Janeiro 2015

Recorde de participação garantido!Ainda sem dados definitivos por se encontrarem em processamento, é garantido neste momento a participação recorde no Meeting Internacional de Lisboa.

Comparativamente com a sexta edição, prevê-se um aumento de cerca de 25% em todos os números: atletas, clubes e inscrições em provas. Mais importante que isso, é o nível qualitativo dessa participação, com a formação de Plymouth Leander, da selecção jovem da Federação Francesa de Natação e de três atletas de topo internacional brasileiros, a garantirem conjuntamente com os melhores atletas nacionais um elevado grau competitivo.

Ben Proud do Plymouth no Meeting Internacional de LisboaA presença de mais um atleta de topo europeu foi confirmada pelo seu treinador principal, Jon Rudd.

Benjamin Proud é a nova sensação da natação britânica, após se ter sagrado vice-campeão europeu nos Campeonatos da Europa de Juniores nos 50m Mariposa, em 2013. No ano seguinte bateu os recordes nacionais de Inglaterra nos 50m livres (21.76) e 50m mariposa (22.93).

Nos jogos da Commonwealth em 2014 foi medalhista de ouro nessas mesmas duas provas, e nos Campeonatos da Europa de Berlin 2014, ganhou bronze nos 50m mariposa a nível individual, e ouro com a formação inglesa dos 4x100m estilos.

Presença internacional: 3 nadadores brasileiros no Meeting Internacional de LisboaTrês nadadores brasileitos, que se encontram em estágio de altitude em Sierra Nevada, irão marcar presença nesta edição do Meeting Internacional de Lisboa.

Entre eles encontra-se a mariposista Daiene Dias de 25 anos, finalista dos 100 mariposa e semi-finalista dos 50 mariposa nos Campeonatos do Mundo de Doha de piscina curta em Dezembro passado.

Igualmente presente nos mundiais de Doha, Alan Vittoria vem ao Meeting. Em Doha, Alan foi semi-finalista dos 50m livres, e finalista da formação da estafeta dos 4x100m livres.

Campeã olimpica e recordista mundial Ruta Meilutyte no Meeting Internacional de LisboaE a confirmação veio do seu treinador principal: Ruta Meilutyte irá marcar presença no VII Meeting Internacional de Lisboa!

Campeã olimpica dos 100m bruços, e actual recordista do 50 e 100m bruços em piscina longa, bem como nos 100m bruços em piscina curta, a lituana Ruta Meilutyte provocou sururu no mundo da natação quando nos Jogos Olimpicos de Londres em 2012, com 15 anos de idade, se sagrou a campeã olimpica mais jovem de sempre da modalidade.

Jon Rudd confirmou a presença deste fenómeno da natação, indo disputar as provas de 50m e 100m bruços, para além dos 50m e 100m livres.

Alexis Santos de bronze, Tamila no pódio júniorAlexis Santos conquistou a medalha de bronze nos 400m estilos do Euro Meet que se iniciou hoje na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo. Tamila Holub subiu ao pódio dos 800m livres no escalão de juniores.

O nadador português foi terceiro classificado nos 400m estilos com o registo de 4.25,47, acima do recorde nacional absoluto de 4.16,30 que lhe pertence desde 2013. A prova foi ganha por Jacob Heidtmann (Stadtwerke Elmshorn) com 4.21,73 e a medalha de prata foi para Kevin Wedel (SG EWR Rheinhessen-Mainz) com 4.25,31. Tomás Veloso terminou a prova no 17.º posto com 4.40,21.

Ainda na mesma distância, em femininos, Victoria Kaminskaya garantiu a melhor classificação portuguesa ao ser sétima com 4.53,66, acima do máximo nacional absoluto de 4.46,85 que está na sua posse desde o ano anterior. Madalena Azevedo foi 32.ª (5.ª júnior) com 5.09,99 e Ana Beatriz Martins 40.ª (8.ª júnior) com 5.11,62. A prova foi ganha pela húngara Zsuzsanna Jakabos (4.43,02), seguida das espanholas Mireia Belmonte (4.43,14) e Beatriz Gomez (4.45,03).

