Dezembro 2014

Diogo Carvalho: “O mais importante é priorizar objetivos”Diogo Carvalho terá sido provavelmente o português que participou em mais competições no mês de dezembro: Campeonato do Mundo, Taça de Amesterdão, Campeonato Nacional Universitário e Campeonato Nacional Absoluto.

Convocados para estágio no JamorSão conhecidos os convocados para o primeiro estágio de preparação geral da Seleção Nacional Júnior que se vai realizar no Complexo de Piscinas do Jamor de 9 a 14 de janeiro de 2015.

Convocados para estágios zonaisSão conhecidos os nadadores convocados para os estágios zonais da Seleção Nacional Pré-Júnior que se vão realizar na Murtosa (Zona Norte), nos dias 10 e 11 de janeiro de 2015, e em Peniche (Zona Sul), nos dias 17 e 18 de janeiro de 2015. Estes estágios são promovidos pela Federação Portuguesa de Natação em colaboração com as Associações Territoriais.

Convocadas para estágio no Fluvial PortuenseSão conhecidas as jogadoras convocadas para o estágio da Seleção Nacional Feminina que se vai realizar no próxima sábado na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

José Machado: “É importante eliminar recordes com fatos e antigos”José Machado, diretor-técnico da Federação Portuguesa de Natação (FPN), considerou, no final dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que hoje terminaram na Piscina do Clube Fluvial Portuense, que “foi importante caírem muitos recordes pois permite eliminar os máximos que foram obtidos com os fatos de poliuretano e os mais antigo

Rafael Gil: “Estes campeonatos foram ótimos para mim”“Não estava mesmo nada à espera de conseguir os mínimos nos 1500 livres, que abre boas perspetivas para o ano de 2015 em piscina longa. Tenho ambição de conseguir a qualificação para os Jogos Olímpicos. Se não for em 2016, espero estar em 2020.

Carlos Almeida: “Dei bem a reviravolta”“Os campeonatos correram-me muito bem. Depois dos maus resultados obtidos na Taça de Amesterdão, dei bem a reviravolta a nível psicológico. Foi bom bater o recorde do José Couto nos 50 bruços

Francisca Azevedo bate recorde histórico dos 200 costasFrancisca Azevedo (Sport Algés e Dafundo) foi uma das principais figuras da última sessão dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que terminaram hoje na Piscina do Clube Fluvial Portuense, ao fazer cair um recorde com 21 anos de existência, numa jornada em que Rafael Gil (Naval Amorense) garantiu os mínimos para os Europeus de 2015 e que f

Alimentos entregues às paróquias de Lordelo do OuroForam hoje entregues os alimentos recolhidos na campanha de Natal promovida pela Federação Portuguesa de Natação (FPN), uma iniciativa inserida no movimento solidário a·braçada realizada em paralelo com os Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que estão a decorrer na piscina do Clube Fluvial Portuense.

João Ascensão bate recorde júnior dos 50 mariposaJoão Ascensão (FC Porto) estabeleceu hoje de manhã um novo recorde nacional de juniores de 18 anos nos 50 mariposa , no último dia de competição dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta que estão a decorrer na piscina do Clube Fluvial Portuense.

José Freitas: “Habituei-me ao cloro de manhã à noite”José Freitas cumpre hoje o seu último dia como treinador numa competição de natação.

FPN assina três protocolos de cooperaçãoA Federação Portuguesa de Natação (FPN) assinou hoje três protocolos de cooperação num dos intervalos da sessão das finais.

Candidatas aos JO realizam exibiçãoAntes da sessão das finais, a Seleção Nacional de natação sincronizada, formada por Diana Gomes, Ana Isabel Baptista e Bárbara Costa, realizou uma exibição de promoção da disciplina.

As três atletas, integradas no Centro de Treino na Murtosa, têm o objetivo de garantir o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016.

Ana Sofia Leite: “Tenho trabalhado muito para estas marcas”“Com os resultados de hoje, estes campeonatos estão a ser ainda melhor para mim. Tenho trabalhado muito para conseguir estas marcas.

