Diário de Notícias - Desporto

Subscreva feed Diário de Notícias - Desporto
Secção Desporto
Actualizado: há 4 horas 57 minutos atrás

Marcos Freitas apurado para os quartos-de-final em Hong Kong

5 horas 43 segundos atrás

Marcos Freitas qualificou-se hoje para os quartos-de-final da competição de Singulares do Open de Hong Kong, depois de ter eliminado o atleta nigeriano Aruna Quadri, que joga no Sporting CP, nos oitavos-de-final.

O internacional português (n.º 15 do ranking mundial) venceu Aruna Quadri (n.º 22) por 4-2 (13-11, 9-11, 11-7, 13-11, 10-12, 11-6) e tem agora como adversário o coreano Jonghoon Lim (n.º 39). A partida tem início às 16h10 locais (09h10 em Portugal continental) de amanhã.

Desporto inclusivo é orgulho e enche a Avenida Sá Carneiro

5 horas 49 minutos atrás

Este é um dia dedicado ao Desporto Paralímpico e que está a encher a Avenida Sá Carneiro com 22 modalidades distintas. O facto do Dia Paralímpico 2018 foi encarado tanto pelo secretário regional da Educação, que tutela o desporto, como pelo presidente da Câmara do Funchal como um orgulho.

O desporto inclusivo pretende ser uma marca, uma identidade do Desporto Escolar, tanto que Jorge Carvalho salientou que as modalidades adaptadas fazem parte dessa grande festa.

Por seu lado, Paulo Cafôfo referiu que a cidade do Funchal está a tornar-se uma cidade cada vez mais adaptada e inclusiva.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, fez questão de salientar o papel dos jovens no que diz respeito à inclusão e lembrou que o Orçamento Pariticipativo dedica, este ano, um montante de 500 mil euros, que podem ser dedicados a esbater as questões relacionadas com a discriminação e a necessidade de inclusão.

Já a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, mostrou-se bastante satisfeita pela energia transmitida pelas centenas de crianças que têm participado no Desporto Escolar. Além disso, salientou que a inclusão tem sido uma das prioridades do Governo da República, tanto que em 2021 deverá estar concluída a equiparação das bolsas de atletas olímpicos e paralímpicos.

Por fim, o presidente do Comité Paralímpico fez questão de frisar que é necessário combater o estigma e trazer mais atletas para as diversas modalidades. A presença no Funchal mostra que a descontinuidade territorial é apenas um aspecto físico, que não impossibilita acções conjuntas.

O Dia Paralímpico Funchal 2018 decorre até às 16 horas, com muitas modalidades para serem experimentadas pela população em geral. Foi ainda anunciado que, no próximo ano, estas celebrações vão decorrer em Castelo Branco.

Controladores aéreos vão disputar torneio de futebol em Lisboa

9 horas 21 minutos atrás

A 51.ª edição da “European Controllers Cup” (ECC) vai decorrer no Estádio Universitário de Lisboa, de 28 de maio a 01 de junho, e o torneio conta com cerca de 1.000 controladores aéreos, distribuídos por 48 equipas.

A competição vai trazer a Lisboa “cerca de 1.000 controladores de tráfego aéreo, inseridos em 48 equipas”, de acordo com a organização do evento.

O presidente da comissão organizadora do ECC 2018, Vergílio Belo, explicou à agência Lusa que o objetivo é “tentar recriar o espírito do ECC”.

Vergílio Belo esclareceu que quando o torneio surgiu na década de 1960 foi equacionado para, “perante uma profissão de tanto desgaste, uma profissão tão stressante”, arranjar uma semana “onde controladores aéreos de várias nacionalidades se encontrassem sob o pretexto de um torneio de futebol”, para reforçar “os laços de amizade e profissionais”.

“Lidando com culturas diferentes, aprendemos lições e conseguimos partilhá-las entre nós, garantindo a segurança”, referiu.

Portugal é o país anfitrião do torneio pela terceira vez.

“Foi organizado em 1991, pelos controladores de tráfego aéreo de Lisboa, que é a [equipa] ‘Lisboa Radar Team’, foi organizado em 1998 pela equipa dos controladores de Faro e Santa Maria. Agora, em 2018, vai voltar a ser a equipa de Lisboa a organizar”, elucidou o presidente da comissão organizadora do torneio.

Apesar de o evento ser europeu, há três equipas norte-americanas: Nova Iorque, Seattle e Filadélfia.

Vergílio Belo explicou à Lusa que “Nova Iorque entrou em 1998 [quando a equipa de Faro e Santa Maria organizou a competição]”, por ser uma “das áreas adjacentes” à área coberta pelos controladores de Faro e Santa Maria, que é “o maior controlador aéreo do Atlântico Norte e passa o dia inteiro a fazer coordenação para a área de Nova Iorque”.

