Novembro 2014

Convocados para a Amsterdam Swim CupJá são conhecidos os nadadores convocados para representar a Seleção Nacional na Amsterdam Swim Cup, que se realiza entre 12 e 14 de dezembro.

João Vital e Tamila Holub convocadosJoão Vital (Colégio Monte Maior) e Tamila Holub (Sp. Braga) foram convocados para representar Portugal na primeira edição da FINA Youth Programme, que se realiza entre 2 e 8 de dezembro em Doha, Qatar, no âmbito do Campeonato do Mundo de piscina curta.

Curso de Classificadores Desportivos em fevereiroA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, em fevereiro, um curso de Classificadores Desportivos de Natação, no âmbito da disciplina de natação adaptada. A componente teórica tem lugar no Jamor e a componente prática é em Vila Franca de Xira.

O prazo de inscrições termina no dia 20 de janeiro de 2015.

Convocados para Concentração IISão conhecidos os nadadores de águas abertas convocados para a Concentração II que se realiza nos dias 6 e 7 de dezembro no Jamor.

Madeira Islands Ultra SWim em 2015O projeto "Madeira Islands Ultra SWim", que consiste na realização de uma longa travessia a nado, a realizar-se em setembro de 2015, foi apresentado no Funchal. A prova, numa distância de 42 quilómetros, tem início na Ilha do Porto Santo e final na Ilha da Madeira (Ponta de São Lourenço).

Campeonato Natação Madeira - OutonoDe 28 a 30 de Novembro, a Associação de Natação da Madeira vai levar a efeito o "Campeonato Natação Madeira - Outono".

Esta prova realizar-se-á no Complexo de Piscinas Olímpicas do Funchal.

Regionais Absolutos em Paços de FerreiraA Piscina Municipal de Paços de Ferreira acolhe, de sexta-feira a domingo, os Campeonatos Regionais de Absolutos de piscina curta da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Em competição vão estar 215 atletas (126 masculinos e 89 femininos) em representação de 16 clubes.

Objetivos propostos “foram atingidos”, diz Manuel PereiraManuel Pereira, presidente da Associação de Natação de Aveiro (ANA), considera que os objetivos propostos para o 1.º Congresso Internacional de natação sincronizada, que se realizou no passado fim-de-semana na Mealhada, “foram atingidos”.

Portugal joga na Geórgia e FrançaA Seleção Nacional sénior masculina vai disputar a primeira ronda de apuramento para o Europeu de 2016 na Geórgia, enquanto a equipa feminina desloca-se a França, ditou o sorteio realizado em Barcelona.

Portinado derrota CascaisO Portinado venceu o Dramático de Cascais por 18-14, no único encontro realizado da 2.ª jornada da Zona Sul do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão. Na Zona Norte, CEAT e Fluvial B mantêm-se invencíveis.

Paredes derrota Fluvial e lidera isoladoO Paredes Rota dos Móveis venceu hoje, em casa, o Fluvial Portuense por 12-11, em jogo da 6.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, isolando-se na liderança da competição.

 

Gondomar e Fluvial Portuense vencem

O Gondomar Cultural e o Fluvial Portuense venceram, respetivamente, o Arsenal 72 por 27-5 e o Benfica por 11-6, em jogos da 2.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino. O Clube Aquático Pacense folgou.

Curso de Treinadores de Grau II em janeiro e fevereiroA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015, um curso de Treinadores de Grau II de natação pura, natação sincronizada e polo aquático, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores.

Carlos Almeida quinto nas 200 jardasCarlos Almeida foi quinto classificado na final A das 200 jardas do Arena Grand Prix dos Estados Unidos, que está a decorrer no Centro Aquático Universitário de Minneapolis.

O nadador do Cardinal Aquatic nadou a distância em 1:55.23, depois de ter registado 1:57.11 nas eliminatórias. O vencedor foi BJ Johnson com 1:53.80.

Convocados para o Mundial de piscina curtaSão conhecidos os nadadores convocados para representar a Seleção Nacional no Campeonato do Mundo de piscina curta, que se realiza em Doha, Qatar, entre 3 e 7 de dezembro.