Victoria Kaminskaya: “Sinto-me melhor esta época”"O facto de não me sentir a 100 por cento não significa que não esteja forte para bater recordes nacionais. Dei o máximo e acabei por conseguir mais um recorde nacional. Estes campeonatos estão a correr dentro das expetativas. Sinto-me melhor esta época do que nas anteriores com os treinos que estou a realizar no Centro de Treino de Rio Maior.

Três novos recordes nacionais absolutosTrês novos recordes nacionais absolutos, três de seniores e um máximo júnior foram estabelecidos hoje nos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que estão a decorrer na piscina do Clube Fluvial Portuense.

Quintanilha à frente nos 100 mariposa e 200 estilosNuno Quintanilha garantiu os melhores tempos das eliminatórias dos 100 mariposa e 200 estilos dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que estão a decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

Ana Sofia Leite: “Já são os meus melhores campeonatos de sempre”“É o primeiro recorde nacional absoluto que bato na minha carreira, concretizei um sonho. Além dos 50 costas

Victoria Kaminskaya: “Há que continuar a trabalhar mais e melhor”“Tinha o objetivo de bater o recorde nacional, mas sinto que não estou a 100 por cento, provavelmente pelo número de provas que fiz recentemente.

Angélica André: “Senti a força de nadar em casa”“Ainda queria melhor tempo, mas geri a prova de melhor maneira. Tive o apoio do público, da minha equipa. Senti a força de nadar em ‘casa’ que é também uma responsabilidade para incutir espírito de equipa com os mais novos”, afirmou Angélica André

Pedro Pinotes: “Reagi bem na ponta final”“Gostava de ter começado mais rápido. Entre os 400 e 500 metros comecei a sentir-me melhor e comecei a ficar próximo do Rafael Gil.

Cinco recordes absolutos, Diogo Carvalho faz “tri”Cinco novos recordes nacionais absolutos, cinco de seniores e três máximos juniores foram estabelecidos nos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que arrancaram hoje na piscina do Clube Fluvial Portuense, no dia em que Diogo Carvalho

Diogo Carvalho mais rápido em duas provasDiogo Carvalho foi hoje a principal figura da sessão da manhã dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que estão a decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense, ao garantir os melhores tempos das eliminatórias em duas provas.

Setúbal ganha corrida pela qualificação olímpicaA Federação Internacional de Natação (FINA) decidiu atribuir a Setúbal a maratona de águas abertas de qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016.

Numa organização conjunta entre Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal, a prova, de 10km, vai realizar-se em junho de 2016.

Campeonatos abrem portas aos Europeus de 2015Os Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que se realizam de sexta-feira a domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, contam com a participação de 393 atletas (239 masculinos e 154 femininos) em representação de 72 clubes e possibilitam a obtenção de tempos para os Europeus de 2015 em Israel, cujos mínimos foram até ao momento alcançados por

Sub-17 jogam na Holanda e FrançaA Seleção Nacional Sub-17 masculina vai disputar na Holanda o torneio de qualificação para os primeiros Jogos Europeus, enquanto a equipa feminina desloca-se a França, ditou o sorteio realizado hoje no Luxemburgo.

Em masculinos, Portugal ficou integrado no Grupo A, tendo como adversários a Grécia, Ucrânia, Bielorrússia, Eslovénia e Holanda.

FPN promove campanha de recolha de alimentosA Federação Portuguesa de Natação promove, durante os Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que se realizam na Piscina do Clube Fluvial Portuense entre sexta-feira e domingo, uma campanha de Natal de recolha de alimentos, iniciativa inserida no movimento solidário a·braçada.

Inês Fernandes brilhou em 2013Inês Fernandes foi a principal figura dos Campeonatos Nacionais de piscina curta em 2013, que se realizaram em Felgueiras. A nadadora do Sporting estabeleceu, ao longo de três dias, cinco novos recordes nacionais, um de absolutos (100m estilos) e quatro de juniores (100m estilos, 50m costas

Inscrições do curso de Grau II até 4 de janeiroO prazo de inscrições do curso de treinadores de Grau II de natação pura, natação sincronizada e polo aquático foi alargado até 4 de janeiro de 2015.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar o curso durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores.

A Bola TV transmite finais em diretoAs finais dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que se realizam de sexta-feira a domingo na Piscina do Clube Fluvial Portuense, serão transmitidas em direto, pela primeira vez, pela A Bola TV (canal Meo).

