Dezembro 2013

Já são conhecidas as jogadoras que vão representar a Seleção Nacional feminina no Torneio de Qualificação para o Europeu de Budapeste-2014, de 16 a 19 de Janeiro, em Gouda, Holanda.

Portugal está integrado no Grupo A, tendo como adversárias as seleções da Holanda, Grã-Bretanha, Ucrânia e Israel. São apuradas as duas primeiras classificadas para a fase final.

A diretora-técnica nacional (DTN) considera que as atletas da Seleção Nacional júnior “descobriram uma nova forma de estar na sincronizada”, após a conclusão do último estágio realizado na Piscina de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, entre os dias 20 e 23.

A Seleção Nacional feminina, que estagiou este fim-de-semana na piscina do Clube Fluvial Portuense, efetuou quatro jogos amigáveis com equipas juniores masculinas, “tentando desta forma recriar as condições que irão ser encontradas no torneio de qualificação europeia”, refere o selecionador Miguel Pires.

O Fluvial Portuense venceu hoje fora o CDUP/Liberty por 13-9, em jogo da 7.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, enquanto o Paredes Rota dos Móveis, na deslocação a Lousada, goleou a equipa local por 19-6 e passa novamente para a liderança.

Já são conhecidas as convocadas da Seleção Nacional sénior feminina para os jogos de preparação do Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, nos dias 28 e 29 de dezembro, no Porto.

O Sporting goleou fora, este sábado, a Amadora/Bfish/Restart por 24-6, em jogo antecipado da 7.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, enquanto o Naval Povoense foi ao terreno do Vitória de Guimarães ganhar por 15-10.

A Amadora/Bfish/Restart venceu fora, este domingo, o Fluvial Portuense por 4-3, em jogo da 8.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão. Nas outras partidas, o líder CEAT bateu a Gespaços por 15-9 e o Lousada Séc. XXI derrotou o Arsenal 72 por 12-8.

Tânia Magalhães (Lousada Séc. XXI), com cinco golos, foi a melhor marcadora da oitava ronda.

José Manuel Borges, diretor-técnico nacional, admite que “não esperava que caíssem tantos recordes” nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que se realizaram de sexta-feira a domingo em Felgueiras.

Ao longo da competição foram estabelecidos 23 novos recordes nacionais (seis absolutos, cinco seniores e 12 de juniores).

Inês Fernandes, a principal figura dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que hoje terminaram em Felgueiras, considera que cumpriu “grande parte dos objetivos que tinha definido” ao conseguir estabelecer, ao longo dos três dias, cinco novos recordes nacionais, um de absolutos (100m estilos) e quatro de juniores (100m estilos, 50m

Dois recordes nacionais juniores caíram no último de competição dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que terminaram hoje em Felgueiras.

A Federação Portuguesa de Natação entregou hoje centenas de peças de vestuário ao Lar Maria Viana, de Felgueiras, numa cerimónia do movimento a·braçada que se realizou antes do início da sessão da tarde dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que estão a decorrer em Felgueiras.

Não se registaram novos recordes nacionais na sessão da manhã dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que estão a decorrer em Felgueiras. Até ao momento foram batidos 21 máximos nacionais.

“Um gosto enorme pela natação” mantém a chama de Susana Gomes em continuar a competir ao mais alto nível. A atleta do Naval do Funchal, de 36 anos, é a atleta mais velha em prova nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que estão a decorrer em Felgueiras, e confessa que às vezes se sente “mãe dos nadadores”.

“Aleluia!”. Foi esta a reação de Luís Vaz após ter batido o recorde nacional absoluto dos 200m livres, com o tempo de 1:45.25. “Há muitos anos que procurava fazer uma grande marca, só que nunca tinha saído. Hoje consegui!”, referiu o nadador do Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão.

Alexis Santos considera que “era um dos objetivos bater o recorde nacional absoluto nos 50 costas

“Era um dos meus objetivos bater o recorde absoluto dos 800 livres (7:56.89)”, afirmou Pedro Pinotes no final da prova, que ontem também venceu os 1500 livres. “Há um ano que esperava que era possível”, acrescentou.

O nadador do Sporting quer fazer amanhã “uma boa marca nos 400 estilos, aproveitando o bom nível destes campeonatos”.