Gondomar recebe Dramático de CascaisO Gondomar recebe, este sábado, pelas 14h00, o Dramático de Cascais, no único jogo da primeira eliminatória da Taça de Portugal masculina. O Portinado desistiu da competição, permitindo o acesso direto da Académica à fase seguinte. Técnico, AD Oeiras, Coral, CEAT, ADFE e Foca ficaram isentos.

Sexta, 30/01/2015

Portugal quer “ganhar experiência competitiva”A Seleção Portuguesa, formada por 28 nadadores, participa, de hoje até agosto domingo, no Euro Meet, que se realiza na piscina olímpica da “Coque”, em Kirchberg, no Luxemburgo, onde poderão ser obtidos mínimos para os Mundiais de Kazan, em agosto próximo, cujo “passaporte” já foi adquirido por Diogo Carvalho e Alexis Santos .

À chegada ao Grão-Ducado, José Machado, diretor-técnico nacional (DTN), afirmou, à Rádio Latina, que o objetivo principal da comitiva lusa passa por “ganhar experiência competitiva” frente a outros nadadores europeus de renome, como o húngaro Lazslo Cseh, a espanhola Mireia Belmonte e o alemão Paul Biedermann.

Em competição vão estar 861 atletas em representação de 123 equipas de 25 diferentes países.

Fédération Française de Natation confirma presençaA Federação Francesa de Natação confirma a sua presença no VII Meeting Internacional de Lisboa.

Com uma selecção de jovens nadadores, a Federação Francesa confirma que se fará representar com um total de 19 atletas "Youth", raparigas de 2001 e rapazes de 1999.

Mais uma presença de peso para o Meeting Internacional de Lisboa, prometendo colocar bem alto o nível qualitativo e competitivo do evento. 

Plymouth Leander confirma presençaA primeira presença internacional confirmada é... Plymouth Leander

Para quem não conhece, esta equipa é um dos projectos do Reino Unido de maior sucesso. Com a entrada de Jon Rudd em 1988, o clube teve uma ascensão ao topo da natação britância em poucos anos, e criando as condições para atrair nadadores de topo quer britânicos quer de outras nacionalidades.

Jon Rudd confirmou a presença de uma formação numerosa, acima dos 40 nadadores, naquela que será a maior representação internacional, até à data, alguma vez presente no Meeting Internacional de Lisboa.

VII Meeting Internacional de Lisboa no EUL

O Meeting Internacional de Lisboa para a sua sétima edição, muda de local. Desta feita, é o Estádio Universitário de Lisboa que acolhe em 2015 o Meeting Internacional de Lisboa, colocando assim dentro da cidade que lhe dá o nome, a prova de elite de referência nacional e internacional.

Excelentes instalações para grandes eventos, o Estádio Universitário de Lisboa acolherá da melhor forma a elite da natação. Já com algumas pré-inscrições internacionais aguardando confirmação, esta edição do Meeting promete ser das mais competitivas da sua história.

José Freitas: “Sou muito rígido com horários”É um dos expoentes máximos da natação master em Portugal. Aos 51 anos, José Carlos Freitas é dono de vários máximos nacionais, bateu recordes europeus e já subiu ao lugar mais alto do pódio num Campeonato do Mundo.

Já passaram mais de 40 anos desde que entrou na piscina do Clube Fluvial Portuense para dar as primeiras braçadas. A tropa do pai levou-o para Luanda poucos anos depois, onde competiu pela primeira vez, em 1970, mas viria a regressar, um ano depois, ao clube de Lordelo do Ouro, onde se manteve até 1987, colocando um ponto final na sua carreira de nadador de competição por razões de saúde, poucas épocas depois de se ter sagrado campeão nacional absoluto dos 1500 livres.

FPN assina protocolo com Póvoa de Varzim e ANNPA Federação Portuguesa de Natação (FPN) assinou hoje um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (CMPV) e Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP). O acordo foi rubricado pelo presidente da FPN, António José Silva, pelo presidente da CMPV, Aires Pereira, e pelo presidente da ANNP, Aníbal Cabral Pires.