“Eles manifestaram interesse em juntar-se a esse evento e desde essa altura que fazem parte do torneio”, vincou.

A organização do ECC 2018 acredita ainda que o torneio pode ser “um bom investimento na economia” da cidade de Lisboa, uma vez que os participantes vão ter gastos, entre outros, em alojamento -- os controladores que vão participar no torneio vão estar distribuídos por 11 hotéis da capital -, alimentação e transportes.

Os jogos vão decorrer nos seis campos de futebol do Estádio Universitário de Lisboa e vão ser disputados 184 encontros entre as 09:00 e as 18:00, durante os quatro dias de competição.

Judocas madeirenses na Taça da Europa de Cadetes

9 horas 24 minutos atrás

10 Judocas da Região participam, entre hoje e domingo, na Taça da Europa de cadetes, que se realiza em Coimbra.

5 atletas do Judo Clube da Madeira, 4 atletas do Clube Naval do Funchal e 1 atleta do Grupo Desportivo da Apel, acompanhados pelos treinadores César Nicola e Marco Matos, irão representar a Madeira numa prova organizada pela European Judo Union (EJU), que contará com a presença de atletas do Canadá, Grã-Bretanha, Israel, Itália, Bélgica e Espanha, entre outros.

A arbitra madeirense, Paula Saldanha, foi convocada pela EJU.

Após o términos da prova, realiza-se um Training Camp, com todos os atletas participantes, entre 28 e 30 de Maio.

Bruno de Carvalho considera AG de destituição uma “bomba atómica” a admite impugnação

10 horas 22 minutos atrás

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considerou, na quinta-feira, a marcação de uma assembleia geral de destituição, marcada para 23 de junho, uma “bomba atómica” e duvida que esta venha a rebentar.

Bruno de Carvalho, que falava em conferência de imprensa após o anúncio do presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Jaime Marta Soares, diz o processo “está cheio de irregularidades” e que este ato irá colocar em risco compromissos a curto prazo do Sporting, não tendo em conta os superiores interesses do clube.

“Jaime Marta Soares acabou de lançar a bomba atómica. Esta bomba atómica, que vai ser por nós desmontada o mais rapidamente possível, porque está cheia de irregularidades, apenas serviu para lançar o pânico, para parar o empréstimo obrigacionista e para perturbar o arranque da época”, afirmou, considerando que a reunião de quinta-feira “parecia um grupo de pessoas a falar para autómatos, que já tinham a opinião formada, sabe-se lá por quê ou por quem”.

Dizendo estar a viver um dos dias mais tristes desde que chegou ao Sporting, Bruno de Carvalho considerou que a única solução seria recuar um passo no processo de destituição e acusou Jaime Marta Soares de afirmar ter um abaixo-assinado para a marcação da assembleia geral, mas que este nem uma das mil assinaturas necessárias terá mostrado.

“Neste momento, só há um objetivo: derrubar o presidente e todos os órgãos da direção. Se estes senhores não fizessem o que fizeram hoje, daqui a duas semanas só teriam coisas boas nas capas dos jornais. Eles estão a cair na vergonha. O tempo passa. São mentiras atrás de mentiras. Não há novidades”, salientou.

É exatamente por este motivo que Bruno de Carvalho pretende fazer três sessões de esclarecimento aos sócios, deixando várias questões no ar e uma certeza.

“Se somos tão tóxicos para o Sporting, porque é que nos dão 60 dias para ficar? Nós não somos políticos. O presidente da MAG é que é político. Nós estamos cá para servir o Sporting”, referiu o dirigente, acrecentando: “Uma comissão de gestão vinha fazer o quê? Vender os jogadores ao desbarato?! Garantimos aos sportinguistas que o Sporting não vai ser tomado de assalto por advogados ou empresários.”

Em relação à eventual candidatura à presidência do Sporting de Frederico Varandas, que era o responsável pelo departamento médico do clube e anunciou na quinta-feira a demissão, Bruno de Carvalho foi taxativo e comparou-a com o percurso militar que não teve.

“Fui colocado na reserva territorial. Não fiz serviço militar, mas tenho mais honra militar que alguém que apareceu hoje e que diz que é militar. Nunca se abandona um companheiro em cenário de guerra e muito menos se passa para o lado do inimigo”, rematou.

Aliás, em relação ao futebol profissional, questionado se conta com Jorge Jesus no comando técnico do plantel principal de futebol na próxima época, Bruno de Carvalho não quis responder. Quanto ao plantel profissional, o dirigente considera não haver motivos para rescisão por justa causa por parte dos futebolistas.

