Novembro 2013

A Piscina de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, acolhe os estágios da Seleção Nacional de juvenis e juniores, respetivamente, de 13 a 15 e de 20 a 23 de dezembro, cujas convocatórias foram hoje divulgadas. A equipa juvenil prepara-se para a Taça CoMeN (10 a 13 de julho de 2014), enquanto as juniores treinam com vista o Campeonato Infantas de Espanha (27 a 29 de junho de 2014).

A Federação Portuguesa de Natação foi admitida como Membro Ordinário do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), cuja aprovação foi deliberada em Assembleia Plenária, no passado dia 20. O CPP conta agora com um total de 31 membros, 22 dos quais são federações desportivas.

O CEAT venceu hoje, no reduto do Lousada Séc. XXI, por 16-6, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, assumindo isolado a liderança da competição. Na Reboleira, a Amadora/Bfish/Restart bateu a Gespaços por 14-8 e “colou-se” ao Fluvial Portuense na segunda posição.

Fluvial Portuense e Naval Povoense empataram, esta noite, a seis golos, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão. Os líderes da competição, a jogarem em casa, começaram melhor e chegaram a estar a vencer por 3-0, mas os poveiros deram a volta com cinco tentos consecutivos.

Já são conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional sénior feminina para os treinos de preparação para o Torneio de Qualificação do Campeonato Europa de 2014, agendados para 07 e 08 de dezembro nas piscinas do Clube Fluvial Portuense e Campanhã.

O Auditório do Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria, acolhe, no dia 7 de dezembro, a assembleia geral ordinária da Federação Portuguesa de Natação às 14h30 e extraordinária às 15h30. A primeira tem como ponto único da ordem de trabalhos a apreciação, discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2014.

Alexandre Agostinho garantiu hoje os mínimos nos 50m livres para o Campeonato da Europa de piscina curta, que se vai realizar na cidade dinamarquesa de Herning, entre 12 e 15 de dezembro. O nadador do Portinado estabeleceu a marca de 21.87 no primeiro percurso da estafeta de 4x50m livres, durante o segundo dia de competição do XXI Torneio do Portinado, superando os 21.97 exigidos.

Fluvial Portuense e CNAc venceram na 2.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão, enquanto Coral e Oeiras ganharam na Zona Sul. A ronda fica completa com os encontros Gespaços-Gondomar no dia 20 (21h45, Paços de Ferreira) e Portinado-Bairro dos Anjos no dia 23 (16h00, Portimão).

Portugal conquistou mais duas medalhas de ouro no Meeting de Lyon, em França, que hoje terminou. Ana Rodrigues foi primeira classificada nos 50m bruços

O CEAT venceu hoje, em Ermesinde, o Fluvial Portuense por 7-4, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, chegando-se à liderança da competição e com menos uma partida do que o campeão nacional. A Amadora/Bfish/Restart bateu o Arsenal 72 por 11-4, enquanto a Gespaços recebeu e derrotou o Lousada Séc. XXI por 11-7.

Fluvial Portuense (316 pontos), em femininos, e Clube Natação de Faro (280 pontos), em masculinos, venceram a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que terminou hoje na Piscina Municipal de Coruche.

Pedro Oliveira conquistou a medalha de bronze na prova de 200 jardas costas

O Fluvial Portuense fugiu à tendência das vitórias tangenciais da 3.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, ao derrotar fora o Vitória de Guimarães por 13-4, assumindo a liderança isolado, mercê do desaire do Sporting no terreno do Paredes Rota dos Móveis por 14-13.

Portugal iniciou da melhor forma o Meeting de Lyon, em França, ao conquistar quatro medalhas de ouro no primeiro dia de competição. Diogo Carvalho

Fluvial Portuense, em femininos, e Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, em masculinos, lideram, no final do primeiro dia de competição, a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que está a decorrer na Piscina Municipal de Coruche.

Carlos Almeida conquistou a medalha de prata na prova de 200 jardas bruços

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal, uma ação de formação de natação pura no âmbito da Análise e Intervenção Técnica nos Escalões de Formação, cujo os formadores são Daniel Marinho e Jorge Campaniço.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar um curso de árbitros distritais de natação sincronizada entre novembro e dezembro, com os formadores Filipa Abreu e Vítor Santiago.