O protocolo prevê a utilização dos equipamentos desportivos para competições, estágios ou ações de formação da FPN, criando igualmente condições para o desenvolvimento da natação na Póvoa de Varzim , podendo potenciar o aparecimento de novos clubes no concelho.

A Piscina Municipal tem sido palco de importantes competições nacionais e regionais, acolhendo, nos dias 14 e 15 de fevereiro, o 6.º Meeting Internacional da Póvoa de Varzim , prova que permite a obtenção de mínimos para os Mundiais de Kazan, em agosto próximo.

Torneio Inter-Regional avalia jovens jogadoresO Torneio Inter-Regional de Sub-17 masculino, que se realiza no próximo fim-de-semana na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto, surge como “consequência do programa de desenvolvimento que a Federação Portuguesa de Natação implementou, esta época, para os escalões mais novos”, afirma Miguel Pires, diretor-técnico nacional (DTN) de polo aquático.

Esta primeira edição, cuja organização foi atribuída à Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP), é disputada pelas seleções regionais sub-17 de Coimbra , Alentejo e Norte de Portugal.

“Os objetivos de provas disputadas por associações territoriais é ver em competição os melhores atletas de uma determinada associação e poder usufruir disso para mais um momento de avaliação dos atletas com vista a uma integração futura na Seleção Nacional”, refere o responsável técnico da FPN.

“Esta época optámos por realizar esta prova para o grupo Sub-17, dado que teremos, dentro de sensivelmente um mês, o Torneio de qualificação para o Campeonato da Europa”, lembra Miguel Pires.

Convocados para Torneio de Qualificação em TbilissiSão conhecidos os jogadores convocados para representar a Seleção Nacional sénior masculina que vai participar no 1.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa, que se realiza de 6 a 8 de fevereiro em Tbilissi, na Geórgia.

Portugal ficou integrado no Grupo A, tendo como adversários a Geórgia, a Eslováquia e a Suíça, equipas que o conjunto das quinas defrontou no último torneio de apuramento para o Europeu de 2014.

A segunda ronda realiza-se na Rússia, Israel, França e Malta entre 9 e 11 de outubro.

A fase final do Europeu 2016 é em Belgrado (Sérvia).

MEETING DA PÓVOA DE VARZIM REGRESSA QUATRO ANOS DEPOISO Meeting Internacional da Póvoa de Varzim , após um interregno de quatro anos, está de regresso em 2015, cuja sexta edição se realiza nos dias 14 e 15 de fevereiro na Piscina Municipal, sob organização da Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a autarquia local e Varzim Lazer.

Natação integrada nas Olisipíadas em LisboaA Natação está integrada no leque das modalidades a disputar no âmbito dos Jogos de Lisboa, denominados de Olisipíadas, que regressam este ano à capital portuguesa.

Cerca de 30.000 crianças e jovens vão participar neste evento, cujo objetivo principal é dinamizar a atividade física e o desporto.

A iniciativa, cuja primeira edição teve lugar em 1987, mas esteve interrompida durante alguns anos, visa ser fator de união e integração entre todas as freguesias do concelho.

Os jogos são organizados pelo município, em parceria com as 24 freguesias, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal e diversas entidades desportivas, entre as quais a Federação Portuguesa de Natação, e dirigem-se aos jovens de todas as freguesias de Lisboa, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos.

Convocadas para Torneio de QualificaçãoJá são conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional sénior feminina que vai participar no 1.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa, que se vai realizar em Longwy, França, de 6 a 8 de fevereiro.

Convocadas: Ana Rita Ismael e Ana Rute Estorninho (Benfica); Inês Braga (Prato); Ana Rita Pereira e Fátima Airosa (Gondomar); Inês Nunes (WP9802); Janete Sousa, Aurelie Mariani, Mariana Sarmento, Catarina Reis, Naida Mariani, Elisabete Matos e Susana Costa (Fluvial Portuense)

Alexandre Agostinho quarto nos 50 livresAlexandre Agostinho foi hoje quarto classificado na final A dos 50m livres do Meeting Internacional de Uster, em Zurique, com o tempo de 22,57, depois de ter registado 22,60 nas eliminatórias com o quarto melhor tempo.