“Hoje houve uma pessoa (Frederico Varandas) que disse que está nas suas mãos não haver rescisões. Se assim é não há justa causa”, observou.

Na quinta-feira, ao final da tarde, o presidente da MAG, Jaime Marta Soares, convocou uma reunião com o Conselho Fiscal, que também está demissionário, e o Conselho Diretivo. Após três horas de reunião foi decidida a marcação de uma Assembleia Geral para a destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho próximo.

SAD do FC Porto cede à Altice créditos de direitos televisivos e encaixa 100 milhões

11 horas 50 segundos atrás

A SAD do Futebol Clube do Porto cedeu à Altice os créditos de direitos de transmissão televisiva dos jogos da sua equipa sénior de futebol, numa operação que permitiu um encaixe financeiro de 100 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Num comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM), a SAD do FC Porto explica que “os créditos cedidos servirão para colateralizar a emissão de obrigações titularizadas até ao reembolso integral das mesmas, tendo ficado assegurados mecanismos contratuais necessários para que a Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD possa recuperar a titularidade ou benefício económico dos créditos, uma vez terminada a operação”.

Esta cessão de créditos, explica a SAD portista, insere-se no âmbito de “um processo de simplificação da estrutura de financiamento da Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD, conferindo-lhe assim maior estabilidade”.

As receitas líquidas desta cessão destinam-se a substituir passivos, maioritariamente financeiros, acrescenta.

A Futebol Clube do Porto -- Futebol, SAD decidiu igualmente não exercer a opção de aumento do montante do empréstimo obrigacionista “FC PORTO SAD 2018-2021”, fixando-se este em 35 milhões de euros, 10 milhões abaixo do empréstimo obrigacionista que o precedeu.

Acessibilidade e Desporto Adaptado em Manual de Boas Práticas

Qui, 24/05/2018 - 23:06

No âmbito do Dia Paralímpico, que este ano é celebrado no Funchal, o Clube Naval recebeu esta tarde um conjunto de convidados, entre os quais, o Presidente do Comité Paralímpico Português, José Manuel Lourenço, para a apresentação do Manual de Boas Práticas de Turismo Acessível na cidade do Funchal, realizado no âmbito do projeto Ecotur Azul Mac Interreg 14-20.

Antes de Mafalda Freitas, presidente do CNF, passar à apresentação deste suporte de comunicação, cuja grande finalidade é promover todas as acessibilidades da cidade para a prática de desportos náuticos acessíveis não só a pessoas com necessidades especiais mas também ao Turismo sénior, os convidados puderam conhecer melhor todas as actividades adaptadas que o clube tem desenvolvido ao longo dos últimos anos através de um conjunto de fotografias. Na cerimónia, estiveram presentes os atletas de vela adaptada do CNF, que neste momento se encontram em preparação para o Campeonato Nacional da classe Hansa/Acess, bem como Emanuel Gonçalves, atleta de Natação adaptada e de Paratriatlo, também navalista.

O representante máximo o Comité Paralímpico, considerou “muito interessante a abordagem ao Turismo Sénior” , uma vez, ao longo da vida “vamos perdendo capacidades”. José Manuel Lourenço, considera que, com este trabalho, o CNF, “está a criar condições para quem tem necessidades especiais fazer desporto sem limites” . Por fim, agradeceu ao atletas presentes por “todo o testemunho, mostrando que é possível fazer desporto e competição para além das necessidades especiais.”

O DiaParalímpico celebra-se este dia 25 de maio na Avenida Sá Carneiro envolvendo 22 modalidades adaptadas.

Direcção do Sporting não renuncia e vai haver AG de destituição a 23 de Junho

Qui, 24/05/2018 - 21:56

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho.

Após uma reunião entre os órgãos demissionários, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, com o Conselho Diretivo, que durou cerca de três horas, ficou decidido marcar uma Assembleia Geral para destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho próximo.

Numa saída muito conturbada, em que cerca de duas dezenas de adeptos, supostamente apoiantes de Bruno de Carvalho, impediram Jaime Marta Soares de prestar declarações, o ainda presidente da Mesa da Assembleia Geral ainda conseguiu passar duas ideias do que sucedeu na reunião.

“Ele não aceitou nada” e “esteve a falar duas horas e meia e nós meia-hora”, foram as palavras de Jaime Marta Soares, antes de confirmar a marcação da assembleia extraordinária para 23 de junho.

Entretanto, Bruno de Carvalho, presidente do Conselho Diretivo, já falou após a reunião e disse que hoje foi “um dos dias mais tristes” que viveu no Sporting.

