes “compitam ao mais alto nível e consigam colmatar algum ‘deficit’ deste tipo de preparação que se registou na época passada”.

Meeting de Lisboa com Ruta Meilutyte e recorde de atletasO VII Meeting Internacional de Lisboa, que se realiza no próximo fim-de-semana na piscina do Estádio Universitário de Lisboa, conta com a participação de várias figuras internacionais, como a lituana Ruta Meilutyte, campeã olímpica dos 100m bruços e atual recordista dos 50 e 100 bruços em piscina longa, numa edição com número recorde de participantes: 580 atletas (330 masculinos e 250 femininos) em representação 83 equipas.

Esta competição, organizada pela Associação de Natação de Lisboa e inscrita no calendário LEN e FINA, permite a obtenção de mínimos para os Mundiais de Kazan, que se realizam em agosto, cujo “passaporte” já foi adquirido por Diogo Carvalho e Alexis Santos .

O britânico Benjamin Proud, medalhado nos Europeus de Berlim do ano passado, os brasileiros Daiene Dias e Alan Vittoria e a seleção youth francesa são outras das figuras estrangeiras de destaque no evento lisboeta.

Seleção masculina espera “jogos difíceis”A Seleção Nacional sénior masculina espera por dificuldades no primeiro torneio de qualificação para o Europeu de 2016, que se vai realizar entre sexta-feira e domingo em Tbilissi, Geórgia.

Portugal ficou integrado no Grupo A, tendo como adversários a Geórgia, a Eslováquia e a Suíça, equipas que o conjunto das quinas defrontou no último torneio de apuramento para o Europeu de 2014.

“Neste primeiro torneio de qualificação, vamos jogar com equipas que já defrontámos anteriormente, pelo que podemos esperar jogos bastante difíceis, no entanto vamos procurar fazer o nosso melhor para trazer pontos para o segundo torneio”, afirma o selecionador Jorge Mota, que se vai estrear no banco do conjunto das quinas.

Seleção feminina quer “fazer o maior número de pontos”A Seleção Nacional sénior feminina tem fortes possibilidades de garantir o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2016, que terá lugar em Belgrado (Sérvia). Segundo o selecionador Miguel Pires, o objetivo no primeiro torneio de qualificação, que se realiza de sexta-feira a domingo em Longwy, França, é “fazer o maior número de pontos” para que em outubro, no segundo e derradeiro torneio que vai decorrer no nosso país, Portugal possa “carimbar o apuramento para o Europeu”.

“Temos trabalhado bem nesse sentido e as atletas estão motivadas. O nosso maior ‘handicap’ continua a ser a falta de contactos internacionais que nos permitam adquirir experiência e ficar a conhecer melhor os nossos adversários”, afirmou o responsável técnico.

A Seleção Portuguesa ficou integrada no Grupo A com as congéneres da França, Suíça e Turquia. A Ucrânia cancelou a sua participação.

Convocados para estágio de preparaçãoSão conhecidos os jogadores convocados da Seleção Nacional Sub-17 masculina que vai cumprir um estágio de preparação entre 14 e 17 de fevereiro, com local a definir. A equipa portuguesa vai participar, de 11 a 15 de março, na Holanda, no torneio de qualificação para os primeiros Jogos Europeus, considerados também como Campeonato da Europa da categoria júnior.

Convocados: Alexandre Serra e Carlos Cardoso (Académica); João Quaresma, Daniel Nunes e Gonçalo Barreto (CANRM); André Baltar Leite (Fluvial Portuense); Jorge Figueiredo e André Vieira (Naval Povoense); José Saraiva (CEAT); Manuel Augusto e Pedro Borges (Dramático de Cascais); Daniel Lavrador e Tomás Palma (Portinado); Pedro Rodrigues (V. Guimarães); Sérgio Magalhães (Gondomar); Henrique Silva, Tiago Dinis e João Pires (CNAc); João Sousa (Foca)

Convocadas para estágio de preparaçãoSão conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional Sub-17 feminina que vai cumprir um estágio de preparação entre 14 e 17 de fevereiro, com local a definir. A equipa portuguesa vai participar, de 11 a 15 de março, em França, no torneio de qualificação para os primeiros Jogos Europeus, considerados também como Campeonato da Europa da categoria júnior.

Convocadas: Alexandra Silva e Maria João Pinto (Lousada Séc. XXI); Inês Monteiro, Ana Rita Silva, Beatriz Cavaleiro e Patrícia Cardoso (Fluvial Portuense); Ana Beatriz Jardim (GDSC); Inês Moreira e Cláudia Costa (AACL); Ana Filipa Leal, Inês Tavares, Beatriz Pereira, Joana Pires, Manuela Freitas, Catarina Vieira e Maria Eduarda Leite (Gondomar); Jéssica Teixeira e Fabiana Duarte (CAP); Micaela Guerreiro e Iara Almeida (Arsenal 72)

Ana Leite perto do recorde nos 100 livresAna Leite ficou muito perto de bater o recorde nacional dos 100m livres no Euro Meet, que terminou hoje na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo.

A nadadora portuguesa foi quinta classificada na final A com o registo de 56,97, ligeiramente acima do recorde nacional absoluto de 56,80 que pertence a Sara Madeira desde 2008. A prova foi ganha por Nina Kost (SV Nikar Heidelberg) com 56,18. Na final B, Diana Durães foi 17.ª com 58,63. Em masculinos, Mário Pereira obteve também o quinto lugar na final A com o tempo de 51,18, superior ao máximo nacional absoluto de 0.49,50 na posse de Alexandre Agostinho desde 2009. O alemão Paul Biedermann venceu com 50,03. Na final B, Miguel Nascimento foi 17.º (52,44) e Luís Vaz 18.º (52,58).