Carlos Almeida quinto na final das 100 jardasCarlos Almeida foi quinto classificado na final A das 100 jardas do Arena Grand Prix dos Estados Unidos, que está a decorrer no Centro Aquático Universitário de Minneapolis.

O nadador do Cardinal Aquatic nadou a distância em 53.18, depois de ter registado 53.94 nas eliminatórias. O vencedor foi o brasileiro Felipe Lima com 52.58.

Bárbara Costa: “Mudança radical na minha vida”O sonho mora na Murtosa. As quatro atletas que residem no Centro de Treino, recentemente inaugurado, ambicionam fazer história na natação sincronizada portuguesa e marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2016.

Manuel Pereira: “Congresso é um momento único”O Cineteatro Municipal Messias, na Mealhada, vai acolher, no próximo fim-de-semana, o 1.º Congresso Internacional de natação sincronizada, que pretende proporcionar uma reflexão e uma partilha de conhecimentos e saberes sobre esta disciplina.

CEAT goleia ADFEO CEAT protagonizou a maior goleada da 1.ª jornada da fase zonal do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, ao bater o ADFE por 35-9.

Resultados e classificações (Zona Norte)

Gondomar derrota BenficaO Gondomar Cultural venceu, em casa, o Benfica por 9-7, em jogo da 1.ª jornada do Campeonato Nacional Feminino, enquanto o Fluvial Portuense goleou o CAP por 28-5. O Arsenal 72 folgou.

Resultados e classificações

Convocados para a Concentração IJá são conhecidos os nadadores convocados para a Concentração I, no Jamor*, que se realiza entre os dias 21 e 23 de novembro.

Última oportunidade para os MundiaisO 3.º Open Vale do Sousa, que se realiza este fim-de-semana na Piscina Municipal de Felgueiras, apresenta-se como a última oportunidade de obtenção de mínimos para o Campeonato do Mundo de piscina curta em Doha, Qatar, entre 3 e 7 de dezembro.

Recordes de estafetas, Diogo Carvalho com mínimo para EuropeuForam estabelecidos novos recordes nacionais de seleção no 1.º Meeting Internacional do Algarve, que terminou hoje na piscina de Vila Real de Santo António, com Diogo Carvalho a garantir os mínimos para os Europeus de 2015 nos 200 estilos.

Diogo Carvalho com mais vitórias no primeiro diaDiogo Carvalho foi o nadador em maior destaque no primeiro dia de competição do 1.º Meeting Internacional do Algarve, que está a decorrer em Vila Real de Santo António, ao somar quatro vitórias individuais e uma em estafeta.

Sporting vence Lousada e sobe ao terceiro lugarO Sporting goleou fora o Lousada Século XXI por 24-6, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, e subiu ao terceiro lugar, por troca com o Naval Povoense derrotado no terreno do Fluvial Portuense por 15-5.

Gualdim Pais e FC Ferreiras primeiros em BragançaGualdim Pais (210 pontos) em masculinos e FC Ferreiras (175 pontos) em femininos venceram a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que se realizou este fim-de-semana na Piscina Municipal de Bragança.

Fluvial vence Sporting em AlvaladeO Fluvial Portuense venceu, em Alvalade, o Sporting por 17-15, no jogo mais importante da 4.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão.

O Paredes goleou, em casa, o CNAc por 29-7, e ascendeu à liderança da competição, com os mesmos pontos que os fluvialistas.

Plano de Atividades e Orçamento aprovado por unanimidadeO Plano de Atividades e Orçamento para 2015 foi aprovado, este sábado, por unanimidade, na assembleia geral (AG) ordinária da Federação Portuguesa de Natação realizada no auditório do Centro de Estágios de Desportistas, na Cruz Quebrada. Estiveram presentes 29 delegados.

Qualificação define-se em BragançaA Piscina Municipal de Bragança é palco, este fim-de-semana, da Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão. São apuradas as 10 melhores equipas classificadas em masculinos e nove em femininos.