“Este é o momento institucional mais triste da minha vida. Pedimos várias vezes, dando todos os argumentos à Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal Disciplinar do clube, para que não fizessem isto”, disse Bruno de Carvalho, explicando depois as suas razões.

De acordo com o líder ‘leonino’, a Assembleia Geral de destituição “colocará em causa o empréstimo obrigacionista que será realizado no final deste mês e princípio do próximo”, além de “deitar abaixo todo o trabalho feito com bancos e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e que a necessidade de atrasar o empréstimo e fazer outro tinha a ver com tesouraria, e foi explicado ao pormenor”.

Bruno de Carvalho disse ainda que a Assembleia Geral extraordinária “põe em causa a preparação da próxima época, a contratação e venda de jogadores”, bem como “põe em causa a nova reestruturação financeira”.

A crise que se vive no Sporting iniciou-se no dia 15 de maio, quando cerca de 40 alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns jogadores e elementos da equipa técnica.

A GNR deteve 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva depois de terem sido ouvidos no tribunal de instrução criminal do Barreiro.

Paralelamente, no âmbito de uma investigação do Ministério Público sobre alegados atos de tentativa de viciação de resultados em jogos de andebol e futebol, tendo como objetivo o favorecimento do Sporting, foram constituídos sete arguidos, incluindo o ‘team manager’ do clube, André Geraldes.

Na sequência destes acontecimentos, os elementos da Mesa da Assembleia Geral, a maioria dos membros do Conselho Fiscal e parte da direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

De seguida realizaram-se duas reuniãos entre a Mesa e membros do Conselho Fiscal com o Conselho Diretivo, que culminaram com a decisão hoje anunciada por Jaime Marta Soares.

Jaime Marta Soares diz que serão tomadas decisões importantes sobre o Sporting

Qui, 24/05/2018 - 19:57

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que “nada ficará como dantes” e que serão tomadas decisões importantes para o futuro dos ‘leões’, recusando assumir responsabilidades no clima de instabilidade.

Jaime Marta Soares, que falava à entrada para a reunião dos órgãos sociais do Sporting que decorre no Estádio José Alvalade, salientou que o objetivo passa por decidir com serenidade o futuro do clube.

“Vamos procurar consciencializar que dentro do Sporting não somos inimigos uns dos outros. Somos sócios que queremos o bem do clube. É dentro desses valores e princípios que vai decorrer esta reunião”, começou por dizer.

Na passada segunda-feira ficou decidido que hoje será colocado “preto no branco” o futuro de Bruno de Carvalho, que hoje já afirmou não ter a intensão de se demitir, à frente do Sporting, motivo pelo qual Jaime Marta Soares frisa que esta é “uma reunião de decisões”.

“O que importa é criar estabilidade no clube. Nada ficará como dantes. Mantenho a opinião de que o melhor cenário é a demissão do Conselho Diretivo. No final, vamos dizer tudo o que se passou”, repetiu.

Questionado sobre se o cenário de eleições antecipadas iria ou não afetar a preparação da próxima época desportiva, Jaime Marta Soares sustenta que a Mesa da Assembleia Geral tudo fez para garantir a estabilidade em Alvalade.

“Não queria utilizar esse recurso. Se isso tiver que acontecer, a responsabilidade não é da Mesa, que tem feito tudo o que está ao nosso alcance para ultrapassar esta dificuldade. Todos sabem que há milhares de assinaturas de sócios a pedir isso. Posso garantir que não vou desrespeitar as decisões dos sócios. Tenho a obrigação de seguir religiosamente a vontade dos sócios. As decisões da Mesa são decisões que visam os interesses do Sporting Clube de Portugal”, concluiu.

O líder da MAG convocou hoje uma reunião entre os órgãos sociais do Sporting. A reunião teve início às 19:00 e irá decidir se convoca ou não uma assembleia geral para a destituição de Bruno de Carvalho à frente da presidência do Sporting.

A crise ‘leonina’ teveo o seu foco inicial em 15 de maio, dia em que cerca de 40 alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns jogadores e elementos da equipa técnica.

A GNR deteve 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva depois de terem sido ouvidos no tribunal de instrução criminal do Barreiro.

Paralelamente, no âmbito de uma investigação do Ministério Público sobre alegados atos de tentativa de viciação de resultados em jogos de andebol e futebol tendo como objetivo o favorecimento do Sporting, foram constituídos sete arguidos, incluindo o ‘team manager’ do clube, André Geraldes.