Na final A dos 50m costas, Ana Leite foi igualmente quinta classificada ao registar a marca de 30,01, acima do recorde nacional de 0.29,40 que é de Marta Marinho desde 2010. A prova foi ganha por Laura Riedemann (Deutscher Schwimm-Verband) com 29,46. Na final B, Francisca Azevedo foi 13.ª (31,19). Em masculinos, Alexis Santos garantiu o sexto lugar na final A com 26,68, superior ao recorde nacional absoluto de 25,78 que está na sua posse desde 2013. A prova foi ganha por Carl Louis Schwarz (Deutscher Schwimm-Verband) com 25,66. Na final B, Gabriel Lopes foi 15.º (27,85).

ANNP vence Torneio Inter-RegionalA seleção da Associação de Natação do Norte de Portugal venceu hoje a primeira edição do Torneio Inter-Regional de Sub-17 masculino, que se disputou na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto, ao somar por vitórias os dois jogos disputados.

O conjunto nortenho derrotou a seleção da Associação de Natação do Alentejo/Associação de Natação do Distrito de Santarém por 11-7 e a seleção da Associação de Natação de Coimbra por 17-2. Na outra partida da competição, a equipa do Mondego bateu a formação alentejana/escalabitana por 13-10.

Jorge Figueiredo (ANNP) foi eleito o MVP do torneio e Alexandre Serra (ANC) foi considerado o melhor guarda-redes. João Sousa (ANNP) arrebatou o prémio de melhor marcador com nove golos.

O Torneio Inter-Regional, criado esta época pela Federação Portuguesa de Natação, foi organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal.

Inscrições: Recordes batidos!Ainda não começou e a sétima edição já bateu vários recordes do Meeting Internacional de Lisboa: os da participação.

A começar pelo número de atletas inscritos: 577! Equipas representadas: 82. Acrescentando as inscrições individuais (1692) e de estafetas (55), torna este Meeting o mais participado de sempre. Todos estes números aliados à qualidade competitiva esperada, colocorá este evento na prova de referência do ano de 2015 em território nacional.

Portugal apura-se para cinco finais AAna Leite, nos 50m costas e 100m livres, Alexis Santos , nos 50m costas, Mário Pereira, nos 100m livres, e Rita Frischknecht, nos 200m costas, apuraram-se hoje para as respetivas final A do Euro Meet, que termina esta tarde na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo.

Em femininos, Ana Leite garantiu a sexta melhor marca das eliminatórias dos 50m costas com 30,23. Francisca Azevedo foi 13.ª (30,98) e Rita Frischknecht acabaria por ser desclassificada. Em masculinos, Alexis Santos qualificou-se também com o sexto melhor registo em 26,94. Gabriel Lopes foi o quarto melhor júnior, 14.º absoluto (27,63) e Diogo Sousa foi 25.º (28,91).

Dramático de Cascais segue em frenteO Dramático de Cascais venceu fora o Gondomar por 17-3, em jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal em masculinos, seguindo para os oitavos-de-final da competição.

O Portinado desistiu da competição, permitindo o acesso direto da Académica à fase seguinte. Técnico, AD Oeiras, Coral, CEAT, ADFE e Foca ficaram isentos

Os jogos dos “oitavos” realizam-se a 7 de março já com a presença das equipas da 1.ª Divisão.

Alexis Santos soma segundo bronze, estafeta de prataAlexis Santos voltou hoje a conquistar uma medalha de bronze no segundo dia de competição do Euro Meet, que está a decorrer na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo.

Depois de na véspera ter sido terceiro nos 400m estilos, o atleta português repetiu a proeza na final A dos 200m estilos com o registo de 2.02,62, acima do recorde nacional absoluto de 1.59,39 na posse de Diogo Carvalho desde 2013, nadador que foi quarto classificado com 2.03,27. A prova foi ganha por Philip Heintz (Nikar Heidelberg) com 2.00,44 e Laszlo Cseh (Eger Swim Club) foi segundo com 2.00,68. Na final B, Tomás Veloso foi 12.º (2.07,90), Pedro Santos 13.º (2.08,37), Gabriel Lopes 14.º (2.09,68) e Diogo Sousa 18.º (2.11,52). Em femininos, Victoria Kaminskaya obteve o sexto lugar na final A com a marca de 2.18,77, acima do recorde nacional de 2.15,47 que pertence à nadadora desde 2013.

Gabriel Lopes e André Gonçalo Santos de ouroGabriel Lopes e André Gonçalo Santos conquistaram, esta manhã, as medalhas de ouro em juniores nos 200m estilos e 200m bruços, respetivamente, no segundo dia de competição do Euro Meet, que está a decorrer na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo.

Nos 200m estilos masculinos, Diogo Carvalho garantiu o apuramento para a final A com o melhor tempo das eliminatórias em 2.04,58, seguindo o mesmo caminho Alexis Santos com o quarto registo (2.05,48). Gabriel Lopes foi o melhor júnior com 2.09,36, equivalente ao 13.º lugar absoluto. Pedro Santos foi 14.º (2.09,69), Tomás Veloso 16.º (2.10,05) e Diogo Sousa 20.º (2.10,79). Em femininos, Victoria Kaminskaya qualificou-se para final A com a quinta melhor marca em 2.19,68. Ana Martins foi 66.ª (2.30,80), 17.ª júnior, e Madalena Azevedo 71.ª (2.31,61), 21.ª júnior).