Fevereiro 2014

José Garcia nomeado chefe de missão dos Jogos de 2016O antigo canoísta José Garcia, primeiro atleta português a conquistar uma medalha em Mundiais na modalidade, foi escolhido para ser o chefe da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Convocados para estágio da Seleção Sub-19Já são conhecidos os convocados da Seleção Nacional Sub-19 masculina que vai realizar um estágio de preparação para a qualificação do Campeonato da Europa daquele escalão, de 2 a 5 de março na Piscina Municipal de Campanhã, no Porto.

FPN assina protocolo de cooperação com AngolaA Federação Portuguesa de Natação (FPN) assinou, este sábado, em Luanda, um protocolo de cooperação com a congénere angolana.

Portinado e Coral apuram-se para o play-off finalPortinado e Coral garantiram matematicamente o apuramento para o play-off final do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão.

Em jogo da 7.ª jornada da Zona Sul, os algarvios golearam o Bairro dos Anjos por 24-3, enquanto a formação de Reguengos de Monsaraz derrotou o Dramático de Cascais por 9-7.

Amadora isola-se após duplo triunfo sobre o CEATA Amadora/Bfish/Restart assumiu a liderança isolada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, após vencer, por duas vezes, fora, o CEAT por 11-8 e 11-5, em jogo da 2.ª e 12 .ª jornadas, respetivamente.

PAREDES NO REDUTO DO POVOENSE, FLUVIAL RECEBE SPORTINGO Paredes Rota dos Móveis, primeiro classificado da primeira fase, desloca-se ao reduto do Naval Povoense, em jogo da 1.ª jornada da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, ditou o sorteio hoje realizado na sede da Federação Portuguesa de Natação.

VISITANTES VENCEM JOGOSFluvial Portuense, Amadora/Bfish/Restart e CEAT venceram hoje fora, sem dificuldades, os seus oponentes da 11.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão.

As fluvialistas bateram o Gespaços por 13-3; as amadorenses derrotaram o Lousada Séc. XXI por 19-2; e as trofenses ganharam ao Arsenal 72 por 17-3.

CARLOS ALMEIDA SÉTIMO NOS 200 ESTILOSCarlos Almeida classificou-se hoje na sétima posição dos 200m estilos, durante o Arena Grand Prix Orlando, nos Estados Unidos, que decorreu no YMCA Aquatic Center.

CNAC ALARGA VANTAGEMO CNAc, líder da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, venceu a Académica por 17-5, em jogo da 7.ª jornada, aumentando a vantagem de cinco pontos para o segundo classificado, Gondomar, que perdeu frente à Gespaços por 12-9. O Foca bateu o Fluvial B por 12-6.

NAVAL POVOENSE E SPORTING APURADOSNaval Povoense e Sporting garantiram hoje o apuramento para a segunda fase dos quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, ao vencerem, na última jornada (14.ª), respetivamente, o V. Guimarães por 12-5 e a Amadora/Bfish/Restart por 21-11.

CARLOS ALMEIDA 11.º NOS 100 BRUÇOSCarlos Almeida classificou-se hoje na 11.ª posição dos 100m bruços, durante o Arena Grand Prix Orlando, nos Estados Unidos, que está a decorrer no YMCA Aquatic Center, num dia em que Diogo Carvalho foi submetido a uma intervenção cirúrgica de urgência.

CÁTIA MARTINHEIRACátia Martinheira admite que “tinha a noção que podia bater um recorde nacional histórico”, com mais de 20 anos, no decorrer do Meeting Internacional de Lisboa, realizado no passado fim-de-semana no Jamor.

CONVOCADOS PARA TREINOS DA SELEÇÃO SUB-19Já são conhecidos os convocados para os treinos de observação da Seleção Nacional Sub-19 masculina. Na Zona Sul realiza-se no dia 16 de fevereiro (Abóboda, Cascais, 14h30) e a Norte no dia 22 (Campanhã, Porto, 13h30).

Convocados

AÇÃO DE FORMAÇÃO DE ÁGUAS ABERTAS EM CARCAVELOSA Federação Portuguesa de Natação, em parceria com a Federação Internacional de Natação Amadora (FINA), vai organizar a “FINA Open Water Swimming School”, de 21 a 23 de março, no Hotel Praia-Mar, em Carcavelos. A ação de formação será assegurada por Mr. Greetham.

AÇÃO DE FORMAÇÃO DE SINCRONIZADA EM LEIRIAA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, nos dias 8 e 9 de março, em Leiria, uma ação de formação de natação sincronizada no âmbito da “Construção de esquemas livres, treino coreográfico e elementos de risco. O evento terá lugar na Ludoteca Afonso Lopes Vieira e no Complexo de Piscinas Municipais e será assegurado pela formadora Sylvia Hernandez.

