Outubro 2013

O Campeonato Nacional masculino da 2.ª Divisão, cuja primeira jornada se realiza este sábado, será disputado por 12 equipas e com novo formato. A primeira fase, dividida por Zona Norte e Sul por seis equipas cada, é disputada a duas voltas e todos contra todos. Os três melhores classificados de cada zona são apurados para a segunda fase (play-off final).

A qualificação para o Campeonato da Europa feminino de 2014 disputar-se-á num só torneio, entre 16 e 19 de janeiro, anunciou hoje a Liga Europeia de Natação, “caindo por terra” a segunda ronda de apuramento, que estaria prevista para março. Portugal está colocado no Grupo A, juntamente com as seleções da Holanda, Grã-Bretanha, Ucrânia e Israel, que se realiza na Holanda.

Já são conhecidos os convocados para o 3.º Torneio de Qualificação para o Europeu de 2014, cujo Grupo G se realizará de 7 a 10 de novembro na piscina do Clube Fluvial Portuense.

A Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Direção Regional do Desporto (DRD) do Governo dos Açores e a Associação de Natação da Região Autónoma dos Açores (ANARA) assinaram, este fim-de-semana, em Ponta Delgada, um protocolo de colaboração, para vigorar ao longo do presente ciclo olímpico, que dá luz verde à integração no Centro Nacional de Preparação de Base para o Alto Rendimento em Rio Maio

As equipas visitantes venceram no arranque do Campeonato Nacional Feminino da 1.ª Divisão, cabendo ao Fluvial Portuense a liderança da competição, mercê de melhor “goal average”. As campeãs nacionais foram ao reduto da Gespaços e golearam a formação local por 16-3. Em Algés, o CEAT derrotou o Arsenal 72 por 17-6.

A Clinic FINA de arbitragem de polo aquático, que se iniciou hoje em Lisboa, “é uma excelente oportunidade de formação”, afirma Carolina Ribeiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN). “Quando a Federação Portuguesa de Natação se propõe à organização deste tipo de formações pretende, no caso do polo aquático nacional, elevar a modalidade ao mais alto nível.

O Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, cuja primeira jornada se realiza este domingo, será disputado por seis equipas e com novo formato. Na primeira fase jogam todos contra todos a quatro voltas. Os dois melhores classificados disputam o play-off final, à melhor de três encontros, para se encontrar o campeão nacional.

 

A Seleção Nacional sénior masculina iniciou hoje, na piscina do Fluvial Portuense, o derradeiro estágio de preparação para o 3.º Torneio de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, em Budapeste.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar, nos dias 2 e 16 de novembro, uma ação de formação de natação pura no âmbito da Análise e Intervenção Técnica nos Escalões de Formação, que terá lugar no Centro de Estágios e de Formação Desportiva em Rio Maior. Jorge Campaniço e Hugo Louro são os formadores desta ação.

Carlos Jesus é o novo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Natação, sucedendo a Edgar Coelho que apresentou, por motivos pessoais, a sua renúncia ao cargo. Para completar o referido órgão é ainda integrado Luís Marques.

Qua, 23/10/2013 - 17:36

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Dada a ausência de pré-inscrições de alguns clubes para as diferentes divisões dos Campeonatos Nacionais na nova temporada, a Federação Portuguesa de Natação procedeu aos respetivos ajustamentos. O Benedita Sport Club Natação, quinto classificado masculino da 4ª Divisão na época 2012/2013, sobe ao terceiro escalão por força da ausência do Clube Natação de Vila Real.

O selecionador feminino considera que “houve uma boa entrega das atletas” no estágio que se realizou este fim-de-semana na Piscina Municipal da Póvoa de Varzim

A prova de preparação de infantis e juvenis da Associação de Natação do Norte de Portugal realizou-se este fim-de-semana na Piscina do Clube Fluvial Portuense.

O CDUP/Liberty goleou, em casa, o Lousada Século XXI por 27-4, no arranque do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão e lidera a competição com melhor “goal average”. O “reforço” universitário Pedro Sousa, com 12 golos, foi o melhor marcador da partida e da primeira jornada.

O Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, cuja primeira jornada se realiza este sábado, será disputado por oito equipas e com novo formato. Os quatro melhores classificados da primeira fase, em que jogam todos contra todos a duas voltas, apuram-se para a série dos primeiros da segunda fase com 20 por cento do total de pontos obtidos.

O Fluvial B estreia-se no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão com uma receção à Académica, ditou o sorteio da 1.ª fase da Zona Norte realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Natação. Esta temporada marca o arranque da possibilidade de criação de equipas B no escalão secundário.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar, entre 25 e 27 de outubro, uma Clinic FINA de arbitragem de polo aquático, que terá lugar no Hotel Olissippo Marquês de Sá, em Lisboa. Gianni Lonzi, árbitro e presidente do Comité Técnico de polo aquático FINA, é o preletor deste evento que atribui a habilitação de Árbitro FINA da modalidade. A taxa de inscrição é de 30 euros.

A Amadora/Bfish/Restart conquistou a Supertaça feminina Carlos Meinêdo de polo aquático, ao vencer hoje o Fluvial Portuense por 7-3 (1-1, 1-0, 0-0, 5-2), em partida disputada na Piscina Municipal de Felgueiras. Num jogo muito equilibrado nos primeiros três períodos, a equipa amadorense superiorizou-se no quarto e derradeiro parcial com um score de 5-2.

Já são conhecidas as convocadas da Seleção Nacional sénior feminina para os treinos de preparação para o 1º Torneio de Qualificação do Campeonato Europa de 2014, que se vai realizar nos dias 19 e 20 de outubro na Piscina de Campanhã, no Porto.

A Federação Portuguesa de Natação vai organizar, entre 1 e 3 de novembro, uma ação de formação de natação sincronizada no âmbito da Análise Regulamento FINA Figuras e Esquemas Técnicos, Construção de Esquemas Livres e Elementos de Riscos, que terá lugar no Centro de Estágios e de Formação Desportiva em Rio Maior.

O sorteio do Campeonato Nacional feminino da 1.ª Divisão, realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Natação, ditou, na primeira jornada, a deslocação do Fluvial Portuense, campeão em título, ao reduto do Gespaços Na abertura da competição irão realizar-se ainda os jogos Arsenal 72-CEAT e Lousada-Amadora. Sem o terceiro classificado do ano anterior (Gondomar), o Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, composto por seis equipas, inicia-se no 27 de outubro.

O sorteio do Campeonato Nacional masculino da 1.ª Divisão, realizado hoje na sede da Federação Portuguesa de Natação, ditou o confronto, na primeira jornada, entre o Fluvial Portuense e o Paredes, quarto e terceiro classificados na época transata, respetivamente. Na abertura da competição irão realizar-se ainda os jogos CDUP-Lousada Séc. XXI, Amadora-Naval Povoense e Sporting-V. Guimarães.

Paulo Frischknecht é o novo diretor executivo da Liga Europeia de Natação (LEN). O anúncio foi feito pelo presidente deste organismo, Paolo Barelli, no congresso realizado em Edimburgo. O ex-nadador olímpico foi presidente da Federação Portuguesa de Natação (FPN) entre 2005 e 2013, tendo sido eleito para o Bureau da FINA em 2009 e para o Bureau da LEN em 2012.