Agregador de notícias

Nani rescinde com Sporting por mútuo acordo e assina pelo Orlando City

TSF - Desporto - 3 horas 56 minutos atrás
O emblema norte-americano já confirmou a contratação do português através das redes sociais. O extremo de 32 anos assinou um contrato válido por três épocas.

Rafael Gil bate recorde ao comer hamburger gigante em menos de meia hora

Chlorus - 6 horas 36 minutos atrás

Rafael Gil, habituado aos desafios das águas abertas, conseguiu este domingo, num restaurante na Lourinhã, bater o recorde de comer um hamburger gigante em menos de meia hora.

O nadador do Sporting completou a sua refeição (1.2kg de carne + todos os acompanhamentos) em 25 minutos e quatro segundos, completando com sucesso o desafio Burguer Paradise Challenge.

Como conseguiu comer tudo em menos de 30 minutos, a refeição ficou de borla para Rafael Gil. Só uma pessoa tinha conseguido antes suplantar este desafio, tendo comido o hamburger gigante em 28 minutos e 50 segundos.

Créditos da foto: Estadium Facebook

O conteúdo Rafael Gil bate recorde ao comer hamburger gigante em menos de meia hora aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

Seleção de Coimbra vence Meeting de Leiria

Chlorus - 7 horas 31 minutos atrás

A seleção da Associação de Natação de Coimbra venceu no último fim de semana o I Meeting Internacional de Leiria que se disputou nas piscinas municipais.

A equipa de Coimbra somou 708 pontos, à frente do Bairro dos Anjos com 400 e da seleção da Associação de Natação do Distrito de Santarém com 361.

Ariana Carapinha (Náutico Marinha Grande) com 558 pontos nos 100 livres (1.01,01) e Miguel Oliveira (Náutico Marinha Grande) com 497 pontos nos 100 livres (56,73) foram os nadadores com melhores performances.

Participaram 208 atletas (104 masculinos e 104 femininos) em representação de 29 clubes.

Resultados

Créditos da foto: Associação de Natação de Coimbra

O conteúdo Seleção de Coimbra vence Meeting de Leiria aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

A 'vítima' favorita de Cristiano Ronaldo: marcou 22 golos ao Atlético de Madrid em 31 jogos

TSF - Desporto - 8 horas 51 minutos atrás
Cristiano Ronaldo vai defrontar nos oitavos de final uma das suas 'vítimas' favoritas: o Atlético de Madrid, ao qual marcou 22 golos em 31 jogos ao serviço do Real Madrid.

Alfa Romeo apresenta carro do regresso à Fórmula 1

Diário de Notícias - Desporto - 8 horas 59 minutos atrás

A Alfa Romeo Racing, herdeira da Sauber, tornou-se hoje a última equipa a apresentar o monolugar para a temporada de 2019 de Fórmula 1, o C38, que marca o regresso da escuderia italiana à competição.

No novo carro da Alfa Romeo Racing, marca que tinha deixado a Fórmula 1 em 1985, predominam o branco, o vermelho, o preto na lateral, e o azul no nariz.

O C38, que continua a ser fabricado pela Sauber, em Hinwill, na Suíça, foi apresentado no circuito de Montemeló, em Barcelona, horas antes do início dos testes de pré-temporada.

Em conformidade com a nova regulamentação, que obriga as equipas a optimizar a aerodinâmica, o C38 tem uma asa dianteira muito curva, um pouco diferente das restantes equipas.

A Alfa Romeo Racing terá como pilotos o italiano Antonio Giovinazzi, que na temporada passada disputou duas provas com a Sauber, e o finlandês Kimmi Raikonen, que deixou a Ferrari, e se prepara para cumprir a 17.ª temporada na Fórmula 1.

Universidade do Porto campeã universitária

Chlorus - 9 horas 7 minutos atrás

A Universidade do Porto conquistou no sábado, em Coimbra, o título de campeã universitária de polo aquático, ao somar por vitórias os jogos disputados.

Resultados:

U. Porto-U. Évora 11-1

U. Évora-Académica, 3-15

Académica-U. Porto, 3-5

U. Évora-U. Porto, 3-8

Académica-U. Évora, 9-2

U. Porto-Académica, 7-2

Classificação:

1.º U. Porto

2.º Académica

3.º U. Évora

Créditos da foto: FADU Facebook

O conteúdo Universidade do Porto campeã universitária aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

Sporting de Aveiro na frente do Campeonato Nacional, 62 novos recordes na Guarda

Chlorus - 9 horas 17 minutos atrás

O Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, que decorreu no último fim de semana nas Piscinas Municipais da Guarda, registou a obtenção de 62 novos recordes nacionais.

