Março 2014

Amadora e Fluvial Portuense vencemA Amadora/Bfish/Restart e o Fluvial Portuense, primeiro e segundo classificados, respetivamente, do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, venceram hoje a Gespaços (19-4) e Arsenal 72 (20-0), em jogos da 15.ª jornada.

A ronda fica completa no dia 11 de abril com o encontro entre o Lousada Séc. XXI e o CEAT (22h30, Lousada)

Paredes aumenta vantagem para a concorrênciaO líder Paredes Rota dos Móveis venceu fora o Fluvial Portuense por 10-9, em jogo da 3.ª jornada da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, e aumentou a vantagem para a concorrência. Por sua vez, o Sporting recebeu e venceu o Naval Povoense por 19-13 e isolou-se no terceiro lugar.

Relatório e Contas de 2013 aprovadoO Relatório e Contas de Atividades do ano de 2013 da Federação Portuguesa de Natação foi aprovado por maioria com 21 votos a favor e uma abstenção na Assembleia Geral (AG) ordinária que se realizou hoje no Auditório do Complexo de Piscinas do Jamor.

Convocados para o Open de EspanhaJá são conhecidos os nadadores convocados da Seleção Nacional Absoluta que vai participar no Open de Espanha, de 10 a 13 de abril, em Palma de Maiorca, Espanha.

Convocadas para estágios em FelgueirasJá são conhecidas as nadadoras convocadas para os estágios da Seleção Nacional juvenil e júnior de natação sincronizada, a ter lugar em Felgueiras, respetivamente, entre 15 e 17 e 25 e 27 de abril. Ambas as seleções prepararam a participação no Open de Madrid, a realizar nos dias 14 e 15 de junho.

Convocados para estágio no PortoJá são conhecidos os convocados da Seleção Nacional Sub-19 masculina que vai realizar um estágio de preparação para a qualificação do Campeonato da Europa daquele escalão, de 14 a 18 de abril na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto.

Carlos Paula CardosoEm entrevista ao site da Federação Portuguesa de Natação, relativamente à temática sobre o Alto Rendimento Desportivo em Portugal, Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, considera que “é preciso juntar cada vez mais ao «motor», o movimento associativo, os clubes que estão na base da captação e iniciação nas modalidades”, sem descurar “o investimento na criação de labora

Sara Oliveira de bronze nos 100 mariposaA olímpica Sara Oliveira conquistou hoje a segunda medalha no Troféu CN Sabadell, em Espanha, quarta prova do circuito catalão que contou com a participação das equipas portuguesas do FC Porto e Famalicão.

CEAT e Fluvial empatam, Amadora fogeCEAT e Fluvial Portuense empataram hoje, em Ermesinde, a nove golos, em jogo da 14.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, perdendo ambas as equipas terreno para a líder Amadora/Bfish/Restart que goleou o Arsenal 72 por 17-9 e “cavou” um fosso de nove pontos para as fluvialistas e 11 sobre as trofenses.

Paredes e Fluvial ganham avançoParedes Rota dos Móveis e Fluvial Portuense aumentaram a vantagem para os seus perseguidores na corrida ao play-off final do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão.

Na Série dos Primeiros, os paredenses receberam e venceram o Sporting por 18-10, enquanto os fluvialistas derrotaram fora o Naval Povoense por 11-9.

Gondomar, Foca e Oeiras no play-offGondomar, Foca e AD Oeiras garantiram hoje o apuramento para o play-off do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão, juntando-se a CNAc, Portinado e Coral.

Sara Oliveira de prata nos 50 mariposaA olímpica Sara Oliveira conquistou hoje a medalha de prata nos 50m mariposa , durante o primeiro dia de competição do Troféu CN Sabadell, em Espanha, quarta prova do circuito catalão que conta com a participação das equipas portuguesas do FC Porto e Famalicão.

