Novembro 2013

A Piscina de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, acolhe os estágios da Seleção Nacional de juvenis e juniores, respetivamente, de 13 a 15 e de 20 a 23 de dezembro, cujas convocatórias foram hoje divulgadas. A equipa juvenil prepara-se para a Taça CoMeN (10 a 13 de julho de 2014), enquanto as juniores treinam com vista o Campeonato Infantas de Espanha (27 a 29 de junho de 2014).

A Federação Portuguesa de Natação foi admitida como Membro Ordinário do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), cuja aprovação foi deliberada em Assembleia Plenária, no passado dia 20. O CPP conta agora com um total de 31 membros, 22 dos quais são federações desportivas.

O CEAT venceu hoje, no reduto do Lousada Séc. XXI, por 16-6, em jogo da 5.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, assumindo isolado a liderança da competição. Na Reboleira, a Amadora/Bfish/Restart bateu a Gespaços por 14-8 e “colou-se” ao Fluvial Portuense na segunda posição.

Fluvial Portuense e Naval Povoense empataram, esta noite, a seis golos, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão. Os líderes da competição, a jogarem em casa, começaram melhor e chegaram a estar a vencer por 3-0, mas os poveiros deram a volta com cinco tentos consecutivos.

Já são conhecidas as jogadoras convocadas da Seleção Nacional sénior feminina para os treinos de preparação para o Torneio de Qualificação do Campeonato Europa de 2014, agendados para 07 e 08 de dezembro nas piscinas do Clube Fluvial Portuense e Campanhã.

O Auditório do Estádio Municipal Magalhães Pessoa, em Leiria, acolhe, no dia 7 de dezembro, a assembleia geral ordinária da Federação Portuguesa de Natação às 14h30 e extraordinária às 15h30. A primeira tem como ponto único da ordem de trabalhos a apreciação, discussão e aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2014.

Alexandre Agostinho garantiu hoje os mínimos nos 50m livres para o Campeonato da Europa de piscina curta, que se vai realizar na cidade dinamarquesa de Herning, entre 12 e 15 de dezembro. O nadador do Portinado estabeleceu a marca de 21.87 no primeiro percurso da estafeta de 4x50m livres, durante o segundo dia de competição do XXI Torneio do Portinado, superando os 21.97 exigidos.

Fluvial Portuense e CNAc venceram na 2.ª jornada da Zona Norte do Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão, enquanto Coral e Oeiras ganharam na Zona Sul. A ronda fica completa com os encontros Gespaços-Gondomar no dia 20 (21h45, Paços de Ferreira) e Portinado-Bairro dos Anjos no dia 23 (16h00, Portimão).

Portugal conquistou mais duas medalhas de ouro no Meeting de Lyon, em França, que hoje terminou. Ana Rodrigues

O CEAT venceu hoje, em Ermesinde, o Fluvial Portuense por 7-4, em jogo da 4.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, chegando-se à liderança da competição e com menos uma partida do que o campeão nacional. A Amadora/Bfish/Restart bateu o Arsenal 72 por 11-4, enquanto a Gespaços recebeu e derrotou o Lousada Séc. XXI por 11-7.

Fluvial Portuense (316 pontos), em femininos, e Clube Natação de Faro (280 pontos), em masculinos, venceram a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que terminou hoje na Piscina Municipal de Coruche.

Pedro Oliveira conquistou a medalha de bronze na prova de 200 jardas costas, durante o terceiro e último dia de competição do Minneapolis Grand Prix, nos Estados Unidos da América. O nadador do Cardinal Aquatics, este ano a representar o Estrelas S. João de Brito em Portugal, registou a marca de 1:44.63, depois de ter sido quinto nas eliminatórias (1:46.05).

O Fluvial Portuense fugiu à tendência das vitórias tangenciais da 3.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, ao derrotar fora o Vitória de Guimarães por 13-4, assumindo a liderança isolado, mercê do desaire do Sporting no terreno do Paredes Rota dos Móveis por 14-13.

Portugal iniciou da melhor forma o Meeting de Lyon, em França, ao conquistar quatro medalhas de ouro no primeiro dia de competição. Diogo Carvalho

Fluvial Portuense, em femininos, e Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, em masculinos, lideram, no final do primeiro dia de competição, a Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão, que está a decorrer na Piscina Municipal de Coruche.

Carlos Almeida conquistou a medalha de prata na prova de 200 jardas bruços, durante o segundo dia de competição do Minneapolis Grand Prix, nos Estados Unidos da América. O nadador do Cardinal Aquatics, este ano a representar o FC Porto em Portugal, registou a marca de 1:54.70, depois de ter sido quarto nas eliminatórias (1:57.73).

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar, nos dias 6 e 7 de dezembro, no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal, uma ação de formação de natação pura no âmbito da Análise e Intervenção Técnica nos Escalões de Formação, cujo os formadores são Daniel Marinho e Jorge Campaniço.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar um curso de árbitros distritais de natação sincronizada entre novembro e dezembro, com os formadores Filipa Abreu e Vítor Santiago.