Na sequência destes acontecimentos, os elementos da Mesa da Assembleia Geral, a maioria dos membros do Conselho Fiscal e parte da direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

Marcos Freitas passa primeira ronda no Open de Hong Kong de ténis de mesa

Qui, 24/05/2018 - 19:32

O madeirense Marcos Freitas ganhou hoje na primeira ronda do Open de ténis de mesa de Hong Kong, impondo-se ao alemão Benedikt Duda por 4-1.

O olímpico português, atual 15.º do mundo, confirmou o favoritismo perante um adversário que está na posição 44. O resultado dos parciais foi de 11-8, 4-11, 11-5, 11-8 e 15-13.

Na segunda ronda, Freitas vai defrontar o nigeriano Aruna Quadri, que joga no Sporting. O encontro com o melhor jogador africano do momento, 22.º do ranking, começa às 18:20 de sexta-feira.

Sérgio Conceição renova com FC Porto até 2020

Qui, 24/05/2018 - 19:21

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, renovou o contrato com o clube que conduziu ao título de campeão nacional de futebol até 2020, revelou hoje o FC Porto.

Sérgio Conceição, que tinha um contrato válido até 2019, renovou assim o seu vínculo por mais um ano.

Funchal recebe esta sexta-feira o Dia Paralímpico Funchal 2018

Qui, 24/05/2018 - 18:53

O Dia Paralímpico Funchal 2018, que contará com 22 modalidades adaptadas para experimentação, arranca amanhã, sexta-feira, na Avenida Sá Carneiro. A sessão de abertura está agendada para as 10 horas, na Praça CR7, sendo que contará com a presença do Ministro da Educação, da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, do Secretário Regional da Educação e do Presidente da Câmara Municipal do Funchal.

No seguimento destas actividades complementares ao grande evento principal promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal realizou-se na manhã de hoje, no Anfiteatro do Colégio dos Jesuítas da Universidade da Madeira o Colóquio ‘Movimento Paralímpico’. O Reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, o Director Regional da Juventude e do Desporto, David Gomes, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Funchal, João Pedro Vieira, e o Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, foram os protagonistas dos discursos de abertura e realçaram a importância da realização do Dia Paralímpico Funchal 2018 no desenvolvimento da dimensão da inclusão social na Madeira.

A necessidade de obtenção de conhecimento e desenvolvimento de investigação académica neste ramo foi apontado como “algo que o Comité Paralímpico de Portugal não pode desperdiçar e quer incrementar”, afirmou o presidente do CPP.

Por seu lado, João Pedro Vieira, vereador da Câmara Municipal do Funchal, destacou que “a maior valia da organização desta iniciativa é continuar a alertar para o muito que ainda há a fazer pelo desporto adaptado e pela inclusão social da população com deficiência” e evidenciou os “reflexos em toda a população, desde os mais novos aos mais velhos” da realização deste Dia Paralímpico Funchal 2018.

O Director Regional da Juventude e Desporto, David Gomes, optou por sublinhar o “trabalho inesgotável que ainda há por fazer apesar da progressiva evolução das políticas de inclusão” e projectou que mesmo perante “grandes obstáculos e barreiras, a vontade de os vencer será cada vez maior”.

Por fim, o reitor da Universidade da Madeira, José Carmo, reiterou o papel do “desporto como ferramenta fundamental de inclusão social”, afirmou que

“dada a sua importância na criação e reflexão de conhecimento, a Universidade da Madeira não poderia deixar de estar associada a esta iniciativa”.

João Monteiro eliminado na segunda ronda do ‘challenger’ de Mestre

Qui, 24/05/2018 - 16:25

O tenista português João Monteiro foi hoje eliminado na segunda ronda do ‘challenger’ de Mestre, em Itália, ao perder com o norte-americano Mitchell Krueger, sexto cabeça de série.

Monteiro, 268.º do ‘ranking’ mundial, foi batido por Krueger, 253.º, por 7-6 (7-1), 6-3, em uma hora e 43 minutos.

O português, de 24 anos, tinha chegado pela primeira vez à segunda ronda de um torneio da categoria ‘challenger’.

Francisco Abreu vai participar no TCR Portugal 2018

Qui, 24/05/2018 - 16:01

A Peugeot Portugal vai estar representada no TCR Portugal 2018 através de um Peugeot 308TCR, viatura que será partilhada pelo piloto madeirense Francisco Abreu e Rafael Lobato. À semelhança do projecto europeu que o primeiro disputa, a nova máquina concebida pela área de Competição Cliente da Peugeot Sport contará, em solo luso, com a preparação da Sports & You.

Campeão Ibérico do TCR 2017, vice-campeão Nacional de Velocidade TCR em 2016 e 2017 e campeão Nacional de Velocidade em 2015, Francisco Abreu pretende alcançar o título absoluto do TCR Portugal 2018, campeonato que disputará a par com as provas do TCR Europa.