Entry list e estatística de clubes disponíveisA Entry List e a estatística de clubes dos Campeonatos Nacionais Absolutos de piscina curta, que se realizam de sexta-feira a domingo, na piscina do Clube Fluvial Portuense, já estão disponíveis.

Entry list

Universidade do Porto campeã nacionalA Universidade do Porto (UP) sagrou-se, este domingo, campeã nacional universitária de piscina curta, nos campeonatos disputados na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos.

Seis novos recordes batidos no Torneio ZonalSeis novos recordes nacionais foram batidos no Torneio Zonal de Juvenis (Norte) que se realizou entre sexta-feira e domingo na Piscina Municipal de Estarreja, sob organização da Associação de Natação de Aveiro.

Trio português à porta do pódioCarlos Almeida, Pedro Oliveira e Victoria Kaminskaya classificaram-se na quarta posição nas finais dos 50 bruços

CEAT vence Gondomar e reforça liderançaO CEAT venceu, em casa, o Gondomar por 18-9, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, e reforçou a liderança na Zona Norte. O Foca derrotou a Académica por 13-8 e subiu ao terceiro lugar.

Na Zona Sul, AD Oeiras e Coral empataram a 14 golos.

Portugal apura-se para seis finaisPortugal apurou-se esta manhã para seis finais A na Taça de Amesterdão, prova que possibilita a obtenção de mínimos para os Mundiais de piscina longa de 2015, em Kazan (Rússia).

Povoense trava campeão ParedesO Naval Povoense infligiu a primeira derrota ao campeão Paredes, por 10-9, em jogo da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

Os paredenses partilham agora a liderança com o Fluvial Portuense que goleou, em casa, o CDUP/Liberty por 21-4.

Fluvial goleia Arsenal 72O Fluvial Portuense goleou hoje o Arsenal 72 por 28-2, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino.

Resultados e classificações

Ficha de jogo:

Pedro Oliveira de prata nos 100 costas com novo recordePedro Oliveira conquistou hoje a medalha de prata na final dos 100m costas

Diogo Carvalho com mínimos para Mundiais e Projeto olímpicoDiogo Carvalho garantiu esta manhã, na Taça Amesterdão, os mínimos nos 200m estilos para os Mundiais de 2015 e para o Projeto Olímpico de 2016.

Portugal conquista quatro medalhas no arranqueA Seleção Nacional conquistou quatro medalhas, duas de ouro e duas de prata, na Taça de Amesterdão (Holanda), competição que se iniciou hoje e possibilita a obtenção de mínimos para os Mundiais de piscina longa de 2015, em Kazan (Rússia).

Portugal apura-se para quatro finaisPortugal apurou-se esta manhã para quatro finais A na Taça de Amesterdão, prova que possibilita a obtenção de mínimos para os Mundiais de piscina longa de 2015, em Kazan (Rússia).

Nacionais na Piscina da Senhora da HoraOs Campeonatos Nacionais Universitários de piscina curta realizam-se no próximo domingo, a partir das 14h00, na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos. Em competição vão estar 144 atletas (91 masculinos e 53 femininos) em representação de 14 instituições de ensino superior.

Mínimos para Kazan em perspetivaA Seleção Nacional Absoluta, formada por nove nadadores, participa, de sexta-feira a domingo, na Taça de Amesterdão, prova que possibilita a obtenção de mínimos para os Mundiais de piscina longa de 2015, em Kazan.

Curso de Classificadores Desportivos em fevereiroA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, em fevereiro, um curso de Classificadores Desportivos de Natação, no âmbito da disciplina de natação adaptada. A componente teórica tem lugar no Jamor e a componente prática é em Vila Franca de Xira.

O prazo de inscrições termina no dia 20 de janeiro de 2015.

Convocados da Seleção Absoluta masculinaJá são conhecidos os jogadores convocados para participarem no estágio da Seleção Nacional Absoluta masculina, que se realiza entre os dias 26 e 28 de dezembro na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

Curso de Treinadores de Grau II em janeiro e fevereiroA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015, um curso de Treinadores de Grau II de natação pura, natação sincronizada e polo aquático, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores.

Os aderentes ao projeto Portugal a Nadar pagam 50% do valor.

