Setembro 2011

Filipa Abreu exerce a partir de 25 de setembro as funções de Técnica Responsável pela Disciplina de Natação Sincronizada, substituindo no cargo Carla Romaneiro.
A Direcção da Federação Portuguesa de Natação agradeceu publicamente à Técnica cessante Carla Romaneiro a sua competência, disponibilidade, e empenho, demonstrados no exercício das funções que exerceu.

Sete anos após se ter retirado, José Couto (33 anos), um dos melhores nadadores de sempre, está de volta e - surpreenda-se -, com o objectivo de chegar aos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Ou melhor, como o próprio diz, «de fazer mínimos, pois ir aos Jogos é muito diferente». Começou a treinar-se segunda-feira no Campus Aquático de Montemor-o-Velho, onde reside durante a semana.

Após uma ausência de cinco anos, o australiano Ian Thorpe, vencedor de cinco títulos olímpicos, está de regresso à alta competição, como já tinha anunciado em fevereiro.

A Festa da Natação da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) está agendada para o próximo dia 09 de outubro no Auditório Municipal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (Rua D. Maria I). A cerimónia tem início às 17h00.

A Seleção Nacional absoluta de natação está desde esta segunda-feira, e até sábado, concentrada no 1.º Estágio de Preparação da época 2011/12, no Campus Aquático, em Montemor-o-Velho.

O Campus Aquático de Montemor-o-Velho, inserido no Centro Nacional de Preparação Desportiva de Natação (CNPDN), começou esta semana a funcionar em regime de internato com os nadadores Diogo Sousa, Helena Carvalho, Diana Durães e Joana Silva.

Arseniy Lavrentyev e Daniela Pinto igualaram este domingo a melhor classificação individual de sempre de nadadores portugueses em Campeonatos da Europa de Águas Abertas, ao serem sextos na prova de 25 km, disputada em Eilat, Israel. 

No Europeu de 2008 realizado na Croácia, Portugal já tinha alcançado um sexto lugar na prova de 5 km por equipas. Arseniy Lavrentyev, Daniela Inácio e Daniel Viegas foram os autores do feito nacional. 

Vasco Gaspar, o único nadador português que participou hoje no Campeonato da Europa de Águas Abertas, em Eilat (Israel), terminou em 18.º lugar nos 5km.

Vasco Gaspar foi o nadador português que obteve a melhor classificação na prova de 10km no Campeonato da Europa de Águas Abertas que está a decorrer em Eilat (Israel), ao obter o 18.º lugar.
Vasco Gaspar cumpriu a distância em 1:53:43.4, a 25.2 segundos do vencedor, o alemão Thomas Lurz (1:53:18.2).

Cátia Martinheira é a Nadadora do Mês de Agosto, distinção que recebe depois da participação no 3.º Campeonato do Mundo de juniores que decorreu em Lima, no Peru, e no Open de Portugal, realizado na Póvoa de Varzim