Outubro 2014

Angélica André no pódio dos 10kmAngélica André foi terceira classificada na prova de 10km da Madeira Island Internacional Swim Marathon, no Funchal, que se realizou este sábado. Em representação da Seleção Nacional, a nadadora cumpriu a distância olímpica em 2:12:26.28. A prova foi ganha pela francesa Charlyne Secrestat com 2:06:37.49.

Fluvial e Paredes goleiam adversáriosFluvial Portuense e Paredes, primeiro e segundo classificados do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, respetivamente, impuseram aos seus adversários as duas maiores goleadas da terceira jornada.

Ação sobre Nutrição no DesportoA Federação Portuguesa de Natação vai organizar uma ação de formação não presencial sobre “Nutrição no Desporto”. O prazo de inscrição termina dia 2 de novembro.

Convocados da Seleção NacionalJá são conhecidos os nadadores da Seleção Nacional convocados para o I Meeting Internacional do Algarve, que se realiza nos dias 8 e 9 de novembro em Vila Real de Santo António.

Primeira edição com 150 nadadoresA Seleção Nacional, formada por oito nadadores, vai participar, no próximo sábado, na prova Madeira Island Internacional Swim Marathon, no Funchal.

Segundo David Ferro, diretor-técnico nacional adjunto, “o objetivo será sempre o de superação e alcance dos melhores resultados possíveis”, ressalvando que “esta será a primeira prova de águas abertas neste primeiro macrociclo e como tal a avaliação do estado de preparação dos praticantes será o ponto principal a analisar em competição”.

Esta primeira edição contará com a participação de 150 atletas, 66 dos quais estrangeiros.

Além da equipa nacional, a congénere francesa vai também marcar presença, entre os quais se destaca Axel Reymond, campeão da Europa dos 25km. O inglês Jack Burnell e o alemão Andreas Waschburger são outras das principais confirmações na prova madeirense.

A Madeira Island Internacional Swim Marathon é uma prova organizada pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com a Associação de Natação da Madeira e Federação Portuguesa de Natação.

A prova de 5km tem início às 09h15 e a de 10km às 14h30.

Angélica André: “Trabalhar arduamente para estar nos Jogos”Dá cartas em natação pura – é detentora dos recordes nacionais absolutos dos 800 e 1500 metros livres em piscina curta –, mas nos últimos anos especializou-se em águas abertas. Angélica André, que sonha participar nos Jogos Olímpicos, já conta com presenças em importantes competições internacionais.

Plano estratégico apresentado no PanathlonAntónio José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), apresentou recentemente, na reunião mensal de outubro do Panathlon Clube de Lisboa, o plano estratégico que tem vindo a ser posto em prática, visando o desenvolvimento da aprendizagem da natação em geral e da natação desportiva em particular.

Sandra Ruiz: “Um sonho olímpico que esperamos concretizar”

A treinadora Sandra Montes Ruiz, que abraçou o projeto lançado pela Federação Portuguesa de Natação, espera concretizar “o sonho olímpico” de colocar Portugal, pela primeira vez, nos Jogos, em 2016, no Rio de Janeiro, estando ciente das dificuldades da qualificação.

“É um sonho olímpico que esperamos concretizar com um dueto. Temos que trabalhar muito. Há muitos países que estão a trabalhar forte há mais tempo para poder estar nos Jogos Olímpicos. Nos pré-olímpicos estima-se que estejam 42 duetos, só se qualificam 22 países”, afirmou a técnica espanhola, de 28 anos, à margem da cerimónia de inauguração do primeiro Centro de Treino de natação sincronizada em Portugal, na Murtosa, no âmbito de um protocolo assinado entre a autarquia local, FPN e Associação de Natação de Aveiro.

Fluvial Portuense e Paredes descolamFluvial Portuense e Paredes Rota dos Móveis, finalistas da época transata, isolaram-se na liderança do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão. Na segunda jornada, realizada este sábado, os fluvialistas venceram o CDUP/Liberty por 21-8, enquanto os paredenses derrotaram o Naval Povoense por 14-12.

Centro de Treino com ambição olímpicaO primeiro Centro de Treino de natação sincronizada em Portugal foi inaugurado, esta sexta-feira, na Murtosa, no âmbito de um protocolo assinado entre a autarquia local, Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Associação de Natação de Aveiro (ANA), com o objetivo de colocar o nosso país representado, pela primeira vez nesta modalidade, nos Jogos Olímpicos,

Convocados para treino em Rio MaiorSão conhecidos os nadadores convocados da Seleção Nacional para a concentração de treino a 1 de novembro, em Rio Maior.

Convocados: Ana Neto (Fluvial Portuense), Carolina Guedes* (Sporting), Filipa Ruivo (ADBA), Florbela Machado* (Columbófila Cantanhedense), Francisca Azevedo (SAD), Paula Oliveira (FC Porto), Rita Frischknecht (SAD), André Carvalho (ADCCRIMM), Artiom Poliakov (ESJB), Diogo Sousa (ESJB), Gonçalo Carmo* (CNCVG), João Santos (ANAM), Pedro Bessa (CFV), Pedro Santos (SAD), Ricardo Cotovio* (SCP), Ricardo Machado* (SCB), Rafael Gil (ANAM), Rodrigo Rosa* (ADCCRIMM), Ruben Nunes (CAP), Tiago Oliveira (LSC), Tiago Teixeira (ADF) e Tomás Veloso (CNAC).

AG ordinária e extraordinária a 1 de novembroO Auditório do Centro de Estágios de Desportistas na Cruz Quebrada acolhe, no dia 1 de novembro, a Assembleia Geral (AG) ordinária e extraordinária da Federação Portuguesa de Natação (FPN).