Nas contas desta primeira competição, o Sporting de Aveiro somou 524 pontos, seguido do FC Porto com 435 e do Feira Viva com 335.

Filipe Santos esteve em plano de destaque no primeiro dia do campeonato ao bater o recorde do mundo dos 25 metros mariposa na categoria de S21-Síndrome de Down.

O nadador algarvio do Associação Desportiva e Cultural de Portimão terminou com 15,59 segundos, melhorando o recorde (15,75) que pertencia ao sul-africano Pietie Bell desde 30 novembro de 2008. O recorde da europa pertencia a filipe santos com 15,89.

O Campeonato Nacional de Inverno, organizado pela Federação Portuguesa de Natação e Associação de Natação Interior Centro, com o apoio da Camara Municipal da Guarda, contou com a presença de 33 clubes inscritos representados por 132 nadadores em competição (97 masculinos e 35 femininos).

Resultados

Créditos da foto: FPN

O conteúdo Sporting de Aveiro na frente do Campeonato Nacional, 62 novos recordes na Guarda aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

AD Fafe vence torneio de cadetes em Guimarães

Chlorus - 9 horas 27 minutos atrás

A Associação Desportiva de Fafe venceu, este sábado, a oitava edição do Torneio do Rei no escalão de cadetes, que se realizou na Piscina do Vitória Sport Clube, em Guimarães.

A equipa fafense somou 201 pontos, seguido do Clube de Natação da Maia com 171 e do Viana Natação com 167 pontos.

A prova contou com a participação 200 atletas (102 masculinos e 98 femininos) em representação de 17 clubes.

O torneio foi organizado pela secção de natação do Vitória SC, com o apoio da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Resultados

O conteúdo AD Fafe vence torneio de cadetes em Guimarães aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

FC Porto vence Torneio do Rei

Chlorus - 9 horas 30 minutos atrás

O FC Porto venceu, este sábado, a oitava edição do Torneio do Rei no escalão de masters, que se realizou na Piscina do Vitória Sport Clube, em Guimarães.

A equipa azul e branca somou 307 pontos, seguido do Leixões com 188 pontos e do Clube de Natação de Valongo com 162 pontos.

Foi estabelecido um novo recorde nacional do escalão G (55-59 anos) por intermédio de José Barroso (Fluvial Portuense) nos 100 bruços com o tempo de 1.21,42.

A prova contou com a presença de 194 atletas (121 masculinos e 73 femininos) em representação de 18 clubes.

O torneio foi organizaçdo pela secção de natação do Vitória SC, com o apoio da Associação de Natação do Norte de Portugal.

Resultados

O conteúdo FC Porto vence Torneio do Rei aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

Benfica tenta reaproximar-se do líder FC Porto na visita ao Desportivo das Aves

Diário de Notícias - Desporto - 10 horas 44 minutos atrás

O Benfica procura hoje reforçar o segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol e reaproximar-se do líder FC Porto, no estádio do Desportivo das Aves, antepenúltimo classificado, onde disputará o jogo de encerramento da 22.ª jornada.

Os ‘encarnados’ tentam recolocar-se à distância de um ponto do campeão nacional, que no sábado venceu por 2-0 na recepção ao Vitória de Setúbal e deixou o rival lisboeta com quatro pontos de atraso, no recinto de uma equipa posicionada no 16.º lugar do campeonato, o primeiro em zona de despromoção.

Um triunfo em Vila das Aves permitirá também ao Benfica consolidar a segunda posição na prova e aumentar para quatro pontos a vantagem sobre o Sporting de Braga, terceiro colocado, que perdeu no domingo por 3-0 na visita ao Sporting, quarto da classificação, a quatro pontos de distância dos minhotos.

O Benfica venceu todas as seis partidas que disputou na I Liga desde que Bruno Lage substituiu Rui Vitória como treinador da equipa de futebol, destacando-se os dois últimos triunfos, no estádio do Sporting, por 4-2, e na recepção ao Nacional, por histórico 10-0.