Gustavo Madureira foi quinto classificado com 22,64, após ter obtido a mesma posição nas eliminatórias com a mesma marca.

O recorde nacional absoluto de 21,64 está na posse de Alexandre Agostinho desde 2009.

Os 200m livres tiveram a participação de Gustavo Madureira que foi 11.º na final B com 1.52,26. O máximo nacional absoluto de 1.45,25 está na posse de Luís Vaz desde 2013.

Gustavo Madureira sexto nos 100 livresGustavo Madureira foi hoje sexto classificado na final A dos 100m livres do Meeting Internacional de Uster, em Zurique, com o tempo de 50,35, depois de ter igualado o seu recorde pessoal (50,15) nas eliminatórias com o sexto melhor registo.

Alexandre Agostinho nadou a final B da mesma distância, cumprindo a prova em 50,96 que equivaleu ao 10.º lugar. O recorde nacional de 47,64 está na sua posse desde 2009.

Madureira nada amanhã os 50 e 200 livres, enquanto Agostinho participa nos 50 livres.

Curso de Grau II de Treinadores arrancou em Rio MaiorO Curso de Grau II de Treinadores de Natação Pura, Natação Sincronizada e Polo Aquático, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Natação, arrancou em Rio Maior com a componente de Formação Geral, cuja abertura teve a cargo de Daniel Marinho, responsável pela Formação e diretor do curso.

A componente de formação específica de natação pura vai realizar-se em Lisboa e Porto, enquanto a de natação sincronizada apenas em Lisboa.

Benfica vence Arsenal 72O Benfica venceu hoje o Arsenal 72 por 23-3, em jogo da 8.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino. O clube lisboeta é terceiro classificado com 7 pontos, enquanto a equipa de Mem Martins segue na posição seguinte sem qualquer ponto somado.

Resultados e classificação

Convocados para etapa da ArgentinaSão conhecidos os convocados da Seleção Nacional que vai participar na etapa da Taça do Mundo de águas abertas, a ter lugar em Patagonia, Viedma, na Argentina. A maratona de 10km está agendada para 7 de fevereiro.

Após a competição, os atletas portugueses vão cumprir um estágio, entre os dias 9 e 15, no Centro de Alto Rendimento Desportivo de Buenos Aires.

Convocados: Rafael Gil (Naval Amorense); Vasco Gaspar (SFUAP); Angélica André (Fluvial Portuense); Vânia Neves (Leixões)

Portugal organiza Campeonato da Europa em 2016O Comité Paralímpico Internacional (IPC) atribuiu a Portugal a organização do Campeonato da Europa de natação adaptada de 2016. O evento irá realizar-se no Complexo Olímpico de Piscinas da Penteada, no Funchal (Madeira), entre 24 de maio e 4 de junho.

"Sendo a primeira vez que o país recebe um evento do International Paralympic Committee de natação, julgamos da maior pertinência para se constituir enquanto motor de desenvolvimento da prática desportiva e consequente aumento do número de nadadores com deficiência, assim como um afirmar de Portugal como organizador de grandes eventos desportivos com benefícios evidentes ao nível da economia do desporto”, afirma António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação.

Convocados para o Meeting de LisboaSão conhecidos os nadadores convocados para representar a Seleção Nacional Pré-Júnior no Meeting Internacional de Lisboa, que se vai realizar nos dias 7 e 8 de fevereiro no Estádio Universitário de Lisboa.

Convocados: José Luz (NSCG); Joana Amador e Maria Martins (CGA); Tomás Oliveira (DNMG); Inês Azevedo (CJSA); André Ruivo (ADBA); Afonso Sequeira (CNF); Bruna Simões (IDV); João Machado e Filipa Rodrigues (SFUAP); António Mendes, Ana Branco e Raquel Tremoço (Sporting); João Nunes (CFB); Eduardo Lopes (LDC); Carolina Marcelino (SAD); José Melo e Jorge Silva (SCB); Miriam Marques (CNOL); Ana Margarida Guedes (GCVR); Rui Matias (CFV); Inês Rocha (CAP); Pedro Fernandes (VSC); Beatriz Silva e Maria Carolina Costa (FCP); João Tinoco e Mateus Carvalho (GDNVNF); Alexandre Amorim (CLAMAS); Sofia Gonçalves (LSC); Joana Henriques (CAC); Diogo Teodoro (CNMAIA); e Sara Alves (ASSSCC).