Nesta edição da "Modalidades" Alexis Santos fala da sua experiência no CAR de Barcelona onde se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Temos também um balanço, feito pelo seu treinador no SCP, do trabalho realizado pelo atleta.

Belenenses campeão masculinoO Belenenses conquistou o título nacional masculino de clubes da 3.ª Divisão, que se disputou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Ponte da Barca, e ascendeu ao segundo escalão nacional.

A equipa da cruz de Cristo somou 308 pontos, seguida do Bairro dos Anjos/Bomcar (245), Benedita (226) e Bombeiros Estoris (226) que também ascendem de divisão.

Belenenses campeão femininoO Belenenses conquistou o título nacional feminino de clubes da 3.ª Divisão, que se disputou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Ponte da Barca, e ascendeu ao segundo escalão nacional.

A equipa da cruz de Cristo somou 293 pontos, seguida do Fluvial Portuense (289), Tavira Natação (269) e Pimpões/Cimai (251) que também ascendem de divisão.

CEAT vence Fluvial B e lidera isoladoO CEAT venceu hoje fora o Fluvial B por 12-4, em jogo da 4.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, assumindo isolado a liderança da competição.

A Académica recebeu e bateu a AD Ferraria por 18-8, enquanto o Foca deslocou-se a Rio Tinto e ganhou ao Gondomar por 11-7.

DTN considera participação portuguesa “bem conseguida”José Machado, diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação, considera que a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de piscina curta, que hoje terminou em Doha, “foi bem conseguida, já que Portugal conseguiu, tal como definimos como objetivo, três classificações no top-16”.

Carlos Almeida de prata nos 200 bruçosCarlos Almeida conquistou a medalha de prata na final A das 200 jardas de bruços nos Campeonatos Nacionais Universitários de Inverno dos Estados Unidos, que decorreram em Greensboro.

Torres Novas campeão masculinoO CN Torres Novas conquistou o título nacional masculino de clubes da 4.ª Divisão, que se disputou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Ponte da Barca, e ascendeu ao terceiro escalão nacional.

CN Faro campeão femininoO Clube Natação de Faro conquistou o título nacional feminino de clubes da 4.ª Divisão, que se disputou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Ponte da Barca, e ascendeu ao terceiro escalão nacional.

As algarvias somaram 246 pontos, seguidas do CN do Montijo e Sporting de Aveiro (243) e CN Valongo (242) que também sobem de divisão.

Diogo Carvalho 16.º nos 200 mariposaDiogo Carvalho foi 16.º classificado nos 200 mariposa do Campeonato do Mundo de piscina curta que hoje termina em Doha (Qatar), finalizando a participação portuguesa na competição.

Paredes passa em AlvaladeO Paredes venceu hoje, em Alvalade, o Sporting por claros 17-7, em jogo da 8.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, mantendo-se isolado na liderança.

Nas outras partidas realizadas este sábado, o Fluvial Portuense recebeu e bateu o Vitória de Guimarães por 10-6, enquanto o CNAc foi a Lousada derrotar a equipa local por 12-10.

Belenenses e Fluvial Portuense lideramO Belenenses lidera em masculinos o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão, que está a decorrer em Ponte da Barca, e em femininos partilha o topo da classificação com o Fluvial Portuense.

Em masculinos, a equipa do Belenenses soma 146 pontos, à frente do Bairro dos Anjos/Bomcar com 111, Bombeiros Estoris com 106 e Benedita com 105.

Fluvial derrota GondomarO Fluvial Portuense venceu hoje, em São Cosme, o Gondomar Cultural por 12-4, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino, assumindo a liderança da competição com menos uma partida do que as gondomarenses.

Resultados e classificações

Torres Novas e Valongo à frenteO Clube Natação de Torres Novas, em masculinos, e o Clube de Natação de Valongo, em femininos, lideram o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão após a sessão da manhã, que está a decorrer na Piscina Municipal de Ponte da Barca.

Carlos Almeida de prata nos 100 bruçosCarlos Almeida conquistou a medalha de prata na final A das 100 jardas bruços nos Campeonatos Nacionais Universitários de Inverno dos Estados Unidos, a decorrer em Greensboro.