O segundo dia de competição dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que estão a decorrer em Felgueiras, ficou marcado pela queda de 18 recordes nacionais, cinco absolutos, cinco seniores e oito juniores.

Inês Fernandes confessou que o percurso dos 100m costas

Angélica André sentiu-se “muito confiante” na hora de bater o recorde nacional absoluto e sénior dos 1500m livres com o tempo de 16:31.95, na sessão da manhã dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que estão a decorrer em Felgueiras.

Inês Fernandes (Sporting) considera que “não podia ter melhor começo de competição” nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que estão a decorrer em Felgueiras, ao bater o recorde nacional absoluto e júnior dos 100m estilos.

Rafael Gil, que estabeleceu um novo recorde nacional júnior nos 1500m livres, admite que “estava à espera de bater o recorde nacional, era esse o objetivo”. “Tentei ir com os mais rápidos e arrisquei tudo”, acrescentou.

Inês Fernandes foi a principal figura do primeiro dia de competição dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores de piscina curta, que estão a decorrer na Piscina Municipal de Felgueiras, ao estabelecer um novo recorde nacional absoluto e júnior nos 100m estilos.

Os Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores em piscina curta, que se realizam de sexta-feira a domingo na Piscina Municipal de Felgueiras, contam com a participação de 441 atletas (274 masculinos e 167 femininos) em representação de 69 clubes.

A Entry List e a estatística dos clubes dos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores, que se realizam de sexta-feira a domingo, em Felgueiras, já estão disponíveis.

Entry list

A Seleção Nacional juvenil, que estagiou entre sexta e domingo em Santo António dos Cavaleiros, apresentou-se “muito determinada”, afirmou a diretora-técnica nacional (DTN), Marta Martins, com vista à participação na Taça CoMeN (10 a 13 de julho de 2014).

A comitiva portuguesa, que esteve no Campeonato da Europa de piscina curta em Herning (Dinamarca), chega hoje à noite a Portugal: no aeroporto Francisco Sá Carneiro (Diogo Carvalho com medalha de bronze) pelas 22h35 e no aeroporto da Portela pelas 23h00.

As Provas de Nível, realizadas no sábado na Piscina Municipal da Murtosa, contaram com a participação de 32 atletas em representação do Ovarsincro, Foca – Clube de Natação de Felgueiras, Condeixa Aqua Clube, CLAC, Associação 20km. de Almeirim, Portinado, Associação Desportiva Manuel Teixeira Gomes, Clube de Natação de Torres Novas, Lousada Séc. XXI e Fluvial Portuense.

Sara Oliveira associou-se, este fim-de-semana, ao movimento a·braçada, marcando presença, na piscina do Clube Fluvial Portuense, junto de um dos locais de recolha de roupas e outros materiais que serão entregues a uma instituição de solidariedade social, em Felgueiras.

O diretor-técnico nacional (DTN), no balanço final do Campeonato da Europa de piscina curta, que terminou hoje em Herning, Dinamarca, considera que “é importante dar continuidade a estes resultados nos anos que se seguem”.

Carlos Almeida, oitavo classificado na final dos 200m bruços , admite que a prova “não correu como esperava”, já que tinha em vista “bater o recorde nacional” da distância.

Carlos Almeida foi oitavo classificado na final dos 200m bruços , no último dia de competição do Campeonato da Europa de piscina curta em Herning, Dinamarca.

O Fluvial Portuense venceu fora o Lousada Séc. XXI por 18-7, em jogo da 7.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, e lidera a competição com mais três pontos do que o CEAT que tem menos dois encontros disputados.

A Gespaços recebeu e derrotou o Arsenal 72 por 14-4. A partida entre a Amadora/Bfish/Restart e o CEAT foi adiada.

A Académica somou os primeiros três pontos na Zona Norte do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão ao vencer fora a Gespaços por 13-12, em jogo da 4.ª jornada. O CNAc bateu o Foca por 16-5 e mantém-se isolado no topo da classificação, seguido do Gondomar que derrotou o Fluvial B por 10-5.

Carlos Almeida garantiu o apuramento para a final dos 200m bruços , durante as eliminatórias do Campeonato da Europa de piscina curta em Herning, Dinamarca, que hoje termina à tarde.