Convocados para ações dos Sub-13 e Sub-15São conhecidos os jogadores sub-13 e sub-15 das associações do Alentejo e Santarém convocados para as ações promovidas pela Associação de Natação do Alentejo, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação, agendadas para os dias 22 e 23 de janeiro em Évora.

O DTR Vasco Vieira convocou:

Sub-13 - Francisco Castro, Nuno Cabral e Tiago Velhinho (Aminata); João Pinto e Tomás Costa (Búzios); e Miguel Brasão (CANRM);

Sub-15 - António Mendes, Rui Malta e Vasco Cecílio (Búzios); António Toscano, Daniel Coelho, Diogo Siquenique, Joaquim Fonseca, José Rodrigues e Tiago Pereira (CANRM); Artur Sales, Bruno Ascenção, Diogo Pinto, Goncalo Calçada, Joana Ascenção, João Gordo, Jorge Rosado, José Santos, Miguel Pereira, Pedro Gomes, Pedro Nunes e Tomás Vargas (Aminata)

CEAT, Fluvial B e Portinado vencemCEAT, Fluvial Portuense B e Portinado venceram os jogos da 7.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

Na Zona Norte, o CEAT bateu o Foca por 16-8 e o Fluvial B derrotou a Académica por 9-3.

Na Zona Sul, o Portinado ganhou ao Dramático de Cascais por 20-15.

A jornada fica completa com os encontros ADFE-Gondomar (5 janeiro, 15h00, Rio Tinto) e Coral-Técnico (1 fevereiro, 14h30, Coruche).

Fluvial derrota BenficaO líder Fluvial Portuense venceu o Benfica por 13-11, em jogo da 7.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino, enquanto o Gondomar goleou o Arsenal 72 por 22-6.

Resultados e classificação

Fichas de jogo:

Fluvial vence Povoense, Sporting sobe a terceiroO Fluvial Portuense venceu, na Senhora da Hora, o Naval Povoense por 18-8, no jogo mais importante da 12.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Os fluvialistas mantêm-se em segundo, com os mesmos pontos que o líder Paredes que recebeu e bateu o Vitória de Guimarães por 13-6.

O Sporting, ao golear o Lousada Séc. XXI por 25-10, subiu ao terceiro lugar, enquanto o CDUP/Liberty derrotou o CNAc por 13-9.

76 recordes no total, 24 na última sessãoForam estabelecidos 76 novos recordes nacionais no Open Internacional de Masters de Inverno, que terminou hoje no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, cuja última sessão ficou marcada pela queda de 24 máximos nacionais.

Os números são superiores relativamente à anterior edição, realizada em 2014 na Mealhada, onde foram batidos 41 recordes nacionais.

O Open Internacional de Masters de Inverno contou com a participação de 355 atletas (242 masculinos e 113 femininos) em representação de 46 equipas, oriundas da Ucrânia, Finlândia, Israel, Itália e Portugal.

Mais 18 novos recordes nacionaisCaíram mais 18 recordes nacionais durante a sessão da manhã do segundo dia de competição do Open Internacional de Masters de Inverno, que está a decorrer no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira. No total das jornadas, foram estabelecidos 52 novos máximos nacionais.

A sessão da tarde realiza-se a partir das 16h00.

O Open Internacional de Masters de Inverno conta com a participação de 355 atletas (242 masculinos e 113 femininos) em representação de 46 equipas, oriundas da Ucrânia, Finlândia, Israel, Itália e Portugal.

Convocados para o EuromeetSão conhecidos os convocados para representar a Seleção Nacional no Euromeet do Luxemburgo, que se realiza nos dias 30 de janeiro e 1 de fevereiro.