Lage poupou vários habituais titulares na vitória (2-1) de quinta-feira no recinto dos turcos do Galatasaray, para a Liga Europa, que poderão regressar hoje ao ‘onze’ benfiquista frente a uma equipa em situação delicada, mas que venceu três dos últimos quatro jogos na prova.

Liverpool e Bayern em duelo de ‘gigantes’, Ronaldo de volta a Madrid

Diário de Notícias - Desporto - 11 horas 18 minutos atrás

O duelo entre o vice-campeão europeu Liverpool e o Bayern Munique destaca-se na segunda semana de jogos dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, onde sobressai também o regresso de Cristiano Ronaldo a Madrid.

A cumprir a época mais regular dos últimos anos, o Liverpool não só lidera a ‘Premier League’ (em igualdade com o campeão Manchester City e com menos um jogo), mas sonha também repetir a caminhada até à final de 2018.

Do outro lado, está um Bayern habituado a figurar nas decisões, com quatro meias-finais nos derradeiros cinco anos. Juntos somam 10 títulos de campeões europeus, numa divisão perfeita de cinco para cada clube.

O técnico dos ‘reds’, o alemão Jurgen Klopp, é um profundo conhecedor do adversário destes ‘oitavos’, tendo defrontado o Bayern em 29 jogos (nove vitórias, quatro empates e 16 derrotas) desde 2001, ano em que ingleses e alemães mediram forças pela última vez.

Já Nico Kovac, está a viver a sua época de estreia nos ‘bávaros’, tendo guiado a equipa à vitória no Grupo E, à frente de Ajax, Benfica e AEK.

O historial de resultados denuncia o equilíbrio entre dois colossos, com uma vitória para cada lado e três empates nos cinco duelos realizados.

Porém, Anfield Road costuma ser uma fortaleza contra equipas alemãs, com 14 vitórias em 17 embates. A maior debilidade dos ‘reds’ no jogo desta terça-feira (20 horas) é mesmo a ausência por castigo do central holandês Virgil van Dijk, enquanto o também suspenso Müller é a grande baixa no Bayern.

No dia seguinte tem lugar outro dos maiores confrontos da primeira mão dos oitavos de final, o embate entre Atlético de Madrid e Juventus, finalistas vencidos de quatro das últimas cinco finais da Champions.

Os ‘colchoneros’ perderam em 2014 e 2016, ambas para o Real Madrid, ao passo que a ‘vecchia signora’ foi derrotada em 2015, pelo FC Barcelona, e em 2017, pelo inevitável Real Madrid. Um nome omnipresente nesta história e neste jogo é mesmo o de Cristiano Ronaldo.

O internacional português, de 34 anos, vive a temporada menos prolífica na prova da qual foi o melhor marcador em sete edições (2008, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018), contabilizando somente um golo em cinco partidas.

Todavia, pode, ainda assim, aumentar um recorde que já lhe pertence: o de jogador em actividade com mais encontros dos oitavos de final, ao registar 28, mais dois do que Lionel Messi e Iker Casillas (26).

Este é o primeiro regresso de Ronaldo a Madrid, cidade onde brilhou durante nove épocas pelo Real. Entre 2009 e 2018, defrontou o Atlético em 31 jogos e marcou 22 golos.

No entanto, a equipa de Diego Simeone é um obstáculo complicado, não tendo perdido nos dois desafios anteriores com a ‘Juve’. E ainda é mais feliz no somatório dos jogos com clubes transalpinos, com sete triunfos e dois empates em nove duelos.

Remetidos a um papel mais secundário neste cartaz estão os jogos entre Lyon e Barcelona e entre Schalke 04 e Manchester City.

O conjunto francês recebe os catalães na terça-feira, na expectativa de vencer o poderoso oponente pela primeira vez na sua história (dois empates e quatro derrotas). A missão, que já se adivinha difícil, tornou-se ainda mais complicada com a ausência por castigo do influente Fekir.

Por fim, o Manchester City parte como favorito diante do Schalke 04, adversário que bateu em dois dos três jogos entre os dois clubes.

Os alemães caíram sempre nesta fase nas últimas três épocas, enquanto o City espera voltar a garantir a presença entre os oito melhores, tal como em 2018. O desafio assinala ainda o regresso do extremo alemão Leroy Sané ao estádio que o projectou para o futebol. O jogo está agendado para quarta-feira, às 20 horas.