Homenagem a Nuno Dias agendada para sábadoA Federação Portuguesa de Natação e a Federação de Triatlo de Portugal vão em conjunto, no próximo sábado, pelas 10h30, em Lisboa, prestar uma homenagem a Nuno Dias, antigo nadador que trabalhou em ambas as instituições e um dos principais impulsionadores da disciplina de águas abertas que faleceu na passado dia 7.

FPN e Câmara de Vila Real assinam protocoloA Câmara Municipal de Vila Real aderiu ao projeto “Portugal a Nadar”, em protocolo de cooperação assinado hoje, naquela cidade, pelo vereador da autarquia, José Magalhães, e presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), António José Silva.

Homenagem a Nuno Dias no domingoA Federação Portuguesa de Natação e a Federação de Triatlo de Portugal vão, em conjunto, no próximo domingo, prestar uma homenagem a Nuno Dias, antigo nadador que trabalhou em ambas as instituições e um dos principais impulsionadores da disciplina de águas abertas que faleceu na passada terça-feira.

Congresso do Comité Paralímpico realiza-se em LisboaO 1.º Congresso do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), que se realiza nos dias 24 e 25 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, contará com a participação de António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), e David Grachat, atleta paralímpico recentemente medalhado nos Europeus de natação adap

CF Carvalheiro ‘lança-se’ hoje na nataçãoO CF Carvalheiro lança hoje um nova secção, abrindo uma escola de natação que demonstra a procura que a instituição tem mantido para apresentar uma oferta desportiva cada vez mais diversificada junto da comunidade, reforçando deste modo o seu papel social.

Paredes conquista SupertaçaO Paredes Rota dos Móveis conquistou, pela primeira vez, a Supertaça Carlos Meinêdo, ao vencer hoje, em Felgueiras, o Naval Povoense por 17-12 (2-1, 3-4, 6-3, 6-4).

Começaram melhor os campeões nacionais com o “reforço” Ricardo Teixeira a abrir o marcador. Miguel Mariani empatou, mas Ricardo Sousa voltou a colocar a equipa do Vale do Sousa na frente do marcador no final do primeiro parcial.

Com o 3-1 apontado por Ricardo Teixeira, os poveiros reagiram com golos de Ricardo Ferreira e Rui Ramos. António Cerqueira colocou de novo a equipa de Paredes na frente, mas a resposta da formação da Póvoa de Varzim foi imediata, passando para a frente do marcador com golos de Ricardo Ferreira e Miguel Mariani. Antes do final do segundo parcial, Ricardo Sousa colocou de novo o resultado empatado (5-5).

O Paredes acelerou no terceiro período e ganhou uma vantagem que viria a ser decisiva com um parcial de 6-3, cujos golos foram apontados por Ricardo Sousa (2), Maxim Secrieru (2), Ricardo Teixeira (1) e António Cerqueira. Os tentos dos poveiros foram marcados por Ricardo Ferreira (2) e Tiago Silva (1)

No último parcial, os paredenses resolveram a partida a seu favor nos primeiros minutos com três golos de rajada por intermédio de Ricardo Sousa, Maxim Secrieru e Armando Rodrigues, passando o marcador para 14-8. Os poveiros reduziram a desvantagem com golos de Manuel Arnaud e Miguel Mariani. Ainda houve golos de Ricardo Sousa, Maxim Secrieru e Tiago Costa por parte do Paredes, e de Tiago Silva e Miguel Mariani do lado do Naval Povoense, fixando-se o resultado final em 17-12.

Ação de Observação e Análise das HabilidadesA Federação Portuguesa de Natação vai organizar uma ação de formação não presencial sobre “Observação e Análise das Habilidades Especificas”. O prazo de inscrição foi prolongado até 10 de outubro.

Convocados para treinos InterterritoriaisJá são conhecidos os nadadores convocados para treinos interterritoriais de juvenis promovidos pela Federação Portuguesa de Natação em colaboração com as Associações Territoriais, que se vão realizar a 11 e 18 de outubro.

Formação “DA ESCOLA DE NATAÇÃO AO TREINO DE COMPETIÇÃO”A formação com o tema “da escola de natação ao treino de competição” realiza-se no próximo dia 4 de Outubro em Évora, na Junta de Freguesia Horta das Figueiras, entre as 9:30 h e as 13:30 h.
O formador é o Professor Paulo Cunha e a formação confere 0,8 UC para efeitos de renovação da cédula de treinador.

Curso de arbitragem em outubro e novembroA Associação de Natação do Norte de Portugal promove nos dias 27, 29 e 31 de outubro e 3 e 8 de novembro um curso elementar de arbitragem de natação pura e águas abertas.

Seminário de avaliação do treino de nadadores de eliteA Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Desporto (FADEUP-CIFI2D) e do Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP), em colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) e a Qualisys, Motion Capture Systems, organiza, no próximo sábado, a partir das 09h00, na FADEUP

Paredes e Naval Povoense disputam SupertaçaParedes Rota dos Móveis e Clube Naval Povoense disputam, no próximo sábado, pelas 15h30, a Supertaça Carlos Meinêdo, a ter lugar na Piscina Municipal de Felgueiras.

Os paredenses, campeões nacionais, e os poveiros, vencedores da Taça de Portugal, têm a oportunidade de conquistarem pela primeira vez o troféu.

RESULTADOS XXVI TRAVESSIA TEMPLARIOSEncontram-se disponíveis os resultados da XXVI Travessia dos Templários, que teve lugar dia 28/09, no link abaixo:

http://www.ands.pt/docs/downloads.php?idCat=2

2014-09-29 11:45:27