Convocados: Ana Leite (Ginásio de Vila Real); Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense); Ana Pinho Rodrigues (Associação Estamos Juntos); Diana Durães (FC Porto); Francisca Azevedo, Rita Frischknecht, Madalena Azevedo, Pedro Santos e Raquel Pereira (SAD); Victoria Kaminskaya (Pimpões); Ana Beatriz Martins e Luís Vaz (Famalicão); Guilherme Dias, Beatriz Ranito e Alexis Santos (Sporting); Tamila Holub (Sporting de Braga); Diogo Carvalho (Galitos); Diogo Sousa (Estrelas S. João de Brito); Mário Pereira e Tomás Veloso (CNAc); Miguel Nascimento (Portinado); Tomás Silva e João Ascensão (FC Porto); Alexandre Coutinho (Columbófila Cantanhedense); André Gonçalo Santos (Leixões); Gabriel Lopes (ALN); Guilherme Pina (Benedita); e João Gil (Naval Amorense)

DTN: José Machado

DT: Aurélien Gabert e Bruno Freitas

Treinadores convidados: Carlos Cruchinho (SCP), Luís Cameira (SCB)

Convocadas para estágio em CorucheSão conhecidas as nadadoras convocadas para o estágio da Seleção Nacional Absoluta que se vai realizar entre 13 e 17 de fevereiro em Coruche.

Convocadas: Ana Catarina Jesus (Ovar Sincro); Diana Gomes, Ana Raquel Azevedo e Ana Isabel Baptista (Foca); Filipa Anacleto e Maria do Carmo Martins (Aminata); Maria Beatriz Gonçalves, Bárbara Costa, Cheila Vieira, Maria Leonor Miranda e Maria Margarida Gonçalves (Gesloures)

DTN: Marta Martins

Treinadora FPN: Sandra Montes

Treinadora assistente: Mireia Bravo

Convocados para o Meeting de UsterSão conhecidos os convocados para o Meeting Internacional de Uster, na Suíça, que se realiza nos dias 24 e 25 de janeiro.

Convocados: Alexandre Agostinho (Portinado) e Gustavo Madureira (Académica)

Treinador convidado: Paulo Costa (Portinado)

Leonel Gomes: “Se não for treinar fico aborrecido”A água é um elemento em comum na vida de Leonel Gomes, como nadador e na atividade profissional que exerceu.

Começou a nadar no Clube Desportivo de Pedrouços, em Lisboa, quando tinha 12 anos, mas aos 14 “saltou” para o Sport Algés e Dafundo, onde foi campeão nacional, tendo sido orientado pelo técnico Hermano Patrone e participado em provas de velocidade e de rio, como a travessia entre Algés e a Trafaria.

A sua vida profissional, como marinheiro, levou-o para Moçambique quando tinha 34 anos e nesse país orientou a equipa do Desportivo de Moçambique. Regressou a Portugal dez anos depois e foi treinar o Desportivo da Cova da Piedade.

Após passar pelo Arsenal do Alfeite, recomeçou a nadar no Inatel, onde foi criado um grupo de nadadores de masters, para mais tarde voltar ao Sport Algés e Dafundo.

Desde então não tem parado: bate recordes atrás de recordes e conquista títulos nacionais, depois já ter sido campeão europeu e subido ao pódio em Mundiais.

34 novos recordes nacionais no arranqueO primeiro dia de competição do Open Internacional de Masters de Inverno, que arrancou hoje no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, ficou marcado pela obtenção de 34 novos recordes nacionais.

A cerimónia de abertura, realizada antes do início da competição, contou com a presença de várias individualidades, entre as quais o novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, acompanhado por António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação, e Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira.

A prova conta com a participação de 355 atletas (242 masculinos e 113 femininos) em representação de 46 equipas, oriundas da Ucrânia, Finlândia, Israel, Itália e Portugal.

“Portugal a Nadar” impulsiona abertura de piscinasO projeto “Portugal a Nadar” da Federação Portuguesa de Natação “criou as condições ideias” para a abertura das Piscinas Municipais de Tabuaço, afirmou o presidente da autarquia, Carlos Carvalho.