Ronaldo marcou 22 golos em 31 jogos com o Atlético de Madrid

Diário de Notícias - Desporto - 11 horas 40 minutos atrás

O futebolista português Cristiano Ronaldo, agora na Juventus, vai defrontar nos oitavos de final uma das suas ‘vítimas’ favoritas, o Atlético de Madrid, ao qual marcou 22 golos, em 31 jogos ao serviço do Real Madrid.

Nas nove épocas ao serviço dos ‘merengues’ (2009/2010 a 2017/18), Ronaldo foi um ‘terror’ para o rival da capital, ao qual apontou 12 tentos na Liga espanhola, seis na Taça do Rei e quatro na Liga dos Campeões.

Mesmo só tendo marcado em dois dos cinco jogos com os ‘colchoneros’ na ‘Champions’, incluindo um ‘hat-trick’ na primeira mão das ‘meias’ de 2016/17, o capitão da selecção lusa foi sempre feliz face ao Atlético na principal prova de clubes.

Os dois clubes de Madrid defrontaram-se em quatro épocas consecutivas e os ‘blancos’ levaram sempre a melhor, a primeira em 2013/14, na final disputada no Estádio da Luz, em Lisboa.

Longe da sua melhor condição física, Cristiano Ronaldo não brilhou, mas, sobre o final do prolongamento, com o jogo resolvido, foi ele a selar o 4-1 final, de grande penalidade.

Na época seguinte, nos quartos de final, o português ficou em ‘branco’, mas foi dele a assistência, em ‘bandeja de ouro’, para o mexicano Javier Hernández ‘Chicharito’ decidir, no Bernabéu (1-0), após um empate a zero no Vicente Calderón.

Em 2015/16, o encontro foi novamente na final e Cristiano Ronaldo voltou a passar ao ‘lado’ do encontro, mas, no desempate por penáltis, foi ele a selar a vitória do Real Madrid (5-3).

No quarto duelo consecutivo, em 2016/17, o português foi ‘gigante’ na primeira mão das meias-finais, decidindo o apuramento dos ‘merengues’ com um ‘hat-trick’, numa vitória por 3-0, atingindo os 400 golos pelo Real Madrid.

Na segunda mão, com praticamente tudo definido, o Atlético venceu por inconsequentes 2-1.

Ronaldo superou sempre o Atlético na ‘Champions’ e, em jogos da Liga espanhola, também tem um registo importante, com nove golos, incluindo mais dois ‘hat-tricks’, em 16 jogos e sete vitórias, contra cinco empates e quatro derrotas.

Na Taça do Rei, Ronaldo, com seis golos em oito jogos, ‘eliminou’ duas vezes os ‘colchoneros’, nos ‘quartos’ de 2010/11 e nas ‘meias’ de 2013/14, mas ‘tombou’ duas vezes, na final de 2012/13, em pleno Bernabéu, e nos 16 avos de final de 2014/15.

O internacional luso ainda mediu forças com o Atlético de Madrid numa Supertaça, a abrir a época 2014/15, acabando derrotado, depois de só jogar 45 minutos em cada encontro -- 1-1 em casa e 0-1 no Vicente Calderón.

Cristiano Ronaldo vai na quarta-feira, em Madrid, cumprir o 32.º jogo frente ao Atlético de Madrid, mas apenas o primeiro sem ser com a camisola do Real, já que, anteriormente, não tinha defrontado os madrilenos pelo Sporting ou o Manchester United.

Ronaldo à procura de golos para somar oitavo título de melhor marcador da ‘Champions’

Diário de Notícias - Desporto - 11 horas 44 minutos atrás

O futebolista português Cristiano Ronaldo precisa de golos nos oitavos de final da Liga dos Campeões para poder continuar a sonhar com um oitavo título de melhor marcador da prova e sétimo consecutivo.

Depois de só ter ‘facturado’ uma vez na fase de grupos, o seu pior registo desde 2008/09, a última época ao serviço do Manchester United, Ronaldo começa a fase a eliminar a sete do líder dos marcadores, o polaco Robert Lewandowski, do Bayern Munique, e a cinco do argentino Lionel Messi, do FC Barcelona.