O Paredes é líder isolado do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão após vitória no reduto do Vitória de Guimarães por 17-4, em jogo da 6.ª jornada, beneficiando do empate a 14 golos entre Sporting e CDUP/Liberty.

Alexis Santos admite "não estar 100 por cento satisfeito" após ter batido o recorde nacional nos 100m costas

José Manuel Borges, diretor-técnico nacional, considera que “este foi mais um dia positivo, quer seja pelas três meias finais em que Portugal esteve presente, quer seja pelo facto do primeiro recorde nacional no decorrer desta competição”.

Alexis Santos bateu hoje o recorde nacional nas meias-finais dos 100m costas

Diogo Carvalho , nos 100m estilos, Alexis Santos e Pedro Oliveira, nos 100m costas

Angélica André associou-se, esta sexta-feira, ao movimento a·braçada, marcando presença, na piscina do Clube Fluvial Portuense, junto de um dos locais de recolha de roupas e outros materiais que serão entregues a uma instituição de solidariedade social, em Felgueiras.

Carlos Almeida admite que a prova dos 100 bruços “não correu como esperava, mas não há nada a fazer”. “Já estou focado nos 200 bruços e sinto-me confiante que vou conseguir um bom resultado”, acrescentou.

José Manuel Borges, diretor-técnico nacional, considera que “este foi um dia também positivo com a presença do Diogo Carvalho e do Carlos Almeida na final, enquanto o Alexis Santos

Diogo Carvalho foi sétimo classificado na final dos 400m estilos e Carlos Almeida terminou os 100m bruços

Diogo Carvalho , um dia depois de ter conquistado a medalha de bronze nos 200m estilos, garantiu hoje o apuramento para a final dos 400m estilos, nas eliminatórias da manhã do segundo dia de competição do Campeonato da Europa de piscina curta em Herning, Dinamarca.

Diogo Carvalho considera que “esta medalha de bronze [200 estilos] nos Europeus é fruto de muito trabalho”, dedicando este resultado, em especial, “aos pais, família, amigos e namorada”. “A medalha não é só minha, é nossa, de Portugal e da cidade de Aveiro!”, acrescentou.

O diretor-técnico nacional considera que “Diogo Carvalho

Diogo Carvalho conquistou hoje a medalha de bronze na final dos 200m estilos, no primeiro dia de competição do Campeonato da Europa de piscina curta em Herning, Dinamarca, naquela que é a terceira medalha que Portugal soma na história desta competição.

Sete portugueses entram em ação, esta quinta-feira, no primeiro dia de competição do Campeonato da Europa de piscina curta em Herning, Dinamarca, que se realiza até domingo.

A entry list do Campeonato da Europa de piscina curta, que se vai realizar de quinta-feira a domingo em Herning, Dinamarca, já está disponível, em que os nomes de Diogo Carvalho e Pedro Oliveira surgem no “top-10”.

A Seleção Nacional Absoluta, que vai participar no Campeonato da Europa de piscina curta, em Herning, na Dinamarca, entre os 12 e 15 de dezembro, tem como objetivo “superar os resultados obtidos na edição anterior”, refere o diretor-técnico nacional (DTN), José Manuel Borges.

O selecionador feminino considera que as jogadoras da Seleção Nacional “têm demonstrado uma boa assimilação dos valores que se estão a incutir e assumido um compromisso com a equipa”, em vésperas da participação no Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, a disputar entre 15 e 19 de janeiro do próximo ano, na Holanda.

O Portinado conquistou o título nacional masculino de clubes da 3.ª Divisão, que se disputou hoje na Piscina Municipal de Leiria, e ascendeu ao segundo escalão nacional.

A equipa de Portimão somou 274 pontos, seguido do Foca – Clube Natação de Felgueiras (241), Fluvial Portuense (233) e CD Feirense (226) que também sobem de divisão.

A Académica conquistou o título nacional feminino de clubes da 3.ª Divisão, que se disputou hoje na Piscina Municipal de Leiria, e ascendeu ao segundo escalão nacional.

O Eléctrico Clube conquistou o título nacional masculino de clubes da 4.ª Divisão, que se disputou hoje na Piscina Municipal de Leiria, e ascendeu ao terceiro escalão nacional.