Ao seu lado terá Rafael Lobato, outra das jovens esperanças da velocidade nacional, piloto que conta no seu palmarés, entre outros, com os cetros de vice-campeão Ibérico do TCR 2017, 3º classificado nos Nacionais de Velocidade 2017 e 2016 (TCR e Absoluto) e Campeão Nacional de Velocidade (2014)

A primeira das 4 provas do ‘TCR Portugal’ – incluída, como as restantes, no circuito multidisciplinar “Racing Weekend 2018” – tem lugar já este fim de semana (26 e 27 de Maio), no Circuito de Braga.

“É com grande orgulho e responsabilidade que integro esta segunda parceria com a Peugeot Portugal e a Sports & You, desta feita para o Nacional de Velocidade de TCR,” refere Francisco Abreu. “Em face dos meus resultados em Portugal nos últimos anos e, agora, com a experiência internacional que estou a ter, no TCR Europa, com o 308TCR, será, alegadamente, mais fácil abordar as quatro provas nacionais, para mais contando na equipa com o Rafael, um dos meus adversários nos últimos anos, piloto por quem tenho um respeito e admiração enormes.”

Cristiano Ronaldo ‘lidera’ convocatória de todo o plantel para Kiev

Qui, 24/05/2018 - 15:50

O Real Madrid segue para a final da Liga dos Campeões com todo o plantel disponível, numa lista de 24 futebolista em que constam os últimos lesionados, Cristiano Ronaldo e Dani Carvajal.

O futebolista internacional português lesionou-se em 6 de Maio, no jogo com o FC Barcelona, em Camp Nou, mas já jogou na última jornada, em casa do Villarreal (2-2), e até marcou aquele que então era o 2-0.

Carvajal estava afastado desde o final de abril, depois de se ter lesionado na primeira mão das meias-finais com o Bayern Munique, e regressou também no último fim de semana, na despedida da Liga espanhola.

Na final de sábado, no Estádio Olímpico de Kiev, diante do Liverpool, os ‘merengues’ tentam alcançar o 13.º título de campeões europeus e o terceiro consecutivo, após as conquistas de 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000, 2002, 2014, 2016 e 2017.

Já o Liverpool tenta a sua sexta Taça na maior competição da UEFA, após os êxitos em 1977, 1978, 1981, 1984 e 2005.

Lista de 24 convocados:

- Guarda-redes: Keylor Navas, Casilla e Luca.

- Defesas: Carvajal, Vallejo, Ramos, Varane, Nacho, Marcelo, Theo e Achraf.

- Médios: Kroos, Modric, Casemiro, Llorente, Asensio, Isco, Kovacic e Ceballos.

- Avançados: Cristiano Ronaldo, Benzema, Bale, Lucas Vázquez e Mayoral.

Dia Mundial da Orientação assinalado com evento internacional no Funchal

Qui, 24/05/2018 - 14:52

O Clube Aventura da Madeira promoveu, ao final da tarde de ontem, um evento alusivo ao Dia Mundial da Orientação. A iniciativa integra, assim, a Madeira no projecto ‘World Orienteering Day’ da International Orienteering Federation – IOF, que realizou cerca de 500 eventos, em 45 países/regiões ditintos.

O evento decorreu na Frente Mar do Funchal, entre os Jardins do Lido e o Jardim Panorâmico, e contou com 94 participantes, que cumpriram um dos oito percursos disponibilizados pela organização. De destacar a participação de cerca de 40 novos iniciantes à modalidade.

A organização do Clube Aventura da Madeira montou 45 postos de controlo nos mais diversos elementos da área da actividade, que abrangia cerca de 1km2, e disponibilizou 8 percursos diferentes que reuniram os interessados na competição e no lazer, e os jovens em formação.

A competição disputou-se na modalidade Sprint, com os orientistas a cumprir distâncias entre os 1,7km e os 2,5km, numa área com elevada quantidade de elementos, entre caminhos e detalhes urbanos, sendo a interpretação do mapa / terreno, a escolha de opções e a confirmação dos postos de controlo os principais desafios em provas que tiveram cerca de 15 minutos, para o tempo do vencedor no escalão mais competitivo, os seniores masculinos.

Nelson Baroca (CAMadeira) e Paula Rodrigues (AC Madeira) venceram no escalão Sénior, nos veteranos 1, as vitórias foram para Donita Barradas (CMoFunchal) e Sandro Rodrigues (CAMadeira), e nos veteranos 2, Nuno Gonçalves (Individual) e Otília Henriques (CMoFunchal) foram os mais rápidos.