O agora ‘7’ da Juventus, que só marcou na receção ao Manchester United (1-2), não enfrenta, porém, uma missão impossível, nem nada que se pareça com isso, face aos seus impressionantes números pós fase de grupos: 60 golos, mais do que qualquer outro jogador.

Cristiano Ronaldo, que lidera a tabela dos marcadores do campeonato italiano (19 golos, em 24 jogos), já marcou 20 tentos nos oitavos de final, 23 nos quartos de final, 13 nas meias-finais e ainda quatro em finais.

A ajudar à ‘festa’, o internacional luso, destacado melhor marcador da história da ‘Champions’, com 121 golos, em 158 jogos, vai enfrentar o Atlético de Madrid, ao qual já marcou por 22 vezes, em 31 encontros, incluindo quatro na Liga dos Campeões.

Em seis épocas no Manchester United, de 2003/04 a 2008/09, Cristiano Ronaldo ficou-se pelos 15 golos - em 52 encontros - mais de metade dos quais (oito) em 2007/08, conquistando o primeiro ‘título’ de melhor marcador, no ano do seu primeiro cetro.

A mudança para Madrid trouxe um Ronaldo muito mais goleador: na ‘Champions’, aquele que no último defeso deixou o Bernabéu como melhor marcador da história do ‘maior’ clube do mundo (451 golos), apontou ‘apenas’ 105 tentos, em 101 jogos.

Nas primeiras três épocas, o português não conseguiu ser o melhor marcador da prova, mas ‘tomou-lhe o gosto’ em 2012/13 e já vai em seis ‘coroas’ consecutivas de ‘rei’ dos golos.

Ronaldo apontou 12 em 2012/13, 17 em 2013/14, estabelecendo um novo recorde numa só edição da competição -- pertencia a Messi, com 14, em 2011/12 -, 10 em 2014/15, 16 em 2015/16, 12 em 2016/17 e 15 na época passada.

Entre estes seis triunfos, apenas um foi partilhado, já que, em 2014/15, Lionel Messi e o brasileiro Neymar, ambos jogadores do FC Barcelona, também somaram 10 tentos.

No que respeita ao total na Liga dos Campeões, Ronaldo lidera a tabela de forma confortável, com 121 golos, contra 106 de Messi, 71 do já retirado espanhol Raul, 59 do francês Karim Benzema, 56 do ex-jogador holandês Ruud van Nistelrooy e 53 de Lewandowski.

Além dos muitos golos, o mais internacional e melhor marcador da história da seleção lusa também já conta cinco títulos (2007/08, 2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18) e é o jogador de campo com mais jogos, só ‘perdendo’ para Casillas (173).

O encontro entre o Atlético de Madrid e a Juventus, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, realiza-se na quarta-feira, pelas 20 horas, no Wanda Matropitano, em Madrid, que será o palco da final da prova, em 1 de Junho.

"Se quiser falar da minha passagem pelo Sporting não escrevo um livro, escrevo 20 livros"

TSF - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 22:59
Ex-treinador do Benfica e do Sporting respondeu ao lançamento do livro de Bruno de Carvalho, mas deixou claro que não precisa de escrever livros para sobreviver. Em relação ao futebol português, Jorge Jesus acredita que João Félix "vai ser uma referência".

Nápoles empata e já está a 13 pontos da Juventus de Cristiano Ronaldo

Diário de Notícias - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 22:01

O Nápoles empatou hoje 0-0 na receção ao Torino, em jogo da 24.ª jornada da Liga italiana de futebol, e deixou a Juventus mais só na liderança, já com 13 pontos de vantagem sobre os napolitanos, segundos classificados.

Ainda sem Mário Rui, lesionado, Carlo Ancelotti não fez grandes alterações ao ‘onze’ do Nápoles, deixando apenas o belga Mertens no banco de suplentes, mas a equipa anfitriã não foi capaz de bater o Torino.

O Nápoles chegou aos 53 pontos, a 13 da líder Juventus, que na sexta-feira bateu o Frosinone por 3-0 - com um dos golos a ser marcado pelo avançado português Cristiano Ronaldo - e ainda não perdeu no campeonato, enquanto o Torino é nono, com 35.

O Inter de Milão, terceiro classificado, colocou-se a sete pontos dos napolitanos, ao vencer por 2-1 a Sampdoria, em casa, num jogo equilibrado, que se decidiu em seis minutos frenéticos.