Zona Norte: 30 de novembro e 01 de dezembro, nas Piscinas Municipais da Murtosa

A Piscina Municipal de Coruche é palco, este fim-de-semana, da Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão. São apuradas as oito melhores equipas classificadas, em masculinos e femininos. A competição vai contar com a participação de 301 atletas (159 masculinos e 142 femininos) em representação de 34 clubes.

Carlos Almeida foi quarto classificado na prova de 100 jardas bruços

A Entry List e a estatística dos clubes da Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional da 4.ª Divisão, que se vai realizar no próximo sábado e domingo, em Coruche, já estão disponíveis.

Entry list

Sete nadadores portugueses integram o top-50 do ranking mundial, indica a mais recente atualização desse índice, com Diogo Carvalho

Portugal foi hoje derrotado pela seleção da Geórgia por 17-9 (3-2, 8-1, 4-2, 2-4), em jogo da 5.ª e última jornada do Grupo G do 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, que decorreu na piscina do Clube Fluvial Portuense, terminando a competição no quarto lugar com 21 pontos.

Ana Catarina Monteiro obteve hoje os mínimos nos 200m mariposa

O Fluvial Portuense venceu fora a Amadora/Bfish/Restart por 11-10, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, e mantém-se na liderança, seguido do CEAT, com menos um jogo, que se deslocou ao terreno da Gespaços e ganhou por 20-7. Na outra partida, o Lousada Século XXI somou o primeiro triunfo ao bater o Arsenal 72 por 8-5.

Portugal foi hoje derrotado pela seleção de Malta por 8-6 (3-2, 1-4, 3-0, 1-0), em jogo da 4.ª jornada do Grupo G do 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, que está a decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense. Nos três confrontos anteriores em fases europeias, os malteses levaram sempre a melhor, mas hoje os portugueses estiveram perto de fazer história.

Portugal inicia hoje, na piscina do Fluvial Portuense, a participação no 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, ao defrontar, pelas 20h00, a seleção da Eslováquia.

A Federação Portuguesa de Natação vai realizar, durante o mês de novembro e dezembro, um curso de treinadores de Grau I/Monitores de Natação, no Centro de Estágios do Jamor e Complexo de Piscinas do Jamor. A ficha de inscrição deve ser enviada para secretariado.formacao@fpnatacao.pt. As inscrições terminam no dia 10 de novembro.

Os primeiros treinos da pré-Seleção Nacional, que se realizaram no domingo em Rio Maior, contaram com a participação de 27 atletas juniores e 30 juvenis, em representação de oito clubes (ADMTG, Aminata, CN Amadora, Foca, Gesloures, Ovarsincro, Portinado e SAD).

A Seleção Nacional disputa o 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, cujo Grupo G se realiza de quinta-feira a domingo na piscina do Clube Fluvial Portuense, com a expetativa de “fazer uma surpresa” frente à Eslováquia que permita ainda sonhar com o play-off.

A Seleção Nacional vai participar, com três nadadores, no 3º Meeting de Lyon, em França, nos dias 16 e 17 de novembro.

Convocatória:

Já são conhecidos os convocados da Seleção Nacional para a sessão de Controlo e Avaliação I, que se realizará no dia 9 de novembro em Rio Maior.

Convocatória:

O Fluvial Portuense goleou, este domingo, o Lousada Séc. XXI por 23-5, em jogo da 2.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, e lidera isolado. A fluvialista Mariana Sarmento, com sete golos, foi a melhor marcadora desta ronda. Em Algés, a Gespaços venceu o Arsenal 72 por 9-7, enquanto a partida entre o CEAT e a Amadora/Bfish/Restart foi adiada.

O Fluvial Portuense venceu este sábado, em casa, o Lousada Séc. XXI por 18-8, em jogo da 2.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, assumindo a liderança da prova, mercê de melhor “goal average” sobre o Sporting que derrotou, em Alvalade, o Naval Povoense por 15-11.

As equipas que jogaram em casa na Zona Norte venceram na primeira jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, enquanto na Zona Sul o triunfo pertenceu aos clubes visitantes.

Resultados (1.ª jornada):