Diogo Carvalho: “Poderia ter chegado ao sexto lugar”Diogo Carvalho igualou hoje a sua melhor classificação de sempre (7.º com 1.54,03) nos 200 estilos em finais de Mundiais de piscina curta, em Doha, mas admite que poderia ter “chegado na sexta posição”.

Diogo Carvalho sétimo na final dos 200 estilosDiogo Carvalho foi hoje sétimo classificado na final dos 200 estilos do Campeonato do Mundo de piscina curta, que está a decorrer em Doha (Qatar).

Diogo Carvalho na final dos 200 estilos com novo recordeDiogo Carvalho apurou-se hoje para a final dos 200 estilos do Campeonato do Mundo de piscina curta, que está a decorrer em Doha (Qatar), com novo recorde nacional absoluto.

Carlos Almeida sétimo nos 200 estilosCarlos Almeida foi sétimo classificado na final das 200 jardas estilos nos Campeonatos Nacionais Universitários de Inverno dos Estados Unidos, a decorrer em Greensboro.

O nadador português registou a marca de 1.46,05, depois de ter realizado 1.46,92 nas eliminatórias que equivaleu ao oitavo melhor tempo.

Títulos da 3.ª e 4.ª Divisão discutem-se em Ponte da BarcaOs Campeonatos Nacionais de clubes da 3.ª e 4.ª Divisão disputam-se este fim-de-semana na Piscina Municipal de Ponte da Barca.

Os quatro primeiros classificados do Nacional masculino e feminino da 3.ª Divisão ascenderão ao segundo escalão. Transitarão para o quarto escalão nacional os quatro últimos classificados.

Diogo Carvalho com mínimo Europeu e perto da finalDiogo Carvalho garantiu os mínimos para os Europeus de 2015 nos 400 estilos e ficou a 21 centésimos de se apurar para a final do Campeonato do Mundo de piscina curta, que está a decorrer em Doha (Qatar).

Ricardo Sousa: “Tive a sorte de pertencer a uma geração de talentos”O Paredes conquistou, na última temporada, o seu primeiro título de campeão nacional da 1.ª Divisão. Ao leme, um jogador-treinador: Ricardo Sousa.

Alexis Santos 32.º nos 100 costasAlexis Santos foi 32.º nas eliminatórias dos 100 costas do Campeonato do Mundo de piscina curta, que se iniciou hoje em Doha (Qatar).

Diogo Carvalho: “Aproximar-me dos recordes nacionais”Diogo Carvalho pretende aproximar-se dos recordes nacionais e tentar as melhores classificações possíveis no Campeonato do Mundo de piscina curta em Doha (Qatar).

Alexis Santos: “Concentrado para dar o meu melhor”Alexis Santos quer “dar o melhor” no Campeonato do Mundo de piscina curta, em Doha (Qatar), consciente da limitação que a lesão no ombro provocou neste início de temporada.

Plano estratégico disponível para consultaA Federação Portuguesa de Natação (FPN) disponibiliza, a partir de hoje, numa fase de auscultação pública, o Plano Estratégico da natação portuguesa 2014-2024.

José Machado aponta “três lugares no top-16”José Machado, diretor-técnico nacional da Federação Portuguesa de Natação, considera que se forem obtidas três classificações no top-16 no Campeonato do Mundo de piscina curta, que se realiza entre quarta-feira e domingo em Doha (Qatar), “será uma participação portuguesa bem sucedida”.

Foca soma primeira vitóriaO Foca somou hoje a primeira vitória na Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, ao golear fora a ADFE por 24-7, em jogo da 3.ª jornada da competição. Na frente, o CEAT bateu a Académica por 15-7, enquanto o Fluvial B derrotou o Gondomar por 10-4.

Sporting derrota Povoense e cimenta terceiro lugarO Sporting venceu, este sábado, em casa, o Naval Povoense por 10-9, em jogo da 7.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, e cimentou o terceiro lugar na tabela classificativa.

Na frente, o Paredes Rota dos Móveis goleou o Lousada Século por 34-7, enquanto o Fluvial Portuense recebeu e bateu o CNAc por 16-5.

Benfica goleia Arsenal 72O Benfica goleou hoje o Arsenal 72 por 22-5, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino. O encontro entre o CAP e o Gondomar não se realizou, em virtude da desistência da equipa pacense da competição. O Fluvial Portuense lidera a tabela classificativa com 6 pontos.