O argentino Icardi ficou na bancada, por lesão, no final de uma semana em que perdeu a braçadeira de capitão para Handanovic, depois de ter estado envolvido em várias polémicas com a direção do clube milanês.

O primeiro golo do jogo surgiu dos pés de D’Ambrosio, que surgiu no lugar de lateral direito, com o português Cédric Soares a não sair do banco, depois de o italiano ter sido assistido pelo croata Perisic, aos 73 minutos.

Dois minutos depois de entrar e três após o 1-0, Gabbiadini igualou para a ‘Samp’, ao finalizar uma bola perdida na área, aos 76, mas o ritmo frenético daqueles minutos continuou, com Nainggolan ao fazer um grande golo, aos 78, com um remate sem deixar a bola cair no chão.

Na equipa de Luciano Spalletti, João Mário entrou aos 59 minutos, rendendo Roberto Gagliardini.

A Udinese venceu em casa por 1-0 o Chievo, afastando-se dos lugares de descida, enquanto o Génova, que teve Pedro Pereira em campo a partir dos 88 minutos, bateu a Lazio por 2-1, atrasando os ‘laziale’ na luta pelos lugares europeus.

O Empoli venceu o Sassuolo por 3-0 e colocou-se três pontos acima da ‘linha de água’, enquanto a Fiorentina começou a perder na visita ao Spal, mas acabou por golear, por 4-1, subindo ao oitavo lugar, a três pontos dos lugares que dão acesso às competições europeias.

Na segunda-feira, a Roma, adversária do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, encerra a 24.ª jornada na receção ao Bolonha, sendo que uma vitória isola a equipa da capital italiana no quinto posto, a um ponto do quarto lugar, último de acesso à Liga dos Campeões.

Sporting vence Braga por 3-0 e impede minhotos de ultrapassarem o Benfica

Diário de Notícias - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 21:59

O Sporting venceu hoje por 3-0 na receção ao Sporting de Braga, impossibilitando a equipa minhota de ultrapassar o Benfica no segundo lugar da I Liga portuguesa de futebol, em jogo da 22.ª jornada, disputado em Lisboa.

O médio Bruno Fernandes abriu a contagem aos 34 minutos e o avançado Bas Dost aumentou a vantagem ‘leonina’, aos 50, de grande penalidade, e 68, aumentando para 14 o número de golos marcados na prova, o que permitiu ao internacional holandês igualar na liderança dos melhores marcadores da prova o brasileiro Dyego Sousa, jogador dos bracarenses.

O Sporting manteve-se no quarto lugar, com 45 pontos, mas reduziu para quatro o atraso para o Sporting de Braga, terceiro posicionado, com 49, impondo a primeira derrota aos minhotos na I Liga desde 23 de dezembro de 2018, no estádio do Benfica (6-2), e impedindo a equipa ‘arsenalista’ de ultrapassar o rival lisboeta no segundo lugar.

Espanha bate Portugal e torna-se primeira campeã europeia de futsal feminino

Diário de Notícias - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 21:10

A Espanha conquistou hoje o primeiro Europeu feminino de futsal, ao derrotar Portugal na final por 4-0, em partida disputada no Pavilhão Multiusos de Gondomar, concluindo a fase final sem sofrer qualquer golo.

Implacável na forma como aproveitou os erros de Portugal na primeira parte, a Espanha adiantou-se ao quarto minuto, num golo de Mayte, na ‘cara’ de Ana Catarina, que, dois minutos depois, viu Anita ampliar a vantagem, após uma perda de bola à entrada da área de Sara Ferreira.

Sem conseguir articular-se na saída para o ataque e, muito menos, incomodar Aguete na baliza espanhola, o ‘cinco’ nacional viu Romero, de livre, aos 10 minutos, fazer o 3-0, num lance em que a guarda-redes portuguesa pareceu mal batida.

Sem conseguir entrar na área espanhola, as portuguesas optaram então pelo remate de meia distância, com Fifó e Carla Vanessa a testaram a número um de Espanha, antes de, num contra-ataque, Sara atirar à malha lateral e, no instantes finais, Janice, a um metro da baliza, falhar o alvo.

A segunda parte foi quase de sentido único, depois de Peque, sem oposição, falhar o 4-0 a abrir o segundo período, mas a pontaria desafinada, nuns casos, e noutros a solidariedade espanhola, impossibilitou o golo que poderia catapultar a seleção lusa para a recuperação.