Plano Estratégico 2014-2024, dê-nos a sua opiniãoNo seguimento do manifesto eleitoral apresentado por António José Silva, em que este assumia a imperiosa necessidade de mudar a natação, perfilando a Federação Portuguesa de Natação (FPN) como agente catalisador desta mudança, está a ser elaborado um plano estratégico a 10 anos (2014-2024), um modelo de planeamento, que ultrapasse o quadriénio de vigência dos mandatos dos órg

FC Porto primeiro no “medalheiro” dos RegionaisO FC Porto foi primeiro classificado no “medalheiro” dos Campeonatos Regionais de juvenis, juniores e seniores em piscina longa, que terminaram hoje na piscina municipal da Póvoa de Varzim .

Amadora derrota Fluvial e aumenta vantagemA Amadora/Bfish/Restart venceu hoje, em casa, o Fluvial Portuense por 12-10, em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, aumentando a vantagem para seis pontos sobre as campeãs nacionais.

Paredes ganha vantagem sobre adversáriosO Paredes Rota dos Móveis venceu hoje o Naval Povoense por 14-9, em jogo da 1.ª jornada da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, aumentando a vantagem para três pontos sobre o segundo classificado, Fluvial Portuense, que empatou em casa, a sete golos, frente ao Sporting. Os dois primeiros classificados são apurados para o play-off final.

Assembleia Geral ordinária a 29 de marçoO Auditório do Complexo de Piscinas do Jamor, na Cruz Quebrada, acolhe, no dia 29 de março, pelas 10h30, a assembleia geral ordinária da Federação Portuguesa de Natação, tendo como pontos da ordem de trabalhos a apreciação, discussão e aprovação da proposta de alteração dos artigos 33º e 34º dos Estatutos, a discussão e votação do Relatório de Contas e de Atividades do ano de 2013 e d

Portugal no Open de Madrid com juniores e juvenisA Seleção Nacional de natação sincronizada vai ser constituída por atletas juniores e juvenis no Open de Madrid, que se realiza nos dias 14 e 15 de junho.

Lideranças no ranking de Longa Distância não sofrem alteraçõesApós a conclusão da Fase de Qualificação do Campeonato Nacional de Longa Distância em águas abertas, realizada sábado nas piscinas municipais da Póvoa de Varzim e Rio Maior, não se registaram alterações nas lideranças dos rankings nacionais de absolutos e juvenis.

Presidente da FPN no Congresso Nacional OlímpicoAntónio José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN), é amanhã (10h30) um dos oradores do painel de debate “A gestão dos programas olímpicos”, integrado no Congresso Nacional Olímpico “Pensar o Olimpismo - Um testemunho para o Futuro”, que se iniciou hoje no auditório do Parque de Ciência e Tecnologias da Maia – TECMAIA.

Foca vence Académica e fica perto do play-offO Foca – Clube de Natação de Felgueiras venceu hoje a Académica por 9-5, em jogo da 8.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão, e deu um passo importante na corrida ao apuramento para o play-off, cuja acesso já foi garantido pelo CNAc, Portinado e Coral.

Hugo Ribeiro mais rápido nos 5000 metrosEstão definidos os atletas que vão participar no Campeonato Nacional Longa Distância de águas abertas, cumprida a Fase de Qualificação realizada hoje nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim

Angélica André mais rápida nos 5000 metrosEstão definidas as atletas que vão participar no Campeonato Nacional Longa Distância de águas abertas, cumprida a Fase de Qualificação realizada hoje nas Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim

Convocados para 3.º Controlo e Avaliação em Rio MaiorJá são conhecidos os nadadores convocados da Seleção Nacional para realizarem o 3.º Controlo e Avaliação, que terá lugar em Rio Maior no dia 15 de março.

Qualificação de Longa Distância com mais de uma centena de atletasAs Piscinas Municipais da Póvoa de Varzim (Zona Norte) e Rio Maior (Zona Sul) acolhem, no próximo sábado, a Fase de Qualificação do Campeonato Nacional Longa Distância de águas abertas para as categorias de juvenis, juniores e seniores, com a participação de 119 atletas, superando os 91 registados na edição de 2013.

JM ConstantinoEm entrevista ao site da Federação Portuguesa de Natação, relativamente à temática sobre o Alto Rendimento Desportivo em Portugal, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, considera que “as diferenças de competitividade se têm vindo a esbater em relação aos países com potencial desportivo semelhante ao nosso”, contudo “este processo de evolução nem sempre ocorre com a rapidez desejad