Zona Norte: 30 de novembro e 01 de dezembro, nas Piscinas Municipais da Murtosa

A Piscina Municipal de Coruche é palco, este fim-de-semana, da Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional de clubes da 4.ª Divisão. São apuradas as oito melhores equipas classificadas, em masculinos e femininos. A competição vai contar com a participação de 301 atletas (159 masculinos e 142 femininos) em representação de 34 clubes.

Carlos Almeida foi quarto classificado na prova de 100 jardas bruços, durante o primeiro dia de competição do Minneapolis Grand Prix, nos Estados Unidos da América. O nadador do Cardinal Aquatics, este ano a representar o FC Porto em Portugal, registou a marca de 52.98 (58.81), depois de ter sido segundo nas eliminatórias com o tempo de 53.70 (59.61).

A Entry List e a estatística dos clubes da Fase de Qualificação para o Campeonato Nacional da 4.ª Divisão, que se vai realizar no próximo sábado e domingo, em Coruche, já estão disponíveis.

Entry list

Sete nadadores portugueses integram o top-50 do ranking mundial, indica a mais recente atualização desse índice, com Diogo Carvalho

Portugal foi hoje derrotado pela seleção da Geórgia por 17-9 (3-2, 8-1, 4-2, 2-4), em jogo da 5.ª e última jornada do Grupo G do 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, que decorreu na piscina do Clube Fluvial Portuense, terminando a competição no quarto lugar com 21 pontos.

Ana Catarina Monteiro obteve hoje os mínimos nos 200m mariposa para o Campeonato da Europa de piscina curta, que se vai realizar na cidade dinamarquesa de Herning, entre 12 e 15 de dezembro.

O Fluvial Portuense venceu fora a Amadora/Bfish/Restart por 11-10, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, e mantém-se na liderança, seguido do CEAT, com menos um jogo, que se deslocou ao terreno da Gespaços e ganhou por 20-7. Na outra partida, o Lousada Século XXI somou o primeiro triunfo ao bater o Arsenal 72 por 8-5.

Portugal foi hoje derrotado pela seleção de Malta por 8-6 (3-2, 1-4, 3-0, 1-0), em jogo da 4.ª jornada do Grupo G do 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, que está a decorrer na Piscina do Clube Fluvial Portuense. Nos três confrontos anteriores em fases europeias, os malteses levaram sempre a melhor, mas hoje os portugueses estiveram perto de fazer história.

Portugal inicia hoje, na piscina do Fluvial Portuense, a participação no 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, ao defrontar, pelas 20h00, a seleção da Eslováquia.

A Federação Portuguesa de Natação vai realizar, durante o mês de novembro e dezembro, um curso de treinadores de Grau I/Monitores de Natação, no Centro de Estágios do Jamor e Complexo de Piscinas do Jamor. A ficha de inscrição deve ser enviada para secretariado.formacao@fpnatacao.pt. As inscrições terminam no dia 10 de novembro.

Os primeiros treinos da pré-Seleção Nacional, que se realizaram no domingo em Rio Maior, contaram com a participação de 27 atletas juniores e 30 juvenis, em representação de oito clubes (ADMTG, Aminata, CN Amadora, Foca, Gesloures, Ovarsincro, Portinado e SAD).

A Seleção Nacional disputa o 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, cujo Grupo G se realiza de quinta-feira a domingo na piscina do Clube Fluvial Portuense, com a expetativa de “fazer uma surpresa” frente à Eslováquia que permita ainda sonhar com o play-off.

A Seleção Nacional vai participar, com três nadadores, no 3º Meeting de Lyon, em França, nos dias 16 e 17 de novembro.

Convocatória:

Já são conhecidos os convocados da Seleção Nacional para a sessão de Controlo e Avaliação I, que se realizará no dia 9 de novembro em Rio Maior.

Convocatória:

O Fluvial Portuense goleou, este domingo, o Lousada Séc. XXI por 23-5, em jogo da 2.ª jornada do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, e lidera isolado. A fluvialista Mariana Sarmento, com sete golos, foi a melhor marcadora desta ronda. Em Algés, a Gespaços venceu o Arsenal 72 por 9-7, enquanto a partida entre o CEAT e a Amadora/Bfish/Restart foi adiada.

O Fluvial Portuense venceu este sábado, em casa, o Lousada Séc. XXI por 18-8, em jogo da 2.ª jornada do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, assumindo a liderança da prova, mercê de melhor “goal average” sobre o Sporting que derrotou, em Alvalade, o Naval Povoense por 15-11.

As equipas que jogaram em casa na Zona Norte venceram na primeira jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, enquanto na Zona Sul o triunfo pertenceu aos clubes visitantes.

Resultados (1.ª jornada):