Lídia Moreira, num minuto, teve duas ocasiões para marcar, mas na primeira, de cabeça, acertou numa defesa, com a guarda-redes fora da baliza, e na seguinte, com a baliza aberta, fez o desvio para fora.

Com três mil pessoas nas bancadas, das quais cerca de 200 espanholas, e o apoio dos jogadores da seleção que venceu o Europeu masculino em 2018 e do Primeiro-ministro e do ministro da Educação, a equipa de Luís Conceição apostou no guarda-redes avançado nos últimos cinco minutos, missão confiada a Pisko.

Mais uma vez, foi a Espanha que aproveitou, com Sotelo, em contra-ataque, a fazer o 4-0, acabando com o que restava de esperanças numa reviravolta, no 27.º encontro entre as duas seleções.

O saldo desses confrontos, disputados entre 1997 e 2019, favorece claramente o conjunto espanhol, com 15 triunfos contra cinco de Portugal.

Terminou o sonho no Europeu de futsal feminino. Espanha vence e Portugal é vice-campeão

TSF - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 20:24
A seleção portuguesa perdeu com a Espanha na final do primeiro Europeu de futsal feminino.

Direto: Braga em Alvalade à procura do segundo lugar. Sporting 0-0 Sp. Braga (1.ª parte)

TSF - Desporto - Dom, 17/02/2019 - 19:01
Sporting e Sporting de Braga defrontam-se, este domingo, no Estádio de Alvalade, num jogo em que o leões procuram não deixar fugir (ainda mais) o Braga. Já a equipa de Abel Ferreira pretende chegar ao segundo lugar.

Congresso da APTN: Didier Chollet apresenta “Acompanhamento técnico de coordenação em crol”

Chlorus - Dom, 17/02/2019 - 18:49

Didier Chollet vai apresentar o tema “Acompanhamento técnico de coordenação em crol”, durante o 42.º congresso técnico-científico – XV Congresso Ibérico que se vai realizar no Portimão Arena entre 26 e 28 de abril.

A preleção do francês está agendada para dia 28 de abril, pelas 12h15, no auditório 1.

“Para medir com precisão a coordenação de rastreamento, criamos uma nova ferramenta: o Índice de Coordenação: IdC (Chollet, D., Chalies, S. & Chatard, J.C. 2000). A coordenação dos braços é quantificada, com uma precisão de 2 centésimos de segundo. Cada movimento dos braços é dividido em 4 fases distintas. O Índice de Coordenação quantifica o tempo entre as fases de propulsão de um braço em relação ao outro braço. Esta ferramenta é usada em um objetivo de monitoramento técnico de nadadores internacionais como Solene Figues, Julien Sicot ou Fabien Gilot. A ilustração das avaliações específicas e das sessões técnicas ou das solicitações apropriadas mostra o interesse desta ferramenta na otimização do desempenho”, lê-se na sinopse do tema.

Didier Chollet é professor universitário emérito, pesquisador e perito científico. Foi treinador das equipas universitárias de França há mais de 25 anos e co-chefe de avaliação de concorrência em nível nacional.

Responsável por avaliações técnicas em natação ou triatlo em nível internacional, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro do Ministério da Juventude e Desportos.

As inscrições para o congresso já estão abertas e o programa (em atualização) disponível.

A APTN, em paralelo com o congresso, vai disponibilizar um programa cultural e social para acompanhantes dos congressistas, como passeios de barco, sunset party e visitas ao Museu de Portimão. Clique aqui para ver o programa cultural e social.

Todos os interessados poderão apresentar uma comunicação oral no congresso. A proposta de comunicação deverá ser submetida em formato de resumo para o endereço de correio eletrónico aptn.formacao@gmail.com até à data limite de 29 de março. Clique aqui para ver o regulamento específico.

O Chlorus, jornal online de Natação, é parceiro Media do evento pelo terceiro ano consecutivo.

Todas as informações estão disponíveis no Chlorus onde serão lançados os vários temas que estarão em discussão.

A formação é creditada pelo IPDJ.

Portimão foi designada Cidade Europeia do Desporto em 2019.

O conteúdo Congresso da APTN: Didier Chollet apresenta “Acompanhamento técnico de coordenação em crol” aparece primeiro em Chlorus.

Categorias: Natação Nacional

Páginas