O Fluvial Portuense conquistou o título nacional feminino de clubes da 4.ª Divisão, que se disputou hoje na Piscina Municipal de Leiria, e ascendeu ao terceiro escalão nacional.

As fluvialistas somaram 314 pontos, seguido Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro (250), AD Fafe (248) e Tavira Natação (244) que também sobem de divisão.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2014 foi hoje aprovado por maioria na assembleia geral (AG) ordinária da Federação Portuguesa de Natação (FPN), que decorreu no auditório do Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria. O documento teve 21 votos favorável e uma abstenção. 

O CNAc e o Portinado assumiram a liderança isolados após vencerem, respetivamente, o Gondomar por 12-9 e o Coral por 13-5.

Resultados e classificação Zona Norte 

O Fluvial Portuense, ao sair derrotado no reduto do Sporting por 17-13, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, perdeu a liderança para o Paredes Rota dos Móveis que recebeu e venceu o Naval Povoense por 17-9.

Académica de Coimbra em femininos e Portinado em masculinos lideram, no final do primeiro dia de competição, o Campeonato Nacional de clubes da 3.ª Divisão, que está a decorrer na Piscina Municipal de Leiria.

Fluvial Portuense em femininos e CD Estarreja em masculinos lideram, no final do primeiro dia de competição, o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que está a decorrer na Piscina Municipal de Leiria.

Em femininos, o Fluvial Portuense soma 168 pontos, seguido do Laranjeiro (137), Miranda do Corvo (137) e AD Fafe (134).

Portugal participou com oito nadadores na Gymnasiade da Internacional School Federation (ISF), competição internacional de desporto escolar que se realizou em Brasília (Brasil) de 27 de novembro a 04 de dezembro.

Oito nadadores portugueses participaram na 15.ª edição da Gymnasiade, competição internacional do desporto escolar, que se realizou em Brasília (Brasil) de 27 de novembro a 04 de dezembro.

Os Campeonatos Nacionais de clubes da 3.ª e 4.ª Divisão disputam-se este fim-de-semana na Piscina Municipal de Leiria.

Os quatro primeiros classificados do Nacional masculino e feminino da 3.ª Divisão ascenderão ao segundo escalão. Transitarão para o quarto escalão nacional os quatro últimos classificados.

A Entry List e a estatística dos clubes dos Campeonatos Nacionais da 3.ª e 4.ª Divisão, que se realizam no próximo sábado e domingo, em Leiria, já estão disponíveis.

Entry list 3.ª Divisão

Já são conhecidos os nadadores convocados da Seleção Nacional que vai participar no Campeonato da Europa de piscina curta, de 12 a 15 de dezembro, em Herning (Dinamarca).

A Federação Portuguesa de Natação vai realizar, durante o mês de dezembro e janeiro, um curso de Treinador Grau I/Monitor de Natação, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. A ficha de inscrição deve ser enviada para secretariado.formacao@fpnatacao.pt. As inscrições terminam no dia 06 de dezembro.

Fluvial Portuense, CEAT e Amadora/Bfish/Restart somaram hoje triunfos em “casa”, em jogos da 6.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão. As fluvialistas venceram a Gespaços por 15-6, as trofenses golearam o Arsenal 72 por 22-3 e as amadorenses derrotaram o Lousada Século XXI por 13-6.

Acabaram ontem os Campeonatos de Natação da Madeira de Outono 2013, com muito bons registos, muitos atletas a conseguirem o seu “passaporte” para estarem presente neste mês de Dezembro nos Campeonatos Zonais (Juvenis) e Nacionais (Juniores e Seniores) e muita competitividade.

O FC Porto estabeleceu hoje um novo recorde nacional júnior na estafeta de 4x50m estilos masculinos, durante a sessão da tarde do Campeonato Regional de Juniores e Seniores da Associação de Natação do Norte de Portugal, que está a decorrer em Felgueiras.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) vai promover, em dezembro, uma campanha de Natal que visa recolher roupas e outros materiais para entrega a uma instituição de solidariedade social, em Felgueiras, naquela que é a primeira iniciativa do movimento a·braçada.

Alexis Santos conquistou hoje a medalha de ouro nos 200m costas