Nos jovens, os vencedores foram Pedro Pereira (GD Estreito) nos juvenis masculinos, e Filipe Jesus (CAMadeira) e Fátima Olival (LCM) nos Juniores. O escalão de formação contou com 5 participantes extra competição. Os escalões abertos registaram a participação de muitos grupos familiares, com jovens e adultos, numa experiência à descoberta da modalidade Orientação. Os mais rápidos entre os participantes nos percursos abertos foram Sérgio Catarino (CMoFunchal) no aberto longo e António Fernandes (GD Estreito) no percurso aberto curto.

O evento contou com o apoio da Internacional Orienteering Federation – IOF, da Federação Portuguesa de Orientação, da empresa municipal Frente Mar Funchal, da Câmara Municipal do Funchal, da Associação de Orientação da RAM, da Direcção Regional de Juventude e Desporto, e da Associação da Madeira de Desporto Para Todos.

Alexander-Arnold adverte que Ronaldo “também tem pontos fracos”

Qui, 24/05/2018 - 14:05

O futebolista inglês Trent Alexander-Arnold, defesa do Liverpool, reconheceu hoje que o avançado português Cristiano Ronaldo é “um dos melhores jogadores de sempre”, mas advertiu que “também tem pontos fracos”.

“É um dos melhores jogadores de sempre e já conseguiu fazer coisas incríveis, mas também tem pontos fracos.

No sábado, tentaremos explorá-los e evitar que marque golos”, disse Alexander-Arnold, a poucos dias de defrontar o goleador do Real Madrid na final da Liga dos Campeões.

Para o jovem defesa inglês, de 19 anos, “a maior dificuldade será antecipar os movimentos” de Cristiano Ronaldo, melhor marcador da Liga dos Campeões, com 15 golos, mas advertiu que o bicampeão europeu tem outros jogadores capazes de fazer a diferença.

“Cristiano [Ronaldo] não é o único jogador com que devo preocupar-me. O Real Madrid tem outras ameaças e uma grande qualidade no seu plantel. No banco de suplentes estão jogadores de classe mundial. Será difícil, mas estamos com vontade de vencer”, assinalou.

Para conquistar o troféu, Alexander-Arnold deposita grande esperança no desempenho do avançado egípcio Mohamed Salah, autor de 44 golos nesta temporada, que “coloca um sorriso na cara de todos os jogadores do Liverpool”.

O Real Madrid, bicampeão europeu em exercício, e o Liverpool defrontam-se no sábado na final da Liga dos Campeões, em Kiev, em jogo com início às 19h45 (hora de Lisboa).

“Se houver eleições, serei candidato” , afirma Frederico Varandas

Qui, 24/05/2018 - 12:44

O médico Frederico Varandas, que hoje se demitiu da direção clínica do Sporting, garante que será candidato à presidência do clube, caso sejam convocadas eleições, e considerou que o importante “neste momento é dar voz aos sócios”.

“Se houver eleições, serei candidato”, disse Frederico Varandas à agência Lusa, defendo que perante a atual situação do clube, é essencial ouvir os sócios.

“Se os sócios não forem chamados hoje pelo que aconteceu, pergunto quando serão? As eleições para mim são secundárias, o que é importante neste momento é dar voz aos sócios, e eu como sócio do Sporting, peço isso”, afirmou.

Frederico Varandas, que chegou ao Sporting em 2011, lembrou que foi um admirador do atual presidente, Bruno de Carvalho, quando este devolveu o clube aos sócios.

“Isso foi uma das coisas que admirei e pela qual lutei, exatamente com este presidente, foi ter devolvido o Sporting aos sócios, ouvir os sócios”, disse o médico, que hoje se demitiu, criticando “a faceta autocrática e sectária de Bruno de Carvalho”.

Frederico Varandas considerou que o Sporting precisa de “paz e força interior” para fazer face aos problemas de base e estruturais que vive, e deixou um pedido aos sócios: “Não podemos fingir que nada se passa, que nada aconteceu”.

O médico, de 38 anos, explicou que na base da sua demissão esteve o facto de nas últimas semanas ter assistido a um ruir dos valores do clube “que assenta em valores morais, na transparência, e na dignidade”.

“Assisti nas últimas semanas a um ruir de tudo isto e como sócio custa-me ver o clube assim e não consigo fazer parte mais disto assim”, afirmou Frederico Varandas, lembrando: “Antes de ser diretor clínico do Sporting, sou sócio, e tenho muito orgulho em ser do Sporting”.

O médico, que viveu “no epicentro” os incidentes na Academia, em Alcochete, descreveu o dia em que futebolistas e equipa técnica foram atacados por alegados adeptos como “o mais negro da história do Sporting”.