Cinco anos após a inauguração, reabriram-se, em dezembro passado, as portas das piscinas cobertas de Tabuaço, numa cerimónia em que se realizaram várias atividades de natação com os atletas do Ginásio Clube Vila Real e os instrutores da Portugal Aquatraining, bem como estiveram presentes o edil Carlos Carvalho, o presidente da Assembleia Municipal Leandro Macedo e um representante da Associação Regional da Natação do Nordeste.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, “sempre foi um dos grandes objetivos, com uma estrutura desta envergadura e qualidade, proporcionar a todos os tabuacenses a possibilidade de a usufruírem”, frisando a importância do acordo assinado, em dezembro, com a FPN: “Através do projeto Portugal a Nadar, com a Federação Portuguesa de Natação e o apoio da Associação Regional de Natação do Nordeste, reunimos as condições ideais em prol de uma resposta social que há tanto tempo a nossa população ansiava e, sem qualquer dúvida, merecia”.

Portinado em Coimbra na primeira eliminatóriaO Portinado, campeão nacional da 2.ª Divisão, desloca-se a Coimbra para defrontar a Académica na primeira eliminatória da Taça de Portugal masculina, ditou hoje o sorteio realizado na sede da Federação Portuguesa de Natação.

Entry list disponível para a prova de marJá está disponível a entry list da prova de mar na Baía de Câmara de Lobos, que se realiza no domingo, a partir das 10h30, nas distâncias 500 metros, 1500 metros e 3000 metros, no âmbito do Open Internacional de Masters de Inverno.

Esta prova tem o objetivo de promover a qualidade e a temperatura da água que, nesta altura do ano, ronda aproximadamente os 19 graus.

Programa de animação inclui passeios e arraialAlém do programa de provas do Open Internacional de Masters de Inverno, a organização promove vários eventos, como festas, passeios turísticos, arraiais e jantares, ao longo de todo o fim-de-semana em diversos locais da ilha da Madeira.

Esta quinta-feira, a partir das 19h00, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal, será servido um Madeira de Honra aos representantes de cada equipa participante na competição.

A cerimónia de abertura dos campeonatos é na sexta-feira, às 15h30, no Complexo de Piscinas do Funchal.

Prova de Mar na Baía de Câmara de LobosNo âmbito do Open Internacional de Masters de Inverno, realiza-se no domingo, a partir das 10h30, uma prova de mar na Baía de Câmara de Lobos, nas distâncias 500 metros, 1500 metros e 3000 metros, com o objetivo de promover a qualidade e a temperatura da água que, nesta altura do ano, ronda aproximadamente os 19 graus.

Prova transmitida por “live streaming”O Open Internacional de Masters de Inverno, que se realiza no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, na sexta-feira e sábado, será transmitido por “live streaming” através do site oficial da competição e do site da Federação Portuguesa de Natação.

A prova, organizada pela Associação de Natação da Madeira e Federação Portuguesa de Natação, conta com a participação de 355 atletas (242 masculinos e 113 femininos) em representação de 46 equipas, oriundas da Ucrânia, Finlândia, Israel, Itália e Portugal.

Mais de 350 nadadores na MadeiraO Open Internacional de Masters de Inverno, que se realiza no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal, na Madeira, na sexta-feira e sábado, conta com a participação de 355 atletas (242 masculinos e 113 femininos) em representação de 46 equipas, oriundas da Ucrânia, Finlândia, Israel, Itália e Portugal.

Na apresentação do evento, Avelino Silva, presidente da Associação de Natação da Madeira, considerou que esta organização, em conjunto com a Federação Portuguesa de Natação, “surge na perspetiva de promover o complexo de piscinas do Funchal”, bem como “servirá de teste para as próximas grandes competições, como o Open de Portugal que deverá trazer à Madeira, em julho, entre 800 a 900 nadadores”.

As provas iniciam-se na sexta-feira às 16h00 e no sábado às 09h30 e 16h00.

O juiz árbitro à prova é a internacional Dalila Lira.

Convocados para testes e avaliações em CampanhãSão conhecidos os convocados para testes e avaliações da Seleção Nacional Sub-17 masculina que se realizam no dia 17 de janeiro na Piscina Municipal de Campanhã.