NUNO QUINTANILHANuno Quintanilha, principal figura do Meeting Internacional de Lisboa, que se realizou no passado fim-de-semana no Jamor, garantiu os mínimos para os Europeus de Absolutos nos 200m mariposa e revela que percebeu na semana anterior que estava pronto para conquistar o “passaporte” para Berlim: “Na semana anterior ao Meeting de Lisboa, diminui a carga de treino e percebi que podia fazer já os mínimos para os Eu

CÁTIA MARTINHEIRA BATE RECORDE DOS 200 COSTAS COM MAIS DE 20 ANOSCátia Martinheira bateu o recorde nacional absoluto dos 200m costas com mais de 20 anos, o mais antigo em piscina longa. No segundo e último dia de competição do Meeting Internacional de Lisboa, que decorreu no Jamor, a nadadora do Louletano registou a marca de 2:15.82, superando o anterior máximo de 2:16.28 que pertencia a Ana Barros desde 1993 (Sheffield).

FLUVIAL PORTUENSE E AMADORA NA FRENTEFluvial Portuense e Amadora/Bfish/Restart ocupam as duas primeiras posições do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão. Na 10.ª jornada, as fluvialistas venceram o Arsenal 72 por 12-5, enquanto as amadorenses derrotaram a Gespaços por 15-6. O CEAT recebeu e bateu o Lousada Séc. XXI por 20-10.

CNAC REGRESSA À LIDERANÇAO CNAc venceu a Gespaços por 12-7, em jogo da 6.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, regressando à liderança da competição. Na Zona Sul, o Portinado mantém-se no topo da classificação após triunfo sobre a AD Oeiras por 16-6.

Fichas de jogo

Gespaços-CNAc, 7-12

NAVAL POVOENSE E SPORTING PERTO DO APURAMENTONaval Povoense e Sporting deram um passo de gigante na corrida do apuramento para a segunda fase dos quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão.

NUNO QUINTANILHA COM MÍNIMOS PARA OS EUROPEUS DE BERLIMNuno Quintanilha garantiu hoje os mínimos nos 200m mariposa para o Campeonato da Europa de Absolutos em Berlim (Alemanha), que se realiza entre 18 e 24 de agosto.

ALEXIS SANTOS CONQUISTA DUPLA PRATA EM NICEAlexis Santos conquistou as medalhas de prata nos 200m e 400m estilos no Meeting Internacional de Nice, que se iniciou na sexta-feira e terminou hoje.

FLUVIAL DERROTA SPORTING E GARANTE APURAMENTOO Fluvial Portuense é a segunda equipa a garantir o apuramento para a segunda fase dos quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, ao vencer hoje, em casa, o Sporting por 9-5, em jogo da 12.ª jornada.

PORTUGAL EM MONTPELLIER NA QUALIFICAÇÃO PARA EUROPEU JÚNIORPortugal foi colocado no Grupo B da Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa de juniores masculinos, que se realiza em Montpellier (França), ditou o sorteio realizado hoje em Budapeste (Hungria).

FC PORTO LIDERA TAÇA DE PORTUGALO FC Porto lidera a classificação da Taça de Portugal de Rendimento e Formação da presente temporada após a realização dos respetivos Campeonatos Nacionais.

Na Taça de Portugal de Rendimento, a equipa “azul e branca” soma 1662 pontos, seguida do Sporting com 1492 e do Sport Algés e Dafundo com 677.

CONVOCADAS PARA OS ESTÁGIOS EM LEIRIA E MURTOSAJá são conhecidas as nadadoras convocadas para os estágios da Seleção Nacional juvenil e júnior de natação sincronizada, a ter lugar em Leiria e Murtosa, respetivamente, entre 14 e 16 e 21 e 23 de fevereiro.

ANÁLISE E INTERVENÇÃO TÉCNICA NA FORMAÇÃO NOS AÇORESA Federação Portuguesa de Natação vai organizar, nos dias 8 e 9, uma ação de formação de natação pura no âmbito da “Análise e Intervenção Técnica nos Escalões de Formação”, a ter lugar no Centro Cultural de Santa Clara, Ponta Delgada, nos Açores, e por videoconferência na Ilha Terceira e Ilha do Faial. A ação contará com os formadores Daniel Marinho e Jorge Campaniço.

NADADORES DÃO “EXCELENTE RESPOSTA” NO ESTÁGIO DE ÁGUAS ABERTASO diretor-técnico nacional considera que os nadadores da Seleção Nacional “estão a dar uma excelente resposta” no estágio de preparação geral de águas abertas, que se iniciou na segunda-feira e termina amanhã na Piscina Municipal da