Frederico Varandas considerou que os acontecimentos na Academia, que levaram à prisão preventiva de 23 arguidos, foram motivados pela “degradação da relação entre profissionais e adeptos” que “deve ser assegurada pela direção”.

“A força do Sporting são os sócios, mas o clube não existe só com adeptos, têm que coabitar profissionais e adeptos e quem gere o clube tem que criar harmonia entre profissionais e adeptos. Assistimos nestes meses a uma degradação dessa relação, que culminou naquele dia”, referiu.

No dia 15 de maio, dezenas de alegados adeptos encapuzados invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns jogadores e elementos da equipa técnica.

A GNR deteve 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva depois de terem sido ouvidos no tribunal de instrução criminal do Barreiro.

Paralelamente, no âmbito de uma investigação do Ministério Público sobre alegados atos de tentativa de viciação de resultados em jogos de andebol e futebol tendo como objetivo o favorecimento do Sporting, foram constituídos sete arguidos, incluindo o ‘team manager’ do clube, André Geraldes.

Na sequência destes acontecimentos, os elementos da Mesa da Assembleia Geral, a maioria dos membros do Conselho Fiscal e parte da direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

Bruno Alves descarta ‘reforma’ e quer estar “sempre disponível” para a selecção

Qui, 24/05/2018 - 11:15

Bruno Alves afirmou hoje que, apesar dos seus 36 anos, vai continuar disponível para representar Portugal após o Mundial2018 de futebol e desvalorizou a possibilidade de se tornar no defesa mais internacional de sempre.

“Não tenho esse objetivo. O objetivo é ajudar a seleção, trabalhar e ajudar os meus companheiros dentro de campo. O que me motiva é estar presente na seleção, ajudar, jogar e fazer melhor”, afirmou Bruno Alves, que conta com 95 jogos pela formação das qquinas’, menos 16 que o reformado Fernando Couto, que é o defesa mais internacional de sempre.

Apesar dos seus 36 anos, Bruno Alves descartou a possibilidade de deixar de representar Portugal após o Campeonato do Mundo e negou que o torneio que vai decorrer na Rússia possa ser a sua última fase final de uma grande competição.

“Só penso em ajudar a seleção. Não penso em terminar carreira, nem terminar com a seleção. Estou sempre disponível para ajudar. A seleção proporcionou-me momentos inesquecíveis”, disse o central do Rangers, que falava em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, minutos antes que mais um treino da seleção nacional.

Questionado sobre os incidentes que ocorreram na semana passada na Academia do Sporting, Bruno Alves considerou que isso “já é passado” e garantiu que Rui Patrício, William Carvalho, Bruno Fernandes e Gelson Martins vão ser “ajudados ao máximo” pelos colegas de seleção.

“O selecionador Fernando Santos pediu-nos para não comentarmos esse episódio. Isso é passado. O nosso foco é a seleção”, contou o antigo jogador do FC Porto.

Sobre a ausência de Cristiano Ronaldo, que ainda vai disputar a final da Liga dos Campeões com o Real Madrid, Bruno Alves assumiu que a presença do capitão “aumenta a competitividade” nos treinos.

“Estou a torcer por ele na final. Com Cristiano, os treinos são ainda melhores. A sua presença, competitividade e exigência obriga que todos sejam ainda melhores”, explicou.

Para Bruno Alves, no Mundial2018, o primeiro objetivo de Portugal é “passar a fase de grupos” e só depois os jogadores poderão ter outras ambições.

“No Campeonato do Mundo estão os melhores jogadores e as melhores seleções. Toda as equipas vão preparar-se muito bem e nós também. Marrocos é das melhores seleções africanas e o Irão uma das melhores da Ásia. São ser dois jogos muito táticos em que ninguém vai querer errar”, considerou.

No Grupo B, Portugal vai ainda defrontar a Espanha, naquele que será o jogo de estreia, a 15 de junho, em Sochi. O duelo com Marrocos será a 20, em Moscovo, e com o Irão, de Carlos Queiroz, a 25, em Saransk.

Portugal, ainda com muitas baixas, incluindo Cristiano Ronaldo, volta hoje a treinar na Cidade do Futebol e no dia 28 de maio, defronta a Tunísia, em Braga, no primeiro particular que serve de teste para o próximo Campeonato do Mundo.

Em 09 de junho, após os particulares com a Bélgica (dia 02 em Bruxelas) e com a Argélia (dia 07 em Lisboa), a equipa lusa viaja para a Rússia.

O Mundial2018 arranca no dia 14 de junho e termina a 15 de julho.

Páginas