Convocados: Alexandre Serra, Carlos Cardoso, João Santos e Tiago Pinheiro (Académica); Miguel Castro e Pedro Rodrigues (V. Guimarães); André Baltar Leite (Fluvial Portuense); Andre Vieira e Jorge Figueiredo (Naval Povoense); Pedro Borges, Manuel Augusto e Tiago Gomes (Dramático de Cascais); Ricardo Mendes (Sporting); Daniel Lavrador (Portinado); Rodrigo Rodrigues (Paredes); Daniel Nunes e João Quaresma (CANRM); Ruben Santos e Luís Abreu (AD Oeiras); Henrique Silva, João Pires e Tiago Dinis (CNAc); Sérgio Pinto e Tiago Lobão (Lousada Séc. XXI); Sérgio Magalhães (Gondomar); João Sousa (Foca); José Saraiva (CEAT); Tomás Palma e Vasco Silva (Portinado)

Francisca Azevedo: “Quero subir um degrau de cada vez”Fez história na piscina do Clube Fluvial Portuense ao conseguir bater um recorde nacional absoluto com 21 anos de existência. Francisca Azevedo, do Sport Algés e Dafundo, nadou a final dos 200 metros costas dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta em 2.11,56, superando o anterior máximo de 2.12,00 que pertencia a Ana Barros desde 1993.

AD Oeiras vence Portinado e assume liderançaA Associação Desportiva de Oeiras venceu hoje o Portinado por 17-16, em jogo da 6.ª jornada da Zona Sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, assumindo a liderança da competição com mais uma partida do que os algarvios. No outro encontro, o Coral bateu o Cascais por 11-7.

Na Zona Norte, o líder CEAT continua invencível depois de golear o ADFE por 30-4. O Gondomar derrotou, no seu reduto, a Académica por 13-10, enquanto Foca e Fluvial B empataram a sete golos.

Povoense vence em Guimarães e salta para terceiroO Naval Povoense venceu fora o Vitória de Guimarães por 14-12, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, ascendendo à terceira posição, por troca com o Sporting que foi derrotado no reduto do Fluvial Portuense por 15-8.

Benfica e Gondomar empatamO Benfica empatou a 11 golos frente ao Gondomar Cultural, em jogo da 6.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino.

Resultados e classificação

Ficha de jogo:

Benfica-Gondomar, 11-11

Entry list disponível para a MadeiraA entry list e a estatística de clubes do IX Open Internacional de Inverno de Masters, que se realiza nos dias 16 e 17 de janeiro no Complexo de Piscinas do Funchal (Madeira), já estão disponíveis.

Entry list

Convocadas para testes e avaliaçõesSão conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional Sub-17 que vão realizar testes e avaliações no Porto (piscina a designar), no dia 17 de janeiro.

Convocados para Concentração IIISão conhecidos os nadadores da Seleção Nacional de águas abertas convocados para a Concentração III agendada para os dias 24 e 25 de janeiro na Póvoa de Varzim .

Convocadas para estágio no Fluvial PortuenseSão conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional de seniores femininos para o estágio do próximo fim-de-semana (10 e 11 de janeiro) na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

Convocados para estágio em MadridSão conhecidos os jogadores convocados para representar a Seleção Nacional sénior masculina no estágio que se realiza em Madrid, de 19 a 22 de janeiro.

Morreu Mário Simas, o segundo olímpico portuguêsMorreu Mário Simas , o segundo olímpico na história da natação portuguesa. Participou nos 100 metros costas em Londres-1948, tendo sido 20.º com a marca de 1.12,8.

Fluvial Portuense arranca novo ano com goleadaO Fluvial Portuense protagonizou a maior goleada da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão ao vencer hoje, em Lousada, a equipa local por 36-9. O líder Paredes Rota dos Móveis, em jogo antecipado realizado a 19 de dezembro, bateu o CDUP/Liberty por 19-6.

Convocadas para concentração no Fluvial PortuenseSão conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional Feminina para a concentração (Testes e avaliações) nos dias 2 e 3 de janeiro de 2015, na Piscina do Clube